OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: mayaraforte • 16/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 910 Visualizações
OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SUMÁRIO
Tema...........................................................................
Objetivo Geral avaliar a forma como os professores utilizam os jogos e brincadeiras na educação infantil e sua frequência.
Esp. 1-
Esp. 2-
Método é o estudo de revisão de literatura sobre os jogos e brincadeiras segundo os teóricos abordados ( ) e também uma pesquisa de opinião com vinte linhas
Introdução sobre jogos e brincadeiras artigos e livros teóricos Piaget e Vygotsky
. Apêndice: nome tempo de serviço e formação
Questionário
Que tipo de jogos e brincadeiras você utiliza em sua aulas?
Com qual frequência na semana utiliza de jogos e brincadeiras?
Ve resultados para aprendizagem? Justifique.
Introdução justificar o tema a teoria jogos e brincadeiras objetivos:
Capitulo I educação infantil
capitulo II jogos e brincadeiras
capitulo III téoricos
Essa é a sequencia do TCC
Objetivos:
Pesquisar jogos e brincadeiras na educação infantil como recurso pedagógico.
Buscar orientar o professor da educação infantil sobre a importância da atividade jogar e brincar como um recurso lúdico que contribui para o desenvolvimento das crianças.
Elaborar alternativas de trabalho e desenvolvimento visando com a frequência em que essas atividades acontecem.
Efetuar uma proposta de jogos e brincadeiras para os alunos junto com os professores da educação infantil da EMEF CEMEI PRIMEIROS PASSOS.
Introdução
Brincadeira de criança como é bom, brincar na educação infantil é muito eficaz está presente nas propostas pedagógicas elaboradas e incorporadas ao lúdico como eixo do trabalho com as crianças na educação infantil. Essa aproximação com a realidade de brincar na escola nos leva a perceber a importância para o desenvolvimento cultural, social, afetivo, histórico, criativo e cognitivo das crianças.
Valorizando as brincadeiras em ambiente escolar ocorre satisfação entre alunos e professores, visto que as crianças tem prazer ao aprender brincando, os profissionais de educação estão buscando cada vez mais o conhecimento para entender e aplicar na prática o Brincar como nova ferramenta de trabalho, dessa forma a discussão nesse trabalho de pesquisa e estudo está relacionada a análise da questão da importância do lúdico como prática educativa na educação infantil.
O tema brincar na educação infantil pode parecer saturado, obvio e conclusivo, mas buscar a atividade lúdica como referencia e instrumento de trabalho docente e o fator que age como divisor de águas para todo professor de educação infantil.
O brincar como atividade lúdica deve favorecer a educação como uma emancipação por meio da troca de experiência.
Oliveira (2000 pagina76) Defende que (...). Educadores infantis precisam fomentar situações cotidianas nas quais as crianças possam manipular construir, imaginar, criar, reaproveitar materiais que aparentemente não tem símbolo algum, mas que podem ser transformados em brinquedos e jogos e momentos de experiências infantis.
O presente estudo visa estratégias que possibilitem estruturar atividades nos espaços de educação infantil que propiciem o aprender brincando.
Para tanto utilizaremos literaturas especializadas sobre o assunto, que nos dará base e estrutura sobre esse assunto.
Também usaremos para demonstrar que o objetivo mudou a postura do professor da educação infantil, essa mudança deu-se no que se refere ao desenvolvimento inovador da criança.
Organização do Trabalho
Para atender a criança e seu processo de desenvolvimento cognitivo, faremos esse estudo em três Capítulos:
No primeiro capitulo: Brincar e a criança, entenderemos o significado do lúdico e a importância de brincar, aprender brincando para o desenvolvimento da criança.
No segundo capitulo: Brincar e a escola, descreveremos sobre a prática de brincar
...