TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE CURSO

Por:   •  23/4/2019  •  Artigo  •  3.261 Palavras (14 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 14

PROJETO DE LEITURA INSTITUCIONAL – 2018.

“Leitores e livros em ação”

1. JUSTIFICATIVA

Em pleno século XXI, época de profundas transformações em nossa sociedade, ainda é um país de poucos leitores. O nível de letramento dos estudantes em geral é muito baixo, infelizmente, e esta é a realidade da maioria das escolas públicas brasileiras. Além disso, sabe - se que a leitura, hoje em dia, tem sido um fracasso em nossas escolas, uma vez que quase não se pratica e, quando se pratica é pretexto, pois logo vem a cobrança. Esse fracasso acontece devido ao pouco incentivo que nossos educadores dão à leitura e a sua prática em sala de aula e/ou escola.

É importante destacar, porém, que nesses últimos anos, a leitura vem sendo tema de muitos debates educacionais. Isso nos mostra, a iniciativa que, de certa forma, a sociedade já percebe que é tempo de mudar os costumes acerca da leitura e que deve – se ler mais, já que a mesma é responsável pela ampliação do conhecimento e nela consiste o poder em “conscientizar”, de alguma maneira, o leitor.

É preciso, que educadores tomem consciência de que é necessário mudar essa situação. Para isso, devemos mobilizar o alunado para o desenvolvimento do gosto e o hábito da leitura. Esse trabalho deve ser feito a partir da aproximação efetiva e significativa dos alunos com livros e variedades de textos, estimulando – os e incentivando – os ao mundo da imaginação, informação e entretenimento.

Para que nossos alunos se tornem leitores e para que a leitura seja uma prática social, é necessário que ela comece a se tornar uma prática nas escolas, já que muitos alunos só têm contato com a leitura e consequentemente, com os livros no ambiente escolar.

O fenômeno da leitura é complexo, portanto, deve ser estudado numa perspectiva interdisciplinar, integrando as diferentes ciências da linguagem e da comunicação, para que o educador venha a desenvolver competência e o hábito de ler.

Diante do exposto, O CEBAN pretende aplicar durante o ano letivo de 2016 o Projeto de Leitura: “Leitores e Livros em ação”, ao perceber durante as atividades pedagógicas aplicadas, as dificuldades encontradas pelo alunado no ato de leitura, produção e interpretação textual, devido a isso se faz necessário para sanar as diversas deficiências de compreensão e desenvoltura no processo de aprendizagem.

Esse Projeto de Leitura será realizado durante os meses de março a novembro do ano letivo de 2016, envolverá todas áreas do conhecimento. Enfim, esse projeto oferecerá variedades e/ou experiências em leituras. Deve exigir não apenas a identificação de fatos, eventos, personagens, problemas, soluções, mas também a capacidade de inferir, levantar e testar hipóteses, avaliar e criticar o que leu.

Com isso, a unidade escolar irá realizar atividades por áreas de conhecimento, criando estratégias de socialização de leituras, como também adotando procedimentos que favoreçam múltiplas diversidades de interpretações textuais de livros, periódicos, jornais, propagandas, imagens, artigos, reportagens e outros. É importante salientar a articulação das atividades em torno dos Projetos Estruturantes.

Portanto, o que se pretende é elevar a leitura e a sua prática e que ela seja primordial, indispensável na educação, como disse Paulo Freire “a educação modela as almas e recriam os corações, ela é alavanca das mudanças sociais”.

2. OBJETIVO GERAL:

- Despertar o gosto/prazer pelo ato da leitura, produção e interpretação textual;

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Discutir as atividades a serem trabalhadas;

- Elaborar práticas a serem desempenhadas;

- Produzir as oficinas de leitura e produção textual;

- Promover a participação dos estudantes, em detrimento aos erros contribuindo para avanços nas aprendizagens;

- Acompanhar o desenvolvimento do nível de proficiência a ser alcançado pelos estudantes;

- Assegurar o desenvolvimento do projeto de leitura ao longo do ano letivo.

4. ABRANGÊNCIA:

Modalidade/ anos/ turnos.

- Ensino Médio; (1º aos 3º anos) – Diurno.

- Tempo Formativo: 1º/2º anos (Eixo VI) – 3º ano (Eixo VII)) – noturno.

4.1- ÁREAS DE CONHECIMENTO:

 Linguagens;

 Matemática;

 Ciências Humanas;

 Ciências da Natureza.

4.2 -PERÍODO DE DURAÇÃO:

- Mês de março a outubro do ano letivo. (Referentes a I a III unidades).

5 – DESENVOLVIMENTO - (PLANO DE AÇÃO):

1º. Elaborar e aplicar o questionário socioeconômico/nível de leitura com os alunos, por amostragem, a saber alunos de zona rural X alunos de zona urbana percebendo assim, o perfil do alunado dessa U.E.

2º. Promover atividades para divulgação do Projeto de Leitura e dos materiais de leituras como: livro, revistas, jornais e outros (que possui a U. E., como também fora dela); também escritores que poderão expor a importância do ato de ler e acerca da sua produção/livro (s);

3º. Determinar quantidade de um livro lido por unidade/componente curricular;

Sugestões:

I unidade: - O pequeno príncipe;

II unidade - a decidir;

III unidade- a decidir.

4º. Criar um Blog, Chat, Facebook que servirão para divulgação do projeto e compartilhamento das produções, sugestões de ideias, divulgação de eventos relacionados ao tema e/ou a U.E;

5º. Elaborar as oficinas de leitura e produção textual por áreas do conhecimento (ver em anexo algumas atividades sugestivas);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com