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OGOS E BRINCADEIRAS, DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS

Por:   •  9/5/2016  •  Monografia  •  11.253 Palavras (46 Páginas)  •  374 Visualizações

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“JOGOS E BRINCADEIRAS, DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, EMBASADO NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL, ABORDANDO A BRINCADEIRA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM.”

Pouco importa o julgamento dos outros.Os seres são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro...

Dalai Lama


AGRADECIMENTOS

A deus por dar -me sabedoria para concluir mais etapa na minha vida

RESUMO

Através dessa pesquisa, que focalizou  o aprendizado a partir do contexto social no qual a criança está inserida – e das brincadeiras que este mesmo contexto desperta - é o ponto de partida para colocar em prática uma leitura que não se reduz a decodificação e da escrita como representação de vivências e necessidades e não como reproduções pré-propostas em planos que pouco tem de real para aquele que aprende, por isto valorizamos a capacidade de criar e fantasiar da criança a partir dos contos de fadas ou outros elementos trazidos de suas vivências.O uso de jogos em sala de aula, sua contribuição ao desenvolvimento do cálculo mental; O estimulo à criatividade; que o aluno ao participar de jogos adquire o desenvolvimento da autonomia; O papel do jogo na educação, destacando a importância para o desenvolvimento social e cognitivo da criança. Entre os recursos didáticos citados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), destacam-se os jogos que relevantemente propiciam a simulação de situações-problema que exigem soluções imediatas, estimulando o planejamento de ações e possibilitando a construção de uma atitude positiva diante dos erros. Este estudo discute sobre a aplicação de jogos em sala de aula, através de uma análise dispensada aos textos pesquisados. Sua base são as considerações relevantes quanto à utilização e desenvolvimento de jogos nas escolas, especificamente durante aulas. Defendemos a aplicação de jogos durante as aulas, pois é uma maneira da aprendizagem acontecer de forma interessante e prazerosa. De modo geral, os livros analisados mostram um pouco de historia dos jogos bem como sua importância dentro da Educação:  Todas as situações que os jogadores enfrentam fazem com que eles aprendam competir, conviver, participar, observar, conquistar seu espaço e tomar decisões por si mesmos. A resolução de problemas é o único tema comum à maioria dos tópicos de matemática recreativa, tais como jogos de estratégia e quebra-cabeças matemáticos.

Palavras-Chave: Jogos ,Educação, Ensino; Estratégias.


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ABSTRACT


Through this research, which focused on learning from the social context in which the child is inserted - and jokes that it awakens the same context - is the starting point for putting into practice a reading which does not reduce the decoding and writing as representation of experiences and needs as reproductions and not pre-proposals in plans that have little real for the learner, for this value the ability to create and dress the children from fairy tales or other items brought their vivências.O use of games in the classroom, their contribution to the development of mental calculation; The stimulus to creativity, the student gets to play games the development of autonomy, the role of games in education, highlighting the importance for social and cognitive development the child. Among the resource materials cited in the National Curriculum Parameters (NCP), the highlights are the games that materially provide the simulation of problem situations that require immediate solutions, stimulating action planning and the construction of a positive attitude errors. This study discusses the application of games in the classroom, through an analysis given to the texts studied. Its basis are the relevant considerations regarding the use and development of games in schools, specifically during lessons. We advocate the use of games in class, it is a way of learning happens in an interesting and enjoyable. Overall, the books analyzed show a little history of the games as well as its importance within the Education: All of the players are faced with what they learn to compete, socialize, participate, observe, hold his own and make decisions for themselves same. Problem solving is the only common theme to most topics of recreational mathematics, such as strategy games and math puzzles.

Keywords: Games, Education, Education; Strategies.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        ...............................11

CAPITULO I

1. CRIANÇAS E BRINCADEIRAS ..........................................................................13

1.1. BRINQUEDO E REALIDADES.........................................................................15

CAPITULO II

2.O ENSINO-APRENDIZAGEM...............................................................................23

2.1 JOGO NA EDUCAÇÃO......................................................................................25

CAPITULO III

3. INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO ...............................................................33

CAPITULO IV

4. AS FASES DA APRENDIZAGEM .......................................................................39

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................42

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................44

INTRODUÇÃO

O uso de jogos em sala de aula, sua contribuição ao desenvolvimento do cálculo mental; o estimulo à criatividade; que o aluno ao participar de jogos adquire o desenvolvimento da autonomia; Destaco ainda o papel do jogo na educação, destacando a importância para o desenvolvimento social e cognitivo da criança.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), destacam-se os jogos que propiciam a simulação de situações-problema os quais exigem soluções imediatas, estimulando o planejamento de ações e possibilitando a construção de uma atitude positiva diante dos erros.

Todas as situações que os jogadores enfrentam fazem com que eles aprendam competir, conviver, participar, observar, conquistar seu espaço e tomar decisões por si mesmas.

No primeiro capitulo falo dos jogos como situações-problema e um pouco de história. No segundo capitulo jogo e brincadeiras, No terceiro  capitulo o papel do jogo na educação 

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