PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Por: 3888184399 • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.081 Palavras (9 Páginas) • 619 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
ALESSANDRA MARQUES DA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
[pic 5]
Diamantina
2015
[pic 6]
ALESSANDRA MARQUES DA SILVA
[pic 7]
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCILPINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em espaços escolares e não escolares; Educação, Cidadania e Diversidade: relações étnico-raciais; Seminário III
Professores: Cyntia Simioni França; Marlizeti B. Steinle; Sandra M. Vedoato; Vilze Vidotte Costa; Fábio Luiz da Silva; Sandra Regina dos Reis e Taíse Nishikawa.
Diamantina 2015
1 INTRODUÇÃO[pic 8][pic 9]
Perante a diversidade de métodos que está inserido na rotina das escolas,devemos ressaltar que o incremento dessa produção textual defenderá em vários aspectos a todos que ingressaram no curso de Pedagogia,fazendo uma profunda reflexão no que diz respeito a prática de um pedagogo dentro de uma instituição escolar.
Este estudo tem o intuito de pesquisar a importância da contribuição do pedagogo para o processo de inclusão educacional
incorporada á teoria das disciplinas do semestre que são: Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em espaços escolares e não escolares; Educação, Cidadania e Diversidade: relações étnico-raciais.
Sendo assim,este trabalho tem como objetivo ampliar os conhecimentos relacionados aos desafios propostos às atribuições de um pedagogo no dia a dia ao exercer sua função dentro da escola.
Neste contexto faz se necessário um entendimento mais abrangente, de como o uso da tecnologia da informação e comunicação se fazem presente e auxiliam na sua formação profissional promovendo assim, discussões relacionadas nas propostas deste semestre que é “O pedagogo e as práticas inclusivas” investigando os desafios enfrentados por um pedagogo escolar na construção de uma escola inclusiva.
Este trabalho terá como base as propostas apresentadas de modo que traga novas discussões e reflexões, um grande desafio ,diante de temas complexos como a educação inclusiva , que precisa de ações que ofereça uma escola que promova uma educação universalizada e o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, tornando possivel o livre acesso a todos os portadores de necessidades especiais.Partindo deste referencial, apresentarei, nas páginas que se seguem, o relatório das discussões:
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo Kenski (2003,p.18), tecnologia é o ‘’[...] conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento,á construção e á utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade [...].o homem constrói equipamentos ou ferramentas para sua sobrevivência ou conforme suas necessidades.
Baseado nesse conceito,verifica-se que à incorporação das tecnologias á escola beneficia e facilita o trabalho , por tanto é necessário que além das escolas públicas de educação básica serem equipada com laboratórios de informática é fundamental á viabilização e incentivo e à capacitação dos professores, gestores e outros agentes educacionais, para a utilização pedagógica das tecnologias nas escolas e a promoção da inclusão digital.
O pedagogo é aquele que, a partir de um diagnóstico, identifica necessidades e falhas no processo de ensino-aprendizagem; indica metodologias adequadas à situação de cada local; e aponta se, por exemplo, as ações devem ser voltadas para o grupo, para o indivíduo, ou mesmo envolver parceiros externos.
Onde houver processo de aprendizagem, o pedagogo tem com o quê contribuir. (Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, 2005). ANDRÉA SILVANA DOS SANTOS CEZAR1 ELOÂNE BIANCHINI2 ZULEIKA APARECIDA CLARO PIASSA3
Partindo do pressuposto de que a aprendizagem não acontece somente no ambiente escolar, mas em todos os espaços sociais, não é adequado restringir a atuação do educador e em especial do Pedagogo somente nos ditos locais formais onde ocorre aprendizagem.
Existem várias possibilidades de atuação do Pedagogo, demonstrando que a pedagogia não cabe somente ao espaço escolar, mas que ela acontece em todos os espaços sociais onde aconteça a aprendizagem.
A escola deverá elaborar estratégias,que possibilitem a inclusão, orientando professores, demais profissionais e até mesmo as famílias, quanto à importância da inclusão enquanto direito humano garantido por lei.
Assim sendo, verifica-se que uma das funções do pedagogo na escola é orientar, isso faz parte de seu trabalho diante da inclusão escolar, existindo a necessidade de tornar a escola democrática não somente ao considerá-la para todos, mas considerando também a função da família nesse processo.
As pedagogas, nesse contexto, mostram-se preparadas a buscar 4 instrumentos e formas de agir que possibilitem avanços no desenvolvimento da criança,levando em consideração os diferenciações dos indivíduos.
Os alunos que apresentam deficiência e estão incluídos na escola devem alcançar uma educação de qualidade e cabe à escola utilizar de todos os recursos possíveis para facilitar e promover a aprendizagem em busca do atendimento à diversidade.
A inclusão aponta a exaustão de práticas comuns, desenvolvendo ações para mudar e reestruturar seus currículos com a participação da família e toda a comunidade escolar para a efetivação da educação inclusiva na escola e parece ser relevante disponibilizar a formação continuada para os professores.
...