PORTFÓLIO UTA: ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Por: PIKUPIKU • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.357 Palavras (6 Páginas) • 1.737 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PORTFÓLIO UTA: ORGANIZAÇÃO ESCOLAR – FASE IV
CAMPO MAGRO
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARCELA GOMES DOBRE, RU 816956, TURMA 2012/08
VERONICA CARLINI, RU 849209, TURMA 2012/08
PORTFÓLIO UTA: ORGANIZAÇÃO ESCOLAR – FASE IV
Trabalho de Portfólio e atividades acadêmicas apresentadas à Unidade Temática de Organização Escolar – Fase IV do Curso de Pedagogia à Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Glacy Marfurte Yatagai
Centro Associado: Campo Magro
CAMPO MAGRO
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 ATIVIDADE 1 – ESTUDO DE CASO......................................................................4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
A Unidade Temática Organização Escolar articula os conteúdos das disciplinas: Sistemas de ensino e políticas educacionais, Organização escolar. Teve por objetivo nos levar à reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de ensino, apresentando-nos referenciais teóricos que possibilitaram refletir sobre o contexto em que a educação está inserida, assim como reflexões que nos remeteram a análise do processo constitutivo da Organização Escolar no Brasil.
Entender os sistemas de ensino nos permite refletir sobre os problemas da atualidade e nos dá condições de apresentar soluções mais promissoras para a superação dos problemas atuais. Assim, conhecendo as leis e diretrizes, podemos compreender como estão organizados, e o que devemos melhorar e aprimorar, para que os recursos da educação façam diferença dentro do ambiente escolar, e que os alunos possam usufruir para uma educação de qualidade.
Compreender a importância da investigação na escola para entender relações dentro do contexto escolar e com a comunidade e perceber, a partir dessa pesquisa, que a escola faz parte de um contexto social mais amplo, sistêmico e que trabalhando juntos escola/comunidade, os resultados atingidos serão muito mais significativos.
Proporcionou-nos compreender a comunidade na qual as instituições de ensino estão inseridas e suas necessidades atuais. Como apresentarmos conceitos inovadores para a área educacional, oportunizando a transposição para práticas inovadoras, e desenvolver, competências técnicas e humanas na área de gerenciamento organizacional das instituições. E ainda entender a importância da atuação do pedagogo no contexto escolar, utilizando de novas ferramentas para uma educação integral e integradora de saberes.
Também contribuiu muito para aprendermos a conviver e respeitar o que há de singular em cada ser humano e o que esta singularidade pode acrescentar no todo.
2 ATIVIDADE 1 – ESTUDO DE CASO
Estudo de caso é uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos. Eles tentam esclarecer uma situação, por meio de estudos que possam descobrir significados e respostas para determinados problemas, no qual estamos nos deparando. Geralmente utilizamos uma investigação qualitativa.
Para a atividade a ser desenvolvida escolhemos o estudo de caso abaixo:
CASO 3:
A escola já havia iniciado o ano letivo e recebeu um aluno para o 5º ano do ensino fundamental, para uma vaga do período integral. Este aluno apresentava problemas comportamentais, onde era bastante agressivo e provocava constantemente os alunos do quarto ano.
Estes alunos, por sua vez, sentiam-se inseridos no contexto escolar, já estudavam juntos há quatro anos, onde também não gostaram da presença do novo aluno e, deixavam esta postura clara no período integral. Desta maneira, fechavam o grupo, não interagindo e nem acolhendo o novo companheiro.
Com o passar da semana, alguns acontecimentos sérios passaram a acontecer, inclusive, violência verbal e física. Você aluno, na condição de coordenadora pedagógica, como agiria para a socialização do aluno novo, bem como para realizar, por parte dos alunos do quarto ano, a aceitação do mesmo?
Estudo do problema:
Primeiramente investigaríamos quais problemas comportamentais esse aluno tem, e qual contexto familiar ele se encontra. Pesquisaríamos um pouco sobre sua vida, depois observaríamos por alguns dias, para entender o porquê das agressões aos colegas.
Em um segundo momento realizaríamos uma conversa amigável com o aluno, deixando que ele expresse seus problemas comportamentais, com os demais alunos. Isso ajudaria para promover uma estratégia de integração eficaz.
No terceiro momento conversaríamos com o restante do grupo, sem o aluno que apresenta os problemas de comportamento, para que eles indiquem o que faz com que eles excluam esse colega, e quais atitudes dele, os desagradam.
Desenvolvimento de estratégia:
Está estratégia envolve ajudar esse aluno com problemas comportamentais em seu grupo escolar, encontrando melhorias que satisfaçam a convivência, relacionamento e necessidades de todos. Abaixo segue uma lista de atividades a serem desenvolvidas, para resolução do estudo de caso:
- Desenvolver rodas de conversas, para que os alunos contem um pouco sobre seu ambiente familiar, suas atividades fora da escola. Isso faz com que todos conheçam um pouco mais dos colegas, e entendam suas atitudes.
- Promover e reforçar, o respeito às diferenças, trabalhar atitudes positivas e negativas, suas consequências (boas ou ruins).
- Trabalhar jogos em duplas, trios e grupos, ajuda no espirito colaborativo e desenvolve a imaginação, amizade, atenção. Trabalhos escritos também podem ser realizados, (pode-se trabalhar os sentimentos).
- Mediar eventuais conflitos que possam acontecer durante as tarefas, sempre promovendo o diálogo e o respeito.
A estratégia proposta no estudo de caso é o companheirismo, por meio das atividades proposta. Assim conseguiríamos inserir este aluno com os demais, fazendo que o resgate do respeito, amizade e admiração pelo próximo seja feito.
O que se espera da escola:
Nas escolas a responsabilidade para uma educação integral é de todos, esse comprometimento deve ser dividido entre os integrantes, quando falamos de gestão democrática, que visa compreender os desafios atuais da educação. Deve ter como guia a Proposta Pedagógica que deve ser formulada com a participação de toda comunidade escolar, pais, alunos, professores, funcionários, diretores e professores. Esse documento deve ser claro quanto à competência de cada integrante para não haver problemas futuros.
...