Paper trabalho acadêmico
Por: Marcia082014 • 14/4/2024 • Trabalho acadêmico • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 114 Visualizações
Neste paper foi abordado a realização do estágio II, realizado no sexto semestre de pedagogia, o projeto de estágio foi sobre a influência da musicalização no desenvolvimento da criatividade e da expressão das crianças no ensino fundamental. O objetivo foi realizar uma reflexão acerca do processo da musicalização, analisando os aspectos inerentes às suas origens, conceitos e especificidades, para que haja maior compreensão sobre suas temáticas. É através da música que muitas crianças conseguem absorver e gravar conteúdos, ajudando também no desenvolvimento da coordenação motora das crianças. Ao fazer o estágio no ensino fundamental, o formando em pedagogia consegue estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, tendo assim, a oportunidade de vivenciar, conhecer e analisar como o profissional do ensino fundamental atua.
Palavras-chave: Benefícios da música na educação. Ensino fundamental. Desenvolvimento cognitivo.
1 INTRODUÇÃO
A musicalização foi escolhida como tema da prática para o estágio depois da cadeira sobre o lúdico e a musicalização no ensino fundamental onde foi percebido que através da música é possível se divertir e aprender. Assim, na prática pedagógica atualmente sugere-se que sejam utilizadas atividades lúdicas como forma de facilitar a motivação da criança, além de sua adaptação e socialização do mesmo seio escolar, visto que, através do lúdico, a criança estando motivada se adapta no ambiente no qual está inserida.
Neste estágio os objetivos foram: conceituar a importância da música no ensino fundamental; refletir sobre a forma de utilização da música na escola; reconhecer a importância das atividades lúdicas musicais no desenvolvimento da infância. De forma mais específicas espera-se verificar se os docentes utilizam técnicas lúdicas no decorrer de sua atuação; identificar as mesmas e descobrir a importância que os professores dão ao lúdico e a musicalização como uma
ferramenta pedagógica.
O estágio foi realizado individual, a prática foi realizado em uma escola municipal da educação que tem ensino infantil e fundamental em irará, que tem horários em dois turnos de funcionamento sendo manhã em meio turno das 7h30min às 11h30min onde funcionam duas turmas, uma do pré I e pré II e primeiro e segundo ano multisseriado. e pela tarde das 13h:00min às 17h:mim são duas turma terceiro ano, e quarto e quinto multisseriado. A capacidade é de 12 alunos por turma,. A escola conta com: 04 professores, 02 funcionárias da limpeza, e 01 diretora.
Fala-se primeiramente sobre a fundamentação teórica utilizada no processo de construção da prática do estágio de acordo com a área de concentração que é a musicalização. Seguido será falado da vivência da prática do estágio II e finalizando as impressões perante a prática e as considerações finais.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Dentre outras metodologias de ensino foi escolhida a abordagem sobre a musicalização como maneira lúdica, prazerosa e divertida de ensinar e aprender. Através da música é possível o desenvolvimento das múltiplas inteligências, da linguagem, do raciocínio, e da construção de cada ser humano.
A música é um elemento eficaz para o ensino em sala de aula, atualmente configura-se como uma importante ferramenta pedagógica no ambiente educacional, pois ela é capaz de fazer com que o ensino seja mais estimulante quando inserida corretamente no processo de ensino e aprendizagem contribui para o desenvolvimento da criança e jovens.
A educação musical da criança inicia-se nove meses antes do nosso nascimento, pois sabemos que a constante infra-sintonia não passa despercebida.
Segundo Bréscia (2003,p.25), a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Ela está presente em todas as culturas nas mais diversas situações.
Em muitas práticas a música na educação infantil tem sido usada para atender a momento da rotina escolar com: como fazer fila; hora do lanche, hábitos
de higiene, e muito mais. Fugindo de certa forma das questões próprias das linguagens musicais, conforme o RCNEI (1998), essas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais, imitados pelas crianças de forma mecânica e estereotipada. A música é uma linguagem universal que transcende barreiras linguísticas e tem o poder de conectar pessoas e evocar emoções profundas.
Além do seu valor intrínseco como forma de arte, a música desempenha um papel importante no desenvolvimento humano, especialmente na educação. Na escola primária, a música desempenha um papel importante, proporcionando às crianças oportunidades únicas para explorar, criar e expressar-se de formas significativas.
favorece o desenvolvimento da sensibilidade, o ritmo, o prazer de ouvir
música, a imaginação , memória, atenção , autodisciplina,
socialização e afetividade. Também contribui para a consciência
corporal e a movimentação, permitindo desta forma que a criança
conheça a si mesmo melhor. (BRESCIA,2023, apud TAFNER,2011, p.89).
As atividades lúdica-musicais favorecem o processo de aprendizagem, pois contém desafios que incentivam a busca por soluções, por meio de raciocínio ágeis. Essas brincadeiras exigem da criança maior rapidez em suas decisões , em virtude do tempo imposto pela música.
É importante também que o professor(a) aprenda música para ensiná-lo, isto é necessário despertar sua própria musicalidade para estimular os seus alunos. Ter
contato com instrumentos
musicais e explorá-los, para instruir seus alunos a utilizá-los é fundamental. Ao contrário do que muitos professores acham, trabalhar com música não é complicado, mas é trabalhoso, pois exige uma preparação maior por parte do profissional e um planejamento com a preparação constante em estabelecer uma linguagem musical adequada e agradável às crianças. (MELO,2011,p.150).
Dentro do ensino fundamental a música pode abranger outras áreas de conhecimento como a dança, a dramatização corporal e o desenvolvimento da linguagem através da musicalização. Essa interdisciplinaridade deve ser incentivada, pois essa mistura traz para a criança autoestima, aceitação de suas capacidades e limitações, ajudando a expressar sentimentos, ideias, valores e auxiliando na comunicação
...