PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSINOAL – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Por: prioca123 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.334 Palavras (14 Páginas) • 246 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BERNADETE CRISTINA PAULO, RU 824262
PRISCILA ARAÚJO PEREIRA NERES, RU 772320
ROSELI IMACULADA MOREIRA XAVIER, RU 824252
PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSINOAL – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
ALFENAS
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BERNADETE CRISTINA PAULO, RU 824262
PRISCILA ARAÚJO PEREIRA NERES, RU 772320
ROSELI IMACULADA MOREIRA XAVIER, RU 824252
PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Relatório de Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional – apresentado à UTA –Fundamentos da Educação (Fase I), no Curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutora Local: Elizângela Rodrigues Silva
Centro Associado: Alfenas - MG
ALFENAS
2015
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO. 3
2.0 SKINNER: TORIA COMPORTAMENTAL. 4
3.0 PIAGET: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. 6
4.0 LEVY VYGOSTKY: TEORIA INTERACIONISTA. 8
5.0 HENRY WALLON: A EVOLUÇÃO PSICOLÓGICA DA CRIANÇA. 10
6.0 DAVID AUSUBEL: ESTRUTURA COGNITIVA.
APRENDIZAGEM E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 12
7.0 CARL R. ROGERS: PSICOLOGIA HUMANISTA. ......................................14
8.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS. ........................................................................17
REFERÊNCIAS 18
ANEXO: SÍNTESE DO FILME “O NOME DA ROSA”.......................................19
1.0 INTRODUÇÃO
Em algumas vezes os professores sentem se preocupados em entender certos comportamentos que seus alunos demonstram em sala de aula. Por que alguns possuem facilidade em aprender determinada disciplina ou conteúdo enquanto ao mesmo tempo demonstram dificuldade em outros momentos.
É bastante comum também que possuam dúvidas sobre como se deve ensinar cada tipo diferente de aluno, crianças, adolescente e adultos. Frequentemente surge à famosa dúvida sobre ser ou não possível ensinar qualquer coisa a qualquer pessoa. E o mais importante como deve o professor fazer para intervir de forma prazerosa e agradável facilitando assim a aprendizagem desse determinado indivíduo?
É neste momento que se faz necessário conhecer e até mesmo aprofundar no estudo das teorias pesquisadas e defendidas por famosos e importantes pesquisadores que fizeram e ainda fazem até os dias atuais parte da história da nossa educação.
No presente relatório serão apresentadas as teorias de Burrhus Frederic Skinner que defende uma teoria mais conservadora tradicional, Jean Piaget que diz que o desenvolvimento da inteligência tem como conteúdo básico a ação do sujeito que interage com os objetos, Levy Vygostky que enfatiza a dialética entre o indivíduo e a sociedade, Henri Wallon diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, David Ausubel leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem e por fim Carl R. Rogers que dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores e a tudo o que pode ser resumido como vida interior.
A elaboração deste trabalho de portfólio promove a compreensão de que os estudos realizados pelos pesquisadores devem ser instrumentos auxiliares de ensino-aprendizagem, contemplando os diferentes tipos de inteligência, levando-se sempre em consideração os saberes já trazidos pelos sujeitos.
Conhecendo e levando em consideração as informações que nos foram fornecidas através do minucioso trabalho de pesquisa realizado por esses pensadores podemos responder a várias dúvidas que possam surgir no decorrer de nossa carreira como professor.
2.0 SKINNER: TORIA COMPORTAMENTAL
[pic 1]
Um pássaro não canta por estar feliz, ele está feliz porque canta. (Frases de Skinner)
Um ambiente físico e cultural diferente fará um homem diferente e melhor. (Pensamentos de Skinner)
Triunfar sobre a natureza e sobre si mesmo, sim. Mas sobre os outros, nunca. (Frases de Skinner)
Burrhus Frederic Skinner nasceu em 1904 na capital de Susquehanna, no Estado da Pensylvania, Estado Unido. Concluiu o segundo grau em 1922 e no mesmo ano entrou na universidade Hamilton College. Graduou em literatura inglesa e línguas românticas, em 1926 e foi com essa graduação que Skinner decidiu ser escritor. Resolveu fazer um curso de pós graduação em Psicologia, se inscrevendo no programa de Psicologia Experimental, em Harvard University onde obteve os títulos de mestrado e doutorado.
A palavra chave de sua teoria é comportamento, para Skinner a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos desejáveis ou indesejáveis, sendo que na sala de aula a repetição mecânica deve ser incentivada, por levar a memorização e consequentemente ao aprendizado.
Segundo Skinner a aprendizagem concentra-se na aquisição de novos comportamentos que são obtidos punindo o comportamento não desejado e incentivando o desejado com um estímulo que será repetido até que se torne automático.
A compreensão do comportamento humano apóia-se em seu comportamento operante, onde o papel do professor é criar ou modificar comportamentos para que o aluno faça aquilo que ele deseja
De acordo com Skinner o seu interesse está em compreender o comportamento humano, não em manipulá-lo.
Em seus últimos anos, Skinner atacou a psicologia cognitivista, afirmando que a educação é um modelo que se dá do meio para o indivíduo, e não o contrário.
3.0 PIAGET: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
[pic 2] O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problema. |
|
4.0 LEVY VYGOSTKY: TEORIA INTERACIONISTA
|
Lev Semyonovic Vygostky nasceu no dia 05 de novembro do ano de 1896 em Orsha, recebeu uma educação judaica tradicional e teve oportunidade e incentivo da familia para estudar.
...