PLANO DE AULA/ DIDÁTICA A DIVERSIDADE DO POVO BRASILEIRO
Por: gr30 • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.369 Palavras (6 Páginas) • 2.226 Visualizações
PLANO DE AULA/ DIDÁTICA
A DIVERSIDADE DO POVO BRASILEIRO
Introdução
Este trabalho nos mostrou que a através das pesquisas que realizamos , das informações e idéias que compartilhamos o conhecimento dos diferentes métodos de ensino, e percebemos o quanto é necessário o educador se dedicar em sua atuação para que realmente possa contribuir para formação desse individuo.
Percebemos o quanto é importante conhecermos as histórias de cada povoe suas culturas, para que saibamos aplicar os métodos de ensino de acordo com o desenvolvimento de cada individuo.
Desenvolvemos um plano de aula propiciando os recursos necessários para um bom entendimento do aluno, e como se trata de aluno do ensino fundamental I, não podemos somente ler e falar e sim mostrar de forma concreta, trazer o mais próximo da realidade para que ele realmente conheça quais dessas culturas fazem parte da sua história de vida.
Plano de Aula
Justificativa:
O plano de aula é um documento que consta os conteúdos e atividades que deverão ser trabalhadas em uma ou em um conjunto de aulas.
O objetivo da atividade de leitura da interculturalidade a diversidade do povo brasileiro é mostrar ao aluno quais são os tipos de cultura que temos no nosso pais, estado ou região com a formação do povo brasileiro.
Perfil da Classe:
Alunos das séries 3ª e 4ª ano do Ensino Fundamental I, idade de 8 a 10 anos, uma classe composta por vinte alunos, sendo as carteiras organizadas em grupo de quatro alunos, proporcionando assim uma interação entre si, e por se tratar do ensino fundamental, as crianças já vão aprendendo a dividir o espaço e respeitar o próximo.
A escola proporciona aos alunos acesso a jornais, revistas, livros, atividades na sala de informática, DVDs e cinema quando necessário ao assunto a ser abordado em sala de aula, para melhor desenvolvimento para o aluno.
Tema: A DIVERSIDADE DO POVO BRASILEIRO
Objetivo:
- Propor dinâmica lúdica para as crianças, a fim de sensibilizar os alunos a diversidade na formação do povo brasileiro: cultura indígena, européia, africana.
- Dar oportunidades à exposição de idéias e sentimentos pessoais a respeito dos diferentes componentes da diversidade cultural, para que a criança valorize o convívio pacífico e criativo das diferenças culturais.
- Buscar através da experiência, mudanças de postura e atitudes em relação a conceitos e práticas efetivas de discriminação, preconceito e respeito às diferenças.
- Também propiciar a construção de uma consciência crítica e de valores que mudem sua existência para se tornarem seres humanos melhores com base em informações básicas que permitam conhecer a ampla diversidade sociocultural brasileira.
Conteúdo:
- Leitura: dos temas a ser discutido e trabalhado.
- Artes: lápis colorido e sulfite.
- História: A formação do povo brasileiro interculturalidade.
Duração Aproximada: Quatro aulas
Material necessário:
- Livros relacionados ao assunto abordado.
- Figuras com características de cada cultura.
- Cultura indígena; arco e flecha, oca.
- Cultura africana como danças, lutas, Capoeira, alimentos típicos.
- Cultura européia: a religião católica, o costume de vestimentas que cobrissem todo o corpo.
- Folhas de papel sulfite e lápis coloridos.
- Brinde para a brincadeira (chocolate e balas).
Flexibilização:
As atividades serão realizadas no coletivo da sala de aula, em pequenos grupos de quatro alunos. O professor será o grande mediador na seleção do material, questionamento, encaminhamento e acompanhamento das atividades realizadas. Primeiramente será dada uma aula expositiva e dialogada para que as crianças compreendam o tema e interajam professor e aluno. O professor fará a leitura de vários livros ilustrados sobre o assunto e mostrará as imagens e figuras dos livros a todas as crianças, levando-as a um posicionamento crítico dos textos lidos e das imagens, comparando as situações que forem apresentadas com situações do cotidiano, criando assim uma intertextualidade. Depois de explicado o tema detalhadamente e tiradas às dúvidas com relação ao tema, as crianças serão organizadas em grupos de cinco. Com os grupos formados e nos seus lugares, o professor irá pegar algumas imagens sobre cada cultura, para iniciar um jogo sobre o tema da seguinte forma:
O quadro será dividido de forma correspondente ao número de grupos. O professor irá mostrar uma figura de cada vez a cada grupo, alternando os grupos. Será apresentada a figura a um grupo e o aluno do grupo que souber a que cultura se refere à figura (africana, européia ou indígena) pode falar a resposta, se o grupo acertar será marcado um ponto no quadro e uma nova figura será mostrada ao próximo grupo, se acertar ganha um ponto, se errar não é marcado ponto. Os grupos que forem formando cinco pontos concluirão a etapa da brincadeira e todos os cinco integrantes ganham um brinde. A brincadeira continuará até que todos os grupos consigam acertar cinco pontos e todas as crianças ganhem o brinde.
Ao fim da brincadeira o professor dará uma folha em branco às crianças para que elas façam desenhos coloridos sobre o que entenderam a partir do tema apresentado em aula, depois que todos terminarem os alunos socializam seus desenhos para a turma, explicando o que representa o desenho que fizeram. Para finalizar a atividade, o professor pode reforçar para as crianças a importância da diversidade de raças na formação do povo brasileiro, que elas devem respeitar o próximo e propor um abraço coletivo a todas as crianças.
...