Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos
Artigo: Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TATIIYaraujo • 3/11/2014 • Artigo • 370 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos.
Os ambientes de aprendizagem existentes nas creches e pré- escolas são muito importantes, na educação infantil. Tão importante que foi citada por alguns educadores como Decroly, Montessori e Dewey.
Essa preocupação que esteve presente no final do século XIX e inicio do século XX foi desaparecendo no decorrer dos anos por conta de instituições criadas em situações impróprias comprometendo o desenvolvimento das crianças e o processo de ensino e aprendizagem, com ambientes desfavoráveis e inadequados.
O ambiente físico situado em creches e pré-escolas necessita de todo os aparatos e arranjos espaciais, pois é através destes elementos que os educandos serão influenciados, estimulados e até mesmo o seu comportamento.
Alguns educadores acreditam que o ambiente adequado para a creche e pré- escola, esta apenas relacionado ao espaço psicofísico ou higiênico (arejamento, iluminação, conforto, número de crianças por metro quadrado, relação existente entre mobiliário e equipamentos.
Na concepção educacional todo ambiente, sem exceção é um espaço organizado, sendo devidamente necessário observar se condiz com a proposta pedagógica da instituição e vice – versa. O espaço deve ser voltado para priorizar o educando, criando nele um ambiente acolhedor, criativo, de interação, e deve acomodar até mesmo algumas de suas criações. O ambiente não pode ser entediante e sim estimulador para que cause interesse e vontade de explorar.
O planejamento do espaço da creche ou pré- escola introduz na criança estímulos visuais e cinéticos, em que as características dos objetos, brinquedos, blocos, telas, livros, entre outros são interpretados como determinadas histórias de ação.
É importante a organização das diversas áreas chamadas “cantinhos”, onde a criança pode interpretar e vivenciar papéis interagindo e explorando todas as áreas; cabendo ao professor ser apenas um mediador deixando o educando livre neste mom
Clique e veja o trabalho completoCadastre-se
ento apenas os auxiliando.
Através desse momento a criança também desenvolve inúmeras habilidades, seja ela cognitiva, motora, afetiva, memória, fala e imaginação. Cabe ao educando construir e organizar entre eles um ambiente acolhedor, garantindo que as crianças se sintam seguros e emocionalmente, orientando- os e construindo regras básicas em diversas atividades para que eles possam ter disciplina e ser independentes.
Bibliografia: Oliveira, Zilma Ramos de Educação Infantil: Fundamentos e métodos. Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos. São Paulo: Ed. Cortez 2011. ...
...