BRINQUEDOTECA E ELEENTO LÚDICO, DIDÁDICA DO CONTAR HISTÓRIAS, LITERATURA INFANTOJUVENIL, MULTIMEIOS APLICADO Á EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Por: babraz • 20/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.690 Palavras (11 Páginas) • 824 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO EAD OSASCO – VILA DOS REMÉDIOS
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
3º SEMESTRE
ACADÊMICOS:
Bárbara Lima Braz RA: 1049525534
Elizangela Nunes RA: 1850613417
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: BRINQUEDOTECA E ELEENTO LÚDICO, DIDÁDICA DO CONTAR HISTÓRIAS, LITERATURA INFANTOJUVENIL, MULTIMEIOS APLICADO Á EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
TUTORA EAD CINTHIA MUNIZ RIBEIRO DOS REIS.
Osasco - SP
INTRODUÇÃO
Este Desafio Profissional irá mostrar a importância que o Brincar tem numa das fases mais fantásticas da vida de um ser humano, a infância. A criança necessita e é dever do adulto proporcionar a ela momentos e ações onde sua imaginação e liberdade possam ser expressas.
No decorrer do trabalho apresentar questões relevantes para entender o desenvolvimento da criança, e também um projeto de implantação de uma Brinquedoteca em um Centro de Educação Infantil.
DESAFIO PROFISSIONAL
Passo 01
Como as crianças se desenvolvem?
O cérebro é o órgão onde ficam gravadas as experiências afetivas dos indivíduos, as aprendizagens e também é o órgão que controla várias funções físicas, além de ter como componente o sistema límbico responsável por controlar nossas emoções, nele está nossa memória a qual possui uma grande plasticidade.
O desenvolvimento infantil é integrado onde a criança se desenvolve física, psicológica, e intelectualmente, e o amadurecimento do sistema nervoso acontece desde o nascimento. No terceiro ano de vida, a configuração do cérebro está muito próxima a do cérebro adulto.
As emoções te papel muito importante no desenvolvimento do ser humano por toda a vida, mas sem dúvida, é nos primeiros meses de vida que elas terão que elas terão ao papel e garantir a sobrevivência do bebê e o desenvolvimento da noção do “EU”.
As crianças desenvolvem através de experiências com situação diárias, assim a crianças estabelece relações entre os objetos e as situações, começam a entender sucessões de cenas, quais objetos para qual ação.
Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles?
- Sensório-motor (de 0 a 2 anos): a criança usa os sentidos para explorar o mundo, tem a necessidade de tocar objetos. Neste período as atitudes e ações não são intencionais, a aprendizagem acontece acidentalmente, por o caso, puro reflexo.
- Pré-operatório (de 2 a 7 anos): Período da educação pré-escolar. Pode apresentar alguns estágios diferenciados, como estágios egocêntricos, (2 a 4 anos) e estágio intuitivo (5 a 7 anos). Apresentam as funções simbólicas, isto é, objetos começam a serem representados por símbolos: um cabo de vassoura é um cavalo, uma cadeira sendo empurrada é um trem, etc.
- Operatório Concreto (7 a 11 anos): A criança consegue usar a lógica para encontrar soluções de alguns problemas concretos. O bloqueio acontece quando se trata de problemas não concretos.
- Operatório Formal (de 11 a 15 anos): O raciocínio lógico consegue ser usado em todos os problemas que surgem (o que não quer dizer que todo adolescente é inteiramente lógico em suas ações). O desenvolvimento de operações mentais precisa de um meio muito estimulante. Num ambiente correto e benéfico, a criança desenvolve toda sua capacidade.
Passo 02
Por que a brincadeira é importante?
O brincar é muito mais que diversão. É a formo como o corpo o cérebro treina o ser humano para a vida adulta, para as dificuldades que ira encontrar ao longo de sua vida.
É tão importante quanto os estudos, a saúde e a boa alimentação. Brincar deve ser sempre motivado às crianças, e os adultos, pais, mães, precisam entender que uma boa educação e formação de uma pessoa inteiramente capaz e feliz, com toda certeza passa pelas brincadeiras.
A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?
A criança não nasce sabendo brincar, uma vez que a brincadeira não é meramente imitada, reproduzida, ela é inventada, recriada nas relações que as crianças estabelecem com os outros e com o ambiente. Aprende-se a brincar através de contato com objetos, brinquedos, texturas. O adulto precisa mostrar um mundo de possibilidades à criança, sendo assim a criança aprende a brincar.
O que a criança aprende através da brincadeira?
A criança aprende o respeito com o próximo, entender que as diferenças não impendem nada e que todos é iguais independente de raça e cor da pele. Através de qualquer brincadeira a criança se desenvolve, aprende a explorar o mundo, desperta o bem-estar, emoções boas e sentimentos positivos.
Passo 03
A diferença entre os conceitos “Brincar” e “Brincadeira”
A brincadeira é definida por uma estruturação e pela utilização de regras, exemplo: brincar de casinha, polícia e ladrão, etc. É uma atividade que pode desenvolver-se individual ou coletivamente. Apesar de ter regras, não se limita a utilização do lúdico. A Brincadeira é responsável por promover um grande avanço nas ligações neurais e proporcionam ao cérebro pular etapas em seu desenvolvimento. Alem de que auxilia na coordenação motora, visual e manual, nas destrezas finas, memória, percepções, sentidos auditivos, linguísticos, emocionais e cognitivos.
...