PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA LEITURA
Por: Kelvin Chaves • 26/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.529 Palavras (7 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: PEDAGOGIA- - LICENCIATURA
SÉRIES: 3ª/4ª
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ATIVIDADES COMPLEMENTARES; DIDÁTICA DO CONTAR HISTÓRIAS; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL; LITERATURA INFANTOJUVENIL; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; PRÁTICA PEDAGÓGICA: ESCOLA E SOCIEDADE.
DESAFIO PROFISSIONAL
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA LEITURA
NOME DO ALUNO
RA:
Cidade\
Outubro\2018
Nome do aluno
DESAFIO PROFISSIONAL
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA LEITURA
Desafio Profissional apresentado à Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento das disciplinas da 3ª\4º série do Curso de Pedagogia.
Tutor a Distância:
Cidade\
Outubro\2018
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 PASSO UM 6
3.1 Leitura de histórias para crianças na educação infantil 6
4 PASSO DOIS 7
4.1 Planejamento das atividades 7
5 PASSO TRÊS 9
5.1 Apresentação dos projetos 9
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
As práticas pedagógicas que possam estimular as crianças a ler e escrever, levando dentro da sala de aula a importância das brincadeiras pedagógicas que levam as crianças ao aprendizado.
Pontuaremos a importância de se trabalhar com histórias infantis, tendo como embasamento alguns autores que falam sobre a importância das histórias na formação da criança. Referente ao processo de aquisição da formação linguística, as histórias oferecem muitos mecanismos para que as crianças possam aprender, proporcionando também a capacidade de compreensão, pois toda história tem poder ou não de cativar o aluno, proporcionando o aprendizado da língua de uma maneira formal e sistemática, mas para isso é necessário que nós como professores estejamos sempre atentos e com criatividade suficiente para extrairmos das histórias momentos ricos e saber encaminhá-las.
Conforme o pensamento de Bujes (2001, p. 21 apud HERMIDA, 2007, p. 227)
[...] a educação infantil precisa ser muito mais qualificada. Ela deve incluir o acolhimento, a segurança, o lugar para a emoção, para o gosto, para o desenvolvimento da sensibilidade; não podendo deixar de lado o desenvolvimento das habilidades sociais, nem o domínio do espaço e do corpo e das modalidades expressivas; deve privilegiar o lugar para a curiosidade e o desafio.
Como prática pedagogia, praticando o desenvolvendo a leitura de contos de fadas para ajudar as crianças na elaboração dos seus conflitos internos por oferecerem várias situações como: (morte, inveja, abandono, velhice), trabalhando também a amizade, o amor e a lealdade.
Faremos alguns encaminhamentos de planos de aula que facilite a aprendizagem dos alunos, priorizando assim a aprendizagem dos alunos na educação infantil.
Palavra-chave: contos para educação infantil
DESENVOLVIMENTO
A possibilidade do aprendizado de uma criança, antes, durante e após da prática da leitura de uma história, mostra a importância da prática para o desenvolvimento geral da criança. Com o tema proposto, tentaremos demonstrar a importância deste momento tão mágico, auxiliando no desenvolvimento da criança. Pois na leitura é possível viver o papel do personagem, interpretar o mesmo, fazendo assim com quem esteja escutando a história e sinta prazer em ouvir a mesma.
Com a introdução de novas maneiras de educar, busca-se sempre uma visão de aprendizado continuo que a criança precisa em seu dia a dia, onde o professor precisa trazer para as aulas inovando suas metodologias.
Para Freud (1973) aspectos extremamente significativos de nosso desenvolvimento pessoal e emocional são determinados durante os primeiros sete anos de vida, desse modo prático inadequadas na educação das crianças resultarão em prejuízos para o seu comportamento quando adulto.
Podemos entender que, as crianças desde o nascimento estão em constante interação com os adultos, que logo procuram imita-las em cada movimento e em suas relações e a sua cultura.
Assim, a criança absorve tudo que aprende observando cada movimento do adulto do seu meio, assim acontece com o professor, quando promove meios que interesse a criança a segui-lo ou aprender tudo que ele explica.
Para Hermida (2007, p. 85):
A partir das interações que estabelece com pessoas próximas, a criança constrói o conhecimento. A família, primeiro espaço de convivência do ser humano, é um ponto de referência fundamental para a criança pequena, onde se aprende e se incorporam valores éticos, onde são vivenciadas experiências carregadas de significados afetivos, representações, juízos e expectativas.
Observando todas as informações, podemos dizer que a criança aprende com o meio, não importando onde ela está inserida sendo que ela está em constante aprendizado e crescimento intelectual.
PASSO UM
Leitura de histórias para crianças na educação infantil
Leitura de histórias
A cotação de histórias constitui-se em uma experiência muito interessante, pois leva a criança a interagir com a contadora de história através de questionamentos como: E agora? O que será que vai acontecer? Por que aconteceu?
Por este motivo, podemos dizer que a criança pode desenvolver seus questionamentos.
...