PLANO DE AÇÃO SUPERANDO DESAFIOS COM A GESTÃO PARTICIPATIVA
Por: joceli drum • 30/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.463 Palavras (6 Páginas) • 311 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EaD
DISCIPLINA: GESTÃO ESCOLAR
PROFESSORA
PLANO DE AÇÃO
SUPERANDO DESAFIOS COM A GESTÃO PARTICIPATIVA
Caxias do Sul
2019
PLANO DE AÇÃO
TÍTULO: “Superando desafios com a gestão participativa.”
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Nome: Escola Estadual de Ensino Fundamental Jovens do Futuro
Município: Caxias do Sul, RS.
Endereço: Rua Pinheiro Machado, 78.
Níveis e modalidades de ensino: Ensino Fundamental
Quantidade de turmas: 12
Quantidade de Professores: 14
Quantidade de servidores: 6
3. DIAGNÓSTICO
Na gestão escolar, é muito importante pensarmos sempre em competências e habilidades. Conduzir uma escola sem reunir a equipe de professores e equipe administrativa, sem traçar a metodologia de ensino a ser utilizada durante o ano letivo ou sem ao menos estabelecer objetivos educacionais básicos é uma grande desvantagem, na qual se torna fracassada e não obtêm nenhum resultado positivo.
A falta de planejamento, ou um planejamento que não dialoga com a comunidade escolar como um todo, contribui para práticas equivocadas e ineficazes. O resultado pode ser desastroso: perda de tempo e de recursos, desmotivação de pais, alunos e funcionários, insucesso dos processos e, ainda, a desqualificação da marca.
“Gestão é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, cumprir sua função, desempenhar o seu papel” (FERREIRA, 2003, p. 306). Esta definição nos leva a compreendê-la como um processo que envolve toda uma comunidade.
O artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei número 9.394 de 20 de dezembro de 1996, estabelece os princípios de uma gestão democrática e a participação da comunidade escolar:
Art. 14 – Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. (BRASIL, 2006).
Deste modo, o plano de ação que será aplicado trabalhará em cima da questão da gestão participativa, a qual contribui para a organização do espaço escolar e a promoção de momentos de discussões para melhoria dos aspectos negativos. Segundo Lück (2006)
A participação em sentido pleno é caracterizada pela mobilização efetiva dos esforços individuais para a superação de atitudes de acomodação, de alienação e marginalização, e reversão desses aspectos pela eliminação de comportamentos individualistas pelo espírito de equipe, visando à efetivação de objetivos sociais e individuais que são adequadamente entendidos e assumidos por todos. (LÜCK, 2006, p. 30).
Portanto, o foco será na gestão participativa, que pode ser definida como uma parceria entre os gestores e a comunidade escolar em que ambas as partes se mobilizam e participam das decisões tomadas pela escola. Para que assim obtenha resultados positivos, pois a gestão participativa séria, comprometida e eficiente é capaz de trazer melhorias pedagógicas reais para o processo educacional e consequentemente para todos os envolvidos.
3. OBJETIVO GERAL
Promover ações que permitam maior participação de toda comunidade escolar, instigar a realização de atividades que envolvam aprendizagem e aproximem todos os envolvidos no ambiente escolar de forma motivadora.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar um ambiente mais agradável, onde todos se sintam acolhidos e queiram dar o melhor de si;
- Contribuir para a formação da equipe, para que todos consigam resolver os problemas que forem surgindo da forma mais coerente possível;
- Analisar as principais necessidades que existem dentro da escola, tanto nos aspectos educacionais, quanto nos aspectos do ambiente físico.
5. METAS
- Estimular e articular a formação continuada da equipe escolar; e construção de um calendário de reuniões e atividades semestrais e anuais;
- Incentivar o convívio agradável na sala de professores, bem como fazer dele um local de muito aprendizado e troca de experiências;
- Desenvolver atividades que promovam a ampliação cultural – acolhimento da equipe escolar e dos alunos, inclusive os mais vulneráveis, para que saibam lidar com diferentes situações cotidianas.
6. DESENVOLVIMENTO:
A gestão participativa amplia os espaços escolares para que seja incorporada a capacidade criativa, comprometida e reflexiva na comunidade escolar. Tal prática favorece o despertar de iniciativas e programas a partir das interlocuções, dos diálogos, das críticas e da reflexão, como resposta aos anseios e às necessidades da escola e da sociedade que está presente na mesma.
No primeiro momento será proposta aos professores e gestores uma formação continuada, com apresentação sobre o tema “Superando desafios com a gestão participativa”, na qual serão abordados os pontos positivos que poderão ser alcançados com a mesma, como, por exemplo:
- Alunos responsáveis
- Menos insatisfações
- Soluções criativas
- Melhor rendimento escolar
- Contribui para o crescimento das pessoas da organização, uns aprendem com os outros, desta forma o crescimento é coletivo.
- Valorização dos profissionais
- Entre muitos outros aspectos positivos.
Segundo momento, após o encontro para formação inicial sobre o tema, será proposta uma dinâmica a equipe escolar, será distribuída folha A4 e caneta, para que os mesmos escrevam a sua opinião e descrevam os objetivos que desejam obter com a gestão participativa.
...