OUVIR HISTÓRIAS... TUDO COMEÇA COM....ERA UMA VEZ
Por: Edumeia Coelho • 5/4/2021 • Monografia • 2.849 Palavras (12 Páginas) • 137 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
EDUMÉIA COELHO DA SILVA
OUVIR HISTÓRIAS... TUDO COMEÇA COM....ERA UMA VEZ
CURITIBA
2009
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
EDUMÉIA COELHO DA SILVA – RU 163065
OUVIR HISTÓRIAS... UM MUNDO DE ENCANTAMENTO E MAGIA
TCC - PROJETO
[pic 1]
CURITBA
2009
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. PROBLEMA 5
3. JUSTIFICATIVA 6
4. OBJETIVOS 8
4.1 Objetivo Geral: 8
4.2 Objetivos Específicos: 8
5. HIPÓTESES 10
6. CRONOGRAMA 11
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
Observando as constantes mudanças pelas quais passam a sociedade, entendemos a necessidade e a importância de proporcionar aos nossos alunos uma prática educativa que os conduza a uma formação autônoma, crítica e participativa, levando-os a serem construtores dos seus conhecimentos. Ressaltamos a importância de introduzir na prática pedagógica, métodos e estratégias criativas que estimulem o desenvolvimento integral da criança.
-Quem não gosta de ouvir uma boa história?
Desde os tempos das antigas civilizações, existe o hábito de contar histórias. Trata-se de um ato natural do ser humano, pois está diretamente relacionado à vida e ao imaginário das pessoas. As histórias narradas costumam povoar nossas mentes com diferentes seres, acontecimentos e lugares. Além disso, possibilita o acréscimo de novas idéias e também nos permite “sonhar”. Sendo assim cabe-se interrogar: “Por que apesar do empenho dos educadores, nossas crianças e jovens lêem tão pouco?”
Desde os primeiros anos escolares até à fase mais adulta, a leitura exerce um papel de suma importância na vida do indivíduo. A leitura estimula a curiosidade e é fonte de saber. Quanto mais estimulado estiver o aluno, mais intensa será a busca pelo conhecimento. É essencial que a escola, muito mais do que a acumular conhecimento, ensine a raciocinar, desenvolva a criatividade, a imaginação e o espírito de iniciativa, obtendo entusiasmo do aluno para a aquisição do conhecimento – a leitura é um dos meios mais eficazes para tal.
É através da leitura que se pode entrar em contato com os mais diversos povos e civilizações, pode-se viajar no passado, no futuro, no mundo da tecnologia, na natureza, no espaço cósmico e presenciar acontecimentos nos cantos mais remotos do mundo.
A leitura pode ser transmitida através de letreiros, de placas luminosas, de anúncios, de propaganda, etc. Principalmente dentro do contexto de nosso mundo atual, a leitura tem exercido um papel de fundamental importância. Até certo ponto, o homem, para exercer seus direitos civis, depende da leitura – é viável possuir o mínimo de informação sobre um assunto que nos interessa, seja ele cultural, social, intelectual; não há melhor forma de obter informações do que lendo.
Causos, contos de fadas, fábulas e histórias encantadas são portas de entrada para o mundo da imaginação. Sendo assim propomos o seguinte projeto para ser desenvolvido especificamente com a turma da 2ª etapa do ciclo II, que abrange mais ou menos 70 alunos entre nove e dez anos.
O projeto propõe levar o aluno a desenvolver a leitura, escrita, criatividade e interagir com o conhecimento através da literatura infantil, selecionando conceitos, temas, conteúdos, atividades, organizando estratégias de ação pedagógica, implementando o processo de ensino-aprendizagem na área de língua portuguesa e educação física.
Considerando estes pressupostos, o escopo do presente trabalho é estabelecer contextos favoráveis de aprendizagem utilizando a literatura infantil, constituindo momentos de interação social significativos, que gerem motivação e interesse dos alunos durante o processo de aprendizagem.
2. PROBLEMA
A Literatura Infantil é o ponto de partida para a revelação de uma visão original da realidade e da cultura, contribuindo para um aprendizado eficiente.
O mundo em que as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais, indissociáveis, diante do qual se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio onde vivem, elas aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às indagações e curiosidades. Como integrantes de grupos socioculturais, vivenciam experiências e se integram num contexto de conceitos, valores e idéias, objetos de representações sobre os mais diversos temas existentes na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimento sobre o mundo que as cercam.
Segundo Betty Novaes Coelho:
“...é através de sua vivência cultural que os seres humanos se desenvolvem e se realizam de maneira integral, é fácil compreendermos a importância do papel que a literatura pode desempenhar para os seres em formação. É ela, dentre as diferentes manifestações da arte, a que atua de maneira mais profunda e duradoura, no sentido de dar forma e de divulgar os valores culturais que dinamizam a sociedade.” (1982 p. 3)
Daí a importância da literatura infantil nestes tempos de crise cultural, cumprindo sua tarefa de alegrar, divertir ou emocionar o espírito de seus leitores ou ouvintes, pois os leva de maneira lúdica, fácil, a perceberem e a interrogarem a si mesmos e ao mundo que os rodeia, orientando seus interesses, suas aspirações, suas necessidades de auto-afirmação ou de segurança, ao propor objetivos, ideais ou formas possíveis de participação social.
...