PARADGIMAS ECOSISTÊMICOS E AS DIMENSÕES CONSTRUTIVISTAS, INTERACIONISTAS, SOCIOCULTURAL, AFETIVA E TRANSCEDENTE
Por: Thiago Henrique • 12/9/2019 • Seminário • 280 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS I
CENTRO DE EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
DR. PROF. EDSON CARVALHO GUEDES
DISCENTES: MARIA HELENA AZEVEDO MACEDO & THIAGO HENRIQUE MELO DE SÁ
PARADGIMAS ECOSISTÊMICOS E AS DIMENSÕES CONSTRUTIVISTAS, INTERACIONISTAS, SOCIOCULTURAL, AFETIVA E TRANSCEDENTE.
GRUPO 7 – DIMENSÃO INTERACIONISTA
RESUMO
A teoria construtivista parte da perspectiva da construção da inteligência elaborada por Piaget. Essa construção seria realizada através da interacionismo, teoria ao qual está atrelada. O interacionismo é o meio pelo qual o sujeito aprende através da interação com objeto. Segundo Piaget, o conhecimento não surge sozinho do sujeito e nem do objeto, mas somente através da interação entre ambos. Ou seja, o objeto não transmite conhecimento por si só e o indivíduo não possui ideias inatas ou platônicas que possa aprender sozinho. No entanto, através da ação que o sujeito realiza em cima daquele objeto, é possível conhecer.
Essa interação também pode se dar com outros sujeitos através da troca intelectual nos diálogos, fundamentais ao desenvolvimento do pensar e aprender. Para Vygotsky, o social desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e no processo de construção do conhecimento. O sujeito constrói significados por meio das interações que ocorrem nos processos de mediação quando ele utiliza instrumentos, ferramentas e signos. Para Piaget, os significados são construídos e emergem a partir da interação com o meio constituídos pelos objetos e pelas relações socioculturais.
Portanto, O conhecimento está intimamente ligado à ação e a experiência do sujeito revelada pela atividade que ele desenvolve com os objetos, revelada pelo movimento dialético que ocorre ente equilíbrios e desiquilíbrios, entre reorganizações individuais, coletivas e culturais. Assim, educar, a partir do pensamento ecossistêmico, é configurar um espaço de convivência desejável para que as atividades se desenvolvam.
Vamos interagir...
...