Organização do trabalho pedagógico
Por: Oliviasouza • 10/7/2015 • Artigo • 398 Palavras (2 Páginas) • 411 Visualizações
A organização do trabalho pedagógico na escola pública não é fácil, necessita conhecimento e autonomia do professor e da equipe gestora, onde trocam experiências e visam a construção do PPP de acordo com a realidade de onde a escola está inserida. Para isso é necessário compreender quais são os objetivos em se desenvolver o planejamento e se envolva de maneira significativa nesse trabalho.
O gestor tem a função de trabalhar esses conflitos, mostrando alternativas e possibilidades para que o professor desenvolva competências que lhe permitam buscar alternativas coerentes com a realidade da comunidade escolar.
A qualidade do ensino da escola depende do trabalho conjunto de toda a equipe, abrangendo professores, gestores e alunos, buscando experiências individuais para o enriquecimento do trabalho coletivo.
A escola tem como principal objetivo a promoção da educação e isso se dá através da gestão democrática, que viabiliza a aquisição do saber e desenvolvendo nos alunos aptidões que os possibilitem tornar-se indivíduos críticos, formadores de opinião e capazes de buscar alternativas e soluções para os problemas no âmbito escolar e social.
Quando reflete-se sobre o caráter do ensino a ser desenvolvido no campo de ação da educação escolar e, em especial, no espaço da sala de aula, acredita-se que duas características se sobressaem e não devem ser perdidas de vista pelo professor, sendo elas: a intencionalidade e a ação político-pedagógica, ou seja, o currículo, o conhecimento escolar e as práticas pedagógicas, ou de ensino devem se desenvolver tendo como princípio o alcance de determinados objetivos e, para tal, sempre estaremos diante da tomada de decisões político-pedagógica.
E através da gestão democrática e a necessidade da atuação participativa de toda a comunidade educativa, tendo em vista a organização da escola em busca de melhores, para o ensino e a aprendizagem.
A gestão na escola consiste no envolvimento de todos os participantes do processo educativa, direta ou indiretamente, na definição dos objetivos, na solução dos problemas, na tomada de decisões, no planejamento de ações, enfim, na busca do êxito para os objetivos propostos de aprendizagem.
E sendo assim, o planejamento participativo numa gestão democrática constitui-se em um processo político vinculado á decisão da maioria, em benefício da coletividade.
A gestão escolar exige planejamento, portanto, na gestão democrática participativa, é preciso que todos os integrantes canalizem esforços para a realização dos objetivos educacionais, nos seus processos e meios, sem perder de vista a relação com a formação humana.
...