Os gêneros textuais e as mídias televisivas e sociais na construção da cidadania no ambiente escolar.
Por: TALITAKELLYSAN • 29/8/2016 • Relatório de pesquisa • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 408 Visualizações
Os gêneros textuais e as mídias televisivas e sociais na construção da cidadania no ambiente escolar.
Justificativa: A leitura é algo essencial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Nas sociedades tecnológicas, o domínio da leitura e da escrita adquire status privilegiado, uma vez que possibilita plena participação social. É por meio da leitura que o homem tem acesso à informação, defende seus pontos de vista e partilha dos bens culturais podendo exercer, assim, sua cidadania. No decorrer do primeiro semestre percebi a grande interação dos alunos com as mídias televisivas e sociais, notei que quando o assunto estava relacionado as tecnologias os mesmos se sentiram mais confiantes nas suas produções em sala de aula. Este aspecto contribuiu significativamente para a compreensão da temática “Nossa terra, nossa gente” buscando valorizar nossa cultura, povo e o lugar onde vivemos. Vi que era uma leitura praticada por muitos e que, portanto, de seu interesse. Surgiu aí uma nova estratégia de trabalhar com produções de textos e os gêneros textuais contidos no planejamento para o ano corrente sendo estes: bilhetes, post, carta, e-mail, notícia, reportagem, relatos, envolvendo os alunos em situações concretas de uso da língua, de modo que produzam de forma consciente e criativa escolhendo os meios adequados aos fins que se deseja alcançar. Ao optar por trabalhar tais gêneros textuais em sala oportunizou aos alunos o estudo da língua nos seus diversos usos do cotidiano.
Objetivo:
Se a comunicação se realiza por meio dos textos, este projeto visa a oportunidade de produção e compreensão dos mesmos de forma adequada a cada situação de interação comunicativa, desenvolvendo nos alunos a competência sócio comunicativa utilizando os diversos gêneros textuais, relacionando-os com as diferentes situações de produção.
Descrição das atividades
1° etapa: Apresentação do projeto.
1° momento: Esse momento foi iniciado com explicação sobre o projeto televisando Futuro para os alunos abordando o tema deste ano: “Nossa terra, nossa Gente”. Levantei a ideia de se trabalhar os gêneros textuais contidos no planejamento do quarto ano em consonância com o projeto em questão. Os alunos ficaram entusiasmados com a proposta e fizeram várias sugestões. Muitos já conheciam o projeto por já terem trabalhados em anos anteriores ou mesmo pelas propagandas na televisão.
2° momento: Apresentação do DVD com os vídeos do projeto aos alunos. Começamos assistindo alguns vídeos do programa “Meu Paraná” e “Caminhos do Campo” onde mostravam alguns lugares do Paraná sempre dando enfoque na plantação, pratos típicos e cultura de cada local. Em seguida, começamos a assistir os vídeos do programa Plug. Ao final do primeiro vídeo os alunos já levantaram a primeira questão: Porque a professora não passa algo sobre a nossa cidade? Foi explicado a eles que todas as cidades escolhidas para produção dos programas era porque tinha algo de especial. Perguntei à eles se nossa cidade tinha algo de interessante, algo que trouxesse os olhos dos repórteres para nossa ela? As respostas foram inúmeras: Parque do lago, divisão dos bairros, catedral, COAMO, parque estadual do lago azul, praça central, carneiro no buraco, etc. Então, sugeri aos alunos que continuássemos assistindo aos vídeos para ver os principais focos de cada cidade e se nosso município preencheria os quesitos para se efetivar uma reportagem. Ao termino de cada programa levantávamos discussões acerca de nossa cidade e o tema abordado em cada vídeo.
3° momento: Sugestão de atividades. Ao terminar de assistir alguns vídeos perguntei aos alunos o que poderíamos fazer para fazer um programa em Campo Mourão, então, me disseram que poderíamos entrar no site e convidar a apresentadora do programa Plug para fazer uma reportagem em nossa cidade. Foi sugerido aos alunos que escrevêssemos um e-mail à ela fazendo esse convite.
2° etapa: Apresentação dos gêneros textuais.
1° momento: Iniciamos o trabalho com o conceito de bilhete e cartas. Mostrei aos alunos as características e estrutura de cada gênero. Em seguida abordei o post e o e-mail e fizemos comparações dos mesmos. Terminada essa atividade sugeri aos alunos que escolhessem um gênero textual trabalhado nessa aula para produzir e enviar a apresentadora Michelly do programa Plug. A maioria escolheu a produção de um post para postar no site do programa.
2° momento: Iniciamos a escrita do post listando as coisas boas que temos em nossa cidade. Dividi a turma em duplas onde puderam discutir e levantar ideias para a produção. Foi feita a correção no caderno conforme cada aluno ia terminando
3° momento: Neste momento cada aluno ou dupla fez a digitação do seu post usando notbooks distribuídos no fundo da sala.
4° momento: No dia seguinte cada aluno postou seu post no site do programa usando o computador da sala dos professores visto que a escola não conta com laboratório de informática no momento.
3° etapa: Trabalhando com notícias e reportagens
1° momento: Pesquisa em jornais notícias sobre o inverno em Campo Mourão. Escolhemos a notícia “Movimento no albergue aumenta com o frio” retirada do Jornal Tribuna do Interior para trabalhar os elementos da narrativa como: personagem principal e secundário, espaço/ tempo, conflito/resolução, ações e características dos personagens, levantamento dos fatos e finalidade do texto. No decorrer desse momento falamos muito sobre o frio e a importância da doação de roupas, foi aí que os alunos tiveram a ideia de levantarmos uma campanha de arrecadação de roupas para doar para os alunos carentes da escola.
2° momento: Elaboração das questões para entrevistas a professora Maria.
Iniciei essa aula falando sobre frases afirmativas, exclamativas e interrogativas. Fizemos brincadeiras envolvendo perguntas e respostas, em seguida partimos para a elaboração de questões para a professora Maria Angela. Os alunos levantaram várias problemáticas acerca do assunto, ficaram entusiasmados, dividindo entre si as perguntas e organizando-se para o memento da entrevista.
3° momento: Entrevista com a professora Maria Ângela.
...