OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Por: solfoco • 27/9/2015 • Bibliografia • 2.263 Palavras (10 Páginas) • 262 Visualizações
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Estefani Paola Draeger[1]
Fabiana Andreia Schlindwein
Josselene Maria Kramer
Solange Gama
Suelen Cristina Volmann
Paula karina Bock Nicaretta
RESUMO
Nas décadas de 40 a 70, o processo de avaliação era usado apenas para medir o nível de conhecimento do aluno, o que ele aprendeu e quais suas limitações. Ao passar dos anos percebeu-se que nem tudo pode ser medido o que tornou a avaliação em algo muito mais complexo e precioso, sendo assim tratando-a com mais seriedade. Ao fazer uma avaliação, nos dias atuais o objetivo é interrogar a relação de ensino e aprendizagem, antes mesmo de priorizar os resultados. É com ela que o educador, percebe se o seu plano de ensino está atendendo as expectativas de seus educandos, ou se deverá reformular, para suprir as dúvidas. O educando gosta de sentir-se estimulado, junto com o professor, demonstrando produtividade dos métodos avaliativos desempenhados, promover a avaliação é de extrema responsabilidade e de toda a comunidade escolar. Onde os pais estimulem os educandos e a administração desenvolva projetos de maior eficiência com os educadores.
Palavras chaves: Avaliação. Professor. Aluno.
INTRODUÇÃO
A importância dos métodos de avaliação de cada professor, condiz com a aprendizagem do aluno de forma significativa e clara, saber como cada método foi empregado em nossa cultura e em que contexto histórico está inserido é de suma importância.
As novas formas de aprender pelo educando e as mudanças no professor afetam notoriamente sua forma de avaliação, todo profissional da educação está inserido em uma comunidade que sofre mudanças, o trabalho também sofrerá modificações. Portanto, o processo de avaliação do educador, atende as expectativas esperadas?
O objetivo do presente artigo é verificar se o processo de avaliação do educador e educando, atende as expectativas esperadas, analisando as épocas distintas e suas formas de avaliação, compreendendo os métodos utilizados pelos educadores, buscando entender a importância do processo de avaliação no desenvolvimento da criança.
Os métodos avaliativos de um professor são importantes, porém perceber quais métodos são utilizados e como eles são julgados tem também grande relevância. Precisa-se saber quais métodos são fundamentais no processo educativo tanto para o educando, quanto para o educador.
.
2.METODOLOGIA
O presente artigo realizou como procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica. Segundo Prodanov (2013 p.54) “Na pesquisa bibliográfica, é importante que o pesquisador verifique a veracidade dos dados obtidos, observando as possíveis incoerências ou contradições que as obras possam apresentar: ”
Com relação ao método de pesquisa identificou-se pela utilização do método hipotético dedutivo que segundo Prodanov (2013 p.32):
O método hipotético-dedutivo inicia-se com um problema ou uma lacuna no conhecimento científico, passando pela formulação de hipóteses e por um processo de inferência dedutiva, o qual testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela referida hipótese.
Quanto ao modelo de investigação cientifica caracterizou-se na pesquisa do tipo exploratória que nas palavras de Prodanov (2013 p.52)
Quando a pesquisa se encontra na fase preliminar, tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto que, possibilitando sua definição e seu delineamento, isto é, facilitar a delimitação do tema da pesquisa; orientar a fixação dos objetivos e a formulação das hipóteses ou descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto. Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.
Diante da abordagem caracterizou-se uma pesquisa qualitativa. De acordo com Prodanov (2013 pg. 70).
Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Esta não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. Tal pesquisa é descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.
Quanto a natureza consistiu em uma pesquisa aplicada, pois nas palavras de Prodanov (2013 p.51) “objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.”
3. REVISÃO E DISCUSSÃO DA LITERATURA
3.1 A Importância da Avaliação no Processo de Aprendizagem
Durante a década de 40 o processo de avaliar era usado como sinônimo de medir o conhecimento, mas essa abordagem logo deixou transparecer sua limitação, porém nem todos os aspectos da educação poderiam ser medidos.
De 1960 a 1970 a avaliação não era vista como um ponto forte para o ensino e aprendizagem, e sim como um processo de verificação do esforço de cada aluno. Muitos utilizavam o método o A, B, C, D, E outros ótimo, muito bom, bom, regular, insatisfatório, eles tinham a ideia de avaliação como medição de julgamento da responsabilidade e esforço do aluno em guardar os assuntos trabalhados em sala, nesta época o termo então avaliação tornou-se destaque na literatura especializada, e assumiu novas dimensões.
Segundo HAYDT (p.13, 2008)
Avaliar é julgar ou fazer a apreciação de alguém ou alguma coisa, tendo como base uma escala de valores. Assim sendo, a avaliação consiste na coleta de dados quantitativos e qualitativos e na interpretação desses resultados com base em critérios previamente definidos.
No âmbito escolar a avaliação é um momento privilegiado no ato de ensinar, pelo docente faz parte do processo de ensinamento para a transmissão de conhecimento exercício mental que permite verificar, o conhecimento, diagnosticar, a medida ou julgamento da aprendizagem. Avaliar seria um processo de autoconhecimento e, também, o conhecimento da realidade e da relação dos sujeitos com essa realidade, ou seja, avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como pratica de investigação, interrogar a relação ensino e aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. Portanto assume dimensões muito amplas e tem como finalidade verificar se o objetivo esta sendo alcançado para que assim possa contribuir ainda mais com os alunos em sua aprendizagem.
...