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Os Multimeios Aplicados à Educação

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  614 Visualizações

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 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Multimeios Aplicados à Educação

Curso: Pedagogia

Unidade de Ensino: Pirituba

Nome

 Mayra Sudário Rodrigues

RA

 8561949319

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Multimeios Aplicados à Educação

Curso: Pedagogia

Unidade de Ensino: Pirituba

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Multimeios Aplicados à Educação apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Aula Tema 03: Uso dos equipamentos: retroprojetor multimídia / datashow, lousa digital e acessórios.

FOLCLORE

Local: Sala de aula

Público alvo: 1º e 2º anos do fundamental I

Justificativa:

O folclore é marcado por se tratar de um momento mágico com ricas lendas, histórias, “causos” entre outros. Comemorado a nível internacional em 22 de agosto, trata-se de uma importante data comemorativa trabalhada nas escolas. 
Considerando a riqueza de conhecimentos existentes no folclore brasileiro, o ideal é que o professor busque as mais diversas formas de trabalhar esse tema com seus alunos. 
No ambiente escolar o folclore brasileiro apresenta inúmeros elementos a serem apresentados e desenvolvidos com a criança. 
Partindo desse pressuposto, ao trabalhar o folclore é necessário seguir certa hierarquia em relação às informações a serem passadas para os alunos. No intuito de contribuir com o professor podendo enriquecer sua didática, segue algumas orientações de como o professor pode estar trabalhando o folclore numa abordagem ampla, propiciando uma vivência rica e proveitosa para com seus alunos, em especial aqueles inseridos na educação infantil e início do Ensino Fundamental. 
Inicialmente o professor deve fazer com que o aluno compreenda o conceito de folclore, seguido da identificação de diferentes manifestações culturais, respeitando e considerando a faixa etária escolar, consequentemente ampliando o vocabulário de seus alunos.

Considerando que as músicas, parlendas, jogos e brinquedos são elementos fundamentais do folclore infantil brasileiro e da memória cultural popular, é fundamental que sejam apresentadas até mesmo para garantir a preservação da cultura.

Trabalhar com jogos folclóricos favorecendo a entrada da criança na sociedade de forma lúdica, podendo ensinar modelos de comportamento, regras, rituais, fatores esses indispensáveis para o amadurecimento emocional.

 Propor pesquisas sobre brincadeiras antigas, seguida da realização dessas, dispensando o uso de brinquedos de alta tecnologia e valorizando o trabalho com o corpo da criança, propiciando seu desenvolvimento.

 Trabalhar o respeito à cultura de cada aluno solicitando que a criança mencione algo que faz parte da cultura dela, entre outras.

Objetivos:

- Incentivar a entender a sabedoria popular.

- Conhecer as principais lendas e personagens brasileiros (Saci-pererê, Iara, boi bumbá, boi tatá, Curupira, cuca, boto, lobisomem, mula sem cabeça, etc.).

- Entender o folclore brasileiro e sua importância na cultura brasileira.

- Descobrir o uso, costumes dos locais em que vivem.

- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.

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