Parada mensal
Por: cacatete • 22/9/2015 • Relatório de pesquisa • 393 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
CRECHE COMEÇANDO APRENDER.
EDUCADORAS: Natália e Edilaine.
síntese da parada mensal.
O encontro se iníciou com a coordenadora Maria lendo o conto do livro contos e lendas da África. O nome do conto era as Duas irmãs.
Após a leitura ela questionou o grupo sobre o que acharam do conto,
se leriam para seu grupo. Algumas educadoras acham o conto muito forte e de difícil línguagem para os alunos.
A coordenadora Janete provoca o grupo, pois temos que ampliar o repertório dos nossos alunos e refletirmos sobre o nosso trabalho em relação a leitura e tamém nós divide em grupo e passa uma tarefa para nós diagnósticar:
- O que vem lendo para as crianças?
- De que forma?
- Quais as dificuldades encontradas?
- Quais as estratégias usam para ampliar o repertório das crianças?
Nós dividimos em grupo e fizemos o diagnóstico. Quando os grupos terminaram teve a socialização das educadoras onde cada grupo expor respostas das perguntas. A coordenadora explica que leitura é diferente de contação de história e da dicas que ao se trabalhar com as histórias longas é
melhor ler em partes, explica que para ampliar o repertório das crianças primeiro temos que saber o que as crianças sabem para depois levar outros gêneros e que temos que ter propósito na leitura.
Realizamos uma segunda tarefa em grupo onde foi feita a leitura do texto: " Leitura na educação infantil". Tinhamos que responder: O que o texto traz que faz vocês pensarem na prática diária? Por quê?
Ao socializar a tarefa a coordenadora Jeane questiona qual parte do texto achamos mais interessante e algumas educadoras dão a sua opinião sobre o assunto, ela faz algumas intervenções que temos que pensar na nossa formação como educador e pessoa, que temos que ser construtivas para a vida, que temos que ter um propósito de leitura.
O encontro nós fez refletir que para que conseguir ampliar o repertório de leitura dos alunos, temos que primeiro mudar o nosso repertório e abrir nossa mente para novos conhecimentos.
...