PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DA ESCOLA
Por: ouropreto • 26/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.621 Palavras (11 Páginas) • 2.104 Visualizações
Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC[pic 1]
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
www.ubafupac.com.br
CURSO DE PEDAGOGIA
NAYARA SANTOS MONTEIRO BERNARDO SILVEIRA
PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DA ESCOLA
Abril de 2017
Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC[pic 2]
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
www.ubafupac.com.br
CURSO DE PEDAGOGIA
NAYARA SANTOS MONTEIRO BERNARDO SILVEIRA
PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DA ESCOLA
Projeto de Ação Pedagógica de Estágio Supervisionado Em Gestão Pedagógica e Administrativa da escola, apresentado como requisito parcial para aprovação no curso de Pedagogia, sob a supervisão da professora Marília Marota de Souza.
Abril de 2017
- INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado em Pedagogia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá, destinado a gestão escolar, será vivenciado na Escola Estadual Governador Valadares. Situada na, Rua Milton Basílio, nº 100, bairro Bom Pastor cidade de Ubá, Minas Gerais.
A estrutura física da escola é boa e oferece recursos para que os alunos obtenham uma ótima qualidade de aprendizado. A escola é constituída por dois pavimentos, onde se encontram diversas salas, sendo: uma secretaria, uma direção, uma supervisão, sala dos professores, dois banheiros, bebedouros, biblioteca e sala de informática, vinte salas de aulas, com ventiladores, uma quadra para a prática de esportes, um pátio e um refeitório amplo com uma cozinha, onde os alunos possuem um cardápio balanceado que é acompanhado por nutricionista da rede Estadual.
A Escola é mantida pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, que fornece todos os recursos didáticos que são necessários para o funcionamento da instituição como: Datashow, TV, DVD, equipamento de som, livros de literatura, jogos e brinquedos pedagógicos, material esportivo, dentre outros.
A escola atende no período matutino e vespertino, com equipe pedagógica constituída por trinta e oito professoras, uma diretora e duas supervisoras, sessenta e três funcionárias de serviços gerais, e quatrocentos e sessenta e três estudantes.
Justificativa
O estágio curricular é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Funciona como um elo entre a teoria e a pratica, nele esta a oportunidade de conhecer a realidade do dia-a-dia, ao qual o acadêmico escolheu para exercer e entender a realidade que se vive e que irá trabalhar.
Quando falamos em gestão escolar logo pensamos em administração, e em professores e alunos, podemos perceber que dentro da escola encontramos diversas lideranças, atuando cada qual na sua função e que precisam definir suas ações em harmonia, terei como foco neste estagio em identificar as diversas situações da gestão pedagógica e administrativa no ambiente escolar.
- Objetivos
1.2.1 Geral:
- Identificar, vivenciar e analisar a situação de gestão administrativa e pedagógica de uma escola estadual de Ubá/MG.
1.2.2 Específicos:
- Identificar os documentos utilizados para a organização da secretaria escolar.
- Identificar e analisar as principais rotinas da direção e coordenação pedagógica da escola.
- Analisar as principais facilidades e dificuldades da gestão escolar.
- Situação de Ação Pedagógica
Identificação de situações de gestão administrativa e pedagógica da escola.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- Conceitos de Gestão e Administração;
A origem etimológica do termo gestão, segundo Cury (2002, p. 164) vem do “verbo latino gerere, exercer, executar, chamando a atenção para a postura dialógica subjacente ao conceito de gestão como forma de governo da educação em seus distintos níveis e modalidades de ensino”.
A gestão escolar é o meio pelo qual as instituições educacionais são conduzidas e organizadas, tendo em vista os fatores econômicos, políticos, estruturais, pedagógicos, sociais, dentre outros. Para Libâneo (2004, p. 101). “A gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvimento, basicamente os aspectos gerenciais e técnico-administrativos. Neste sentido é sinônimo de administração”.
Entende-se que administração é uma das formas de gestão, pois definem quais metas no caso a comunidade escolar deseja alcançar e quais recursos serão necessários, envolvendo e organizando os colaboradores para o alcance destas metas, além de a realização das atividades corrigindo-as quando necessário.
Administração e gestão não são sinônimos, porém são processos complementares pois processos de gestão bem sucedidos estão intimamente ligados a bons procedimentos de administração.
Isso porque, conforme indicado, bons processos de gestão dependem e se baseiam em processos e cuidados de administração bem resolvida. A administração constitui um conceito e conjunto de ações fundamentais para o bom funcionamento de organizações, por estabelecer as condições estruturais básicas para o seu funcionamento. Daí ser incorporada pela gestão em seu escopo, como gestão administrativa. (LUCK, 2007, p.109-110).
Quando falamos em administração logo pensamos num processo que está geralmente ligado aos processos burocráticos e a gestão relaciona-se com uma proximidade maior entre pessoas, que gera uma maior cooperação nas decisões e resultados, porém administração e gestão devem caminhar juntas, complementando-as mutuamente.
Gestão escolar representa uma grande importância no âmbito educacional, tornando-se cada vez mais evidente a necessidade de que as instituições adotem uma gestão mais democrática e participativa para que haja o desenvolvimento do ensino e da educação como um todo.
...