TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  1/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de apresentar a importância da utilização de jogos digitais na prática pedagógica inclusiva. Seu objetivo é oferecer contribuições e aperfeiçoamentos para o processo de formação dos alunos.

A equipe pedagógica deverá elaborar os planos baseados nas necessidades escolares, respeitando as diretrizes comportamentais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dessa forma, crianças que apresentem algum tipo de deficiência ou dificuldade de aprendizagem terão mais chances de aumentar a vida estudantil social e profissional. Os jogos pedagógicos poderão ser trabalhados com atividades que ampliem éticas morais, sociais e valores, e para que estes alunos obtenham êxito em sua carreira os profissionais da educação deverão introduzir jogos que estimulem o processo de ensino e aprendizagem.

2 DESENVOLVIMENTO

A proposta intitulada das ferramentas digitais estimulam os alunos a ampliarem suas habilidades digitais através de propostas pedagógicas e diligencias nas tarefas do cotidiano, dentro ou fora da sala de aula, e que permitem conhecer o mundo através da comunicação e da informação.

Buscaremos, neste projeto, metodologias para auxiliar esses alunos de forma a aperfeiçoar a aprendizagem de maneira dinâmica e completa. As tecnologias digitais na educação transformam o aprendizado e proporciona diversos benefícios tanto para os alunos quanto para os professores, são inovações que aumentam o desempenho proporcionando excelentes resultados.

Através dos jogos digitais é possível promover mais oportunidades, buscando sempre inovações observando o convívio social e cultural. Considerando sempre o publico alvo que são alunos com algum tipo de deficiência, mostrando novos caminhos e assimilando a realidade de cada aluno.

Devido os problemas enfrentados nas escolas muitos alunos têm dificuldade de permanência, pois, grande parte das escolas não está apta para receber os alunos que possuem deficiência ou não possuem acessibilidade para esse atendimento. Há também alguns casos em que esses alunos são desmotivados e possuem baixo rendimento escolar, o que aumenta ainda mais o grau de dificuldade dos alunos. É importante ressaltar que esses alunos devem tornar-se autônomos, com liberdade, consciência critica e responsabilidade, e isso só será possível se os profissionais da educação orienta-los, permitindo seu desenvolvimento na vida social e pessoal.

Diante de grandes desafios enfrentados pela pandemia da COVID-19, podemos produzir debates e reflexões sobre a realidade da escola e possibilidades de reconstituir o Projeto Politico Pedagógico (PPP) e repensar que a escola é um lugar humanizado, resgatando sua convocação para construir conhecimento e superação.

Diversos sistemas foram criados ao longo da pandemia, atividades que antes eram executadas em sala de aula passaram ser transmitida através de telas de computadores, tablets ou celulares. Mas o que pode se esperar do ensino para os próximos anos?

O maior desafio que a escola enfrenta é a incerteza e a insegurança na configuração das aulas, com inovação e urgência de modificação das metodologias utilizadas, os professores tiveram que planejar saídas emergenciais para o desenvolvimento das atividades, de maneira que os alunos não ficassem prejudicados.

O ensino remoto e a inovação das metodologias de ensino foram auxiliados pelas tecnologias digitais, que através da suspensão das aulas presenciais que foram substituídas pela modalidade de ensino distância (EAD), fazendo com que toda a comunidade escolar passasse por um rápido aprendizado sobre novas tecnologias de informação e comunicação, (TICs).

O professor também enfrenta grandes desafios no contexto escolar, desde a dificuldade de se inserir no meio digital, à falta de materiais adequados, principalmente para crianças que possuem algum tipo de deficiência. Outro fator relevante e que influi diretamente no aprendizado do aluno é a ausência dos pais ou responsáveis na vida escolar do aluno, além de outros fatores como a falta de qualificação dos profissionais, dentre outros.

Alguns profissionais tem se esforçado muita para dar continuidade aos estudos e assim proporcionar os alunos uma aula dinâmica e qualificada. Porém, ainda é um desafio enorme, pois a grande maioria dos profissionais não estava preparada para essa inovação, trabalhar com metodologias educacionais através da tecnologia digital. Deve-se pensar ainda em atividades que atendam as necessidades de crianças especiais com educação inclusiva.

O professor tem o papel de pensar nas metodologias a serem utilizadas e na interatividade com todos os alunos, a importância da utilização da literatura, da interpretação e da autonomia para o processo de ensino.

O uso das tecnologias como ferramenta de ensino trás vários benefícios e possibilidades de aprendizado para os professores e para educação de maneira geral, pois, facilita a compreensão e estimula os alunos com novos meios de interação. Permite também que os estudantes estejam atentos e sempre em contato com o mundo tecnológico, aprofundando seus conhecimentos.

Neste momento as ferramentas tecnológicas tem sido de grande importância para que as instituições de ensino continuem a ministrar as aulas remotas, possibilitando a interação dos alunos mesmo distantes da sala de aula. Atualmente, pode-se contar com o fácil acesso aos conteúdos das aulas por meio das tecnologias, utilizando ferramentas como computadores, celulares, tablets, além da presença e o auxilio do educador do outro lado da tela. Essas plataformas sempre caminhavam juntas e com o mesmo propósito de proporcionar conhecimento aos indivíduos.

Devido aos avanços das tecnologias, alguns produtos proporcionam melhorias na vida das pessoas que possuem deficiência, através de melhorias nas condições de vida como a utilização de mouse ocular e visual, bengalas luminosas, pernas robóticas, o stand table, que permite que os portadores de deficiência se locomovam na posição ereta, além de facilitar na prática de exercícios físicos com autonomia e ajuda no fortalecimento dos músculos e melhora a circulação sanguínea pelo corpo e previne a formação de escaras. Há também o guincho de piscina e a cadeira de rodas motorizada que permite a independência dos alunos com deficiência.

E para que haja inclusão de verdade e que possa garantir o sucesso de todos os alunos na escola regular é preciso investir na capacitação dos professores, gestores escolares, alunos, familiares e profissionais da saúde, que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com