Orientações e critérios de correção
Seminário: Orientações e critérios de correção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 656972 • 11/10/2013 • Seminário • 1.871 Palavras (8 Páginas) • 429 Visualizações
Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)
Nome do aluno:
Disciplina: Didática I
Professor: Maria Cristina Schweitzer Veit
Referente às unidades: 1 e 2
Orientações e critérios de correção
A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.
É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.
As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT . (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências).
Copias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.
Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio. Tendo em vista que esta etapa é individual.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.
Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 5 dias de antecedência antes do prazo final).
Consulte o Plano de Ensino da disciplina para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.
O peso desta AD é 9,0. Somado a 1,0 ponto da Atividade Inicial Obrigatória completa o somatório 10,0 para a AD1.
A AD1 deve ser enviada até o dia 19/04/2010.
OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.
Boa avaliação!
Questões
1- Em seu livro didático foi apresentado conceitos sobre o que é “currículo”, segundo autores diversos. A medida que lemos o que os autores nos dizem sobre o currículo, ampliamos nosso entendimento sobre seu conceito. Assim, responda o que segue:
1.a – Pesquise, em seu livro didático, conceitos de currículo, apresente o conceito e o autor. (três autores no mínimo). (1,0 ponto).
1° Colocarmos-nos diante de algumas concepções do currículo nos possibilita perceber as articulações possíveis com a pratica escolar e as diretrizes educacionais , pois bem coloca VEIGA, ‘ a escola e parte integrante do todo social, e exerce a função precípua da socialização dos conhecimentos historicamente produzidos ‘ e tem objetivos claros como todos sabemos, conforme também aponta a autora
2° Ao definir currículo,Tomás tadeu da silva afirma que ‘ a trajetória ,percurso. O currículo é autobiografia , a nossa vida o curriculun vitae: forja-se a nossa identidade. ‘ além de uma questão de conhecimento, o currículo é também uma questão de conhecimento, de identidade, é documento de indentidade.’
3°Um documento de identidade ,com um historia vinculada a formas especificas e contigentes de organização da sociedade e da educação( SILVIA;MOREIRA)Pois o currículo se constrói ,mesmo nos processos sociais,mais amplos da cultura sendo assim conhcer sua ‘’morfologia’’nos permite
Ter uma compreensão dos pocessos de pensamentos e açoes de uma determinada época , e nesta dimensão a escola está inserida com todos os seus mecanismos de representação.
1.a - Pesquise três outros autores que não constam no livro didático (você pode pesquisar na WEB), que escrevem sobre o conceito de currículo. Apresente o conceito o autor e a referência pesquisada.(1,0 ponto).
1° Entendo que currículo é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Lembro aqui Pedro Demo quando diz que o professor antes de ser professor tem que conhecer as tecnologias.
Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.
Autor: Prof Cláudia
Fonte: http://educadoraclaudia.blogspot.com/2009/07/at47-conceito-de-curriculo-e-o-processo.html
2° Um curriculum, de certa forma, não é nem um início nem o final de uma determinada trajetória. Não é o início pelo fato de, quando tomado em sentido mais amplo, nele, já estará agregado todas as experiência de vida que lhe ocorreram desde o nascimento. O currículo também não é um objeto pronto e acabado, pois, tal qual como a vida, e sendo parte intrínseca desta, funciona em forma de sistema aberto à aprendizagem, à novas experiências e novos valores. Portanto, um currículo nunca é estanque. Ele está sempre em devir. O curriculum é ao mesmo tempo ato e potencialidade de vir a ser. Obviamente, o “vir a ser” está condicionado as possibilidades históricas, econômicas e culturais. Tomado o conceito de currículo de maneira mais ampla, como algo fluídico e composto por todos os
...