Opinião Sociologia
Por: Thaís Barbis • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.329 Palavras (6 Páginas) • 253 Visualizações
Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal
Unidade Liceu Campinas
Sociologia da Educação
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Mannheim Gramsci Bourdieu
Nome: Atina Barbis RA: 150006138
Curso: Pedagogia 1º Sem. Profª: Lilian
Mannheim
Mannheim a principio seguia as ideias de Marx, porém achou mais coerente os pensamentos de Weber e então passou a segui-los. Reformulou as ideias de Weber a respeito da educação: “ pedagogia do cultivo e do treinamento”, acrescentando a ideia de um programa de mudança educacionaal. Para Mannheim o papel da Sociologia na educação é de servir como instrumento de compreenção da situação educacional moderna, servindo de base para o aprimoramento da educação.
“Queremos compreender nosso tempo, as dificuldades desta Era e como a educação sadia pode contribuir para a regeneração da sociedade e do homem”
Mannheim defendia a ideia de uma sociedade democrática, visando o bem –estar coletivo e governada por cientistas.
* Educação sadia: regeneração dos homens e sociedade, ideia de "fazer diferente"
* Mudança de cada indivíduo (um de cada vez), sair da burocratização
* Weber achava que essas regras eram necessárias para uma sociedade organizada
* Marx queria uma grande mudança (o mundo de ponta cabeça)
* Mannheim queria romper com o processo de racionalização
#EDUCAÇAO + ESCOLA = TRANSFORMAÇÃO
* O Estado acaba abafando as ações
* As ações em conjunto pode mudar a sociedade. Ande? Na escola, aprendendo coisas diferentes
* Escola cidadão
* Transforma a sociedade
* Escola para todos
* Ideologista [19h35
Bordieu
Nasceu em seguia as ideias de Durkeheim e acreditava na tranformação da escola
Bourdieu dedicou grande parte de sua vida acadêmica para os estudos no campo da Educação, desta maneira contribuiu grandemente para os estudiosos na área da educação. Demostrou os mecanismos escolares de reprodução cultural e social e também as “estratégias” do sistema escolar para diferentes agentes e grupos sociais.
Boudieu acreditava que a escola atenuava as diferenças sociais existentes, a partir dessa visão pessimista da escola, acreditava que era uma ilusão pensar na escola como um sistema facilitador da da mobilidade social. São essas noções que posteriormente fundamentam afirmações sobre a legitimidade das desigualdades sociais e meritocracia
Bourdieu * Seguia Durkheim
* Não acreditava na transformação da escola
* Vai apenas explicar a sociedade
* Peso do Estado
*Esquemas reprodutores: sistema político
* Escola é um espaço de reprodução
* Olhou para dentro da escola de forma real e enxergou a desigualdade
* Conteúdo culto - cultura dominante (todos tem que chegar nela), padrão
* Violencia simbólica (oculta): na escola, pela ação pedagógica
* Não é possível mudança
* Arbitrária cultural: existe a cultura dominante como um teto a ser alcançado
Gramsci
Antonio Gramsci nasceu em 1891 e morreu em 1937
Seguia as ideias de Marx, e focou seus estudos principalmente nos aspectos ligados ao papel da cultura e dos intelectuais nos processos de transformação histórica, e foi a partir desse contexto surgiram suas ideias ligadas a educação.
“O estado detém o poder mas ele não pode deter a sociedade” o estado não pode ser mais forte que a sociedade. Gramsci mostrou que o poder não está apenas no estado, e sim diluído entre Estado e Sociedade.
Gramsci elaborou do conceito de hegemonia e bloco hegemônico.Para ele, “toda relação de hegemonia é necessariamente uma relação pedagógica” ou seja , uma relação de aprendizado.
Para ele, hegemonia significa a relação de domínio de uma classe social sobre o conjunto da sociedade. O domínio se caracteriza por dois elementos: força e consenso. A força é exercida pelas instituições políticas e o consenso se trata da cultura, ou seja, uma liderança ideológica conquistada entre a maioria da sociedade e formada por um conjunto de valores morais e regras de comportamento. A hegemonia não é determinada por um grupo dominante, ela tem que ser conquistada, reproduzida e sustentada. Ela só poderá ser sustentada caso haja consenso dentro das classes dominantes, os grupos subordinados mantenham-se contidos e controlados dentro do espaço ideológico.
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