Parque Euclides Dourado Garanhuns
Por: Polyanna Rachel • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 901 Palavras (4 Páginas) • 357 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
REFERÊNCIAS 7
ANEXOS 8
ANEXO A – Imagens do Parque Euclides Dourado 9
INTRODUÇÃO
Para começar a falar do Parque dos Eucaliptos (Parque Euclides Dourado) um dos pontos turísticos renomados, necessita-se falar um pouco da cidade maravilhosa que ele situa-se – Garanhuns - a cidade “onde o nordeste garoa”.
Garanhuns é um município brasileiro do estado de Pernambuco, o ponto mais elevado, a altitude chega a 1.030 metros. É o principal município do Agreste Meridional, distante 230 quilômetros da capital do Estado. É também conhecida como a Suíça Pernambucana, Cidade das Flores ou Cidade da Garoa, por causa de seu clima agradável no verão e temperaturas baixas no inverno, onde a temperatura média anual é de 21(vinte e um) graus, variando entre 9 (nove) graus no inverno, e podendo chegar a 30(trinta) graus no verão, incomum para o resto da região.
Garanhuns fica sobre sete colinas - Monte Sinai, Triunfo, Columinho, Ipiranga, Antas, Magano e Quilombo. Como se já não bastassem o clima e a paisagem típica das regiões montanhosas, a cidade fica sobre uma reserva hidromineral, onde há várias fontes de água mineral.
O "Festival de Inverno de Garanhuns" (FIG), realizado desde o ano de 1991. É um dos festivais mais conhecidos no estado de Pernambuco, atraindo artistas e turistas devido a seu clima e oferecendo shows gratuitos na época mais fria, que é o mês de Julho.
Destacam-se vários pontos turísticos, um dos principais é o Parque Euclides Dourado (dos Eucaliptos) - É o principal parque urbano de Garanhuns, concentrando vários polos artístico-culturais, durante o Festival de Inverno.
A área de 8 ha (oito hectares) foi convertida em Parque Municipal e Jardim Zoológico, o quinto mais antigo do país, na administração de Euclides Dourado, na segunda metade da década de 20.
Localizado a uma pequena distância do centro, no bairro de Heliópolis, é um lugar agradável e atraente, com a maior parte de sua área ocupada por eucaliptos centenários tornando-o uma das riquezas naturais da cidade. A abrangência dos eucaliptos, o faz ser conhecido também como parque dos eucaliptos.
Ao longo dos anos a administração municipal procurou manter as características de parque municipal, mas de acordo com a visão social de cada gestor, acrescentou funções de lazer, esportivas e recreação infantil, como centro de lazer, sua principal atividade é esportiva é a pista de Cooper a que concentra mais frequentadores.
Acomoda- se também de quadra de futsal e de basquete, campo de futebol, rampa de skate e uma academia de ginástica, instalada em convênio com o Ministério das Cidades. Outra área muito utilizada, sobretudo nos períodos de férias, é o parque infantil (playground). Ainda dispõe de um simpático pombal.
Tema: Parque Euclides dourado (ênfase no Playground)
Conteúdo: Matemática na Educação infantil/Música
Objetivos: Trabalhar o conceito de formas geométricas (circulo, Quadrado, triângulo) / Noção de dentro e fora.
Desenvolvimento: Demonstrar no Playground do parque Euclides Dourado, como as “casinhas” são formadas e onde estão situadas as formas geométricas e quais são elas, dando nome às formas.
Após, explicar brincadeira “porco dentro” e “Lobo fora”. É necessário brincar no espaço do playground em especial nas “casinhas” e assim iniciar a brincadeira com uma criança ou até mesmo a professora fora da (O lobo) e as outras dentro das “casinhas” (Os Porquinhos). Então irão cantar enquanto estão do Lado de fora das casinhas- Lá vamos passear no bosque enquanto o seu lobo não vem, e vão até onde o lobo está e perguntam- Seu lobo esta? E por algumas vezes ele cita que está ocupado, quando ele estiver pronto, as crianças iram correr para o lado de dentro da casa e as que não conseguirem o lobo ira pegar (as que estão do lado de fora).
...