TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos Para Apresentação de Trabalho

Por:   •  5/6/2016  •  Ensaio  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Dicas de Trabalho

1. Apresentação (em um texto seria a “Introdução”) – Apresentar de forma sintética e concisa os pontos mais importantes do projeto, como: seu histórico, o objetivo geral, as metodologias a serem aplicadas, as atividades previstas, os resultados esperados, etc.

2. Justificativa do trabalho – Responde à questão por que executar o projeto. Deve-se fundamentar a pertinência e a oportunidade do projeto como resposta a um problema ou demanda específica. Deve ser contextualizado o problema, em âmbito nacional,regional, e/ou local,  que o projeto se propõe solucionar ou minorar. Deve ser descrita a situação atual e apresentar dados que a caracterizam. Indicar a contribuição do projeto para a solução do problema. Deve conter a caracterização dos interesses recíprocos, ou seja, a relação entre a proposta apresentada e os objetivos e as diretrizes do programa federal, do problema a ser resolvido e dos resultados esperados.

3. Objetivos - É importantíssimo em uma pesquisa estabelecer os objetivos a serem alcançados. Os objetivos indicam o alcance que se pretende atingir ao final da investigação, constituindo-se em ações propostas para responder à indagação que representa o problema. Uma justificativa de trabalho responde o “por quê fazer”; os objetivos respondem a pergunta “para que fazer”. Portanto, a definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização da pesquisa.

Avaliação

Quanto à apresentação oral

  1. Apresentação geral – trata-se da qualidade da apresentação de modo geral. Clareza da proposta apresentada, disposição do grupo, etc. Aqui também será avaliada a clareza. Avaliar a frequência de pausas e hesitações para a organização do pensamento e/ou problemas com a construção linguística. Também é levado em consideração o “espaço de apresentação” – eficiência, pausas, “barriga” na apresentação.
  2. Motivação/Interesse – trata-se do grau de envolvimento com o exercício, o tema e o grupo. Avaliar se o/a apresentador/a analisa, interpreta, relaciona dados, informações e conceitos amplos, tendo em vista a construção de uma argumentação em defesa de um ponto de vista.
  3. Criatividade – escolha de aspectos interessantes para o tema proposto e desenvolvimento atrativo, interessante. Não será avaliada a originalidade do trabalho, o caráter “inédito”. No entanto, qualquer tentativa de plágio fará com que todos os elementos do grupo levem nota ZERO.
  4. Entrosamento em equipe – trata-se da capacidade do /a apresentador/a adequar-se ao grupo; tem como objetivo averiguar se todos os participantes do grupo contribuíram para o desenvolvimento do trabalho e se o grupo foi capaz de trabalhar de forma harmoniosa e eficaz.
  5. Interação – avaliar se há estratégias para envolvimento dos ouvintes, contribuição para o desenvolvimento da conversa, e reformulação/correções para melhor entendimento do assunto pelos ouvintes.
  6. Postura –trata-se da posição física do/a apresentador/a, e de sua atitude “intelectual” quanto ao tema proposto. Avaliar se há envolvimento com o tema desenvolvido através de propostas formuladas e explícitas relacionadas ao tema em questão.

Quanto à comunicação e expressão (oral e escrita)

  1. Adequação gramatical – trata-se do uso de variedade de estruturas (simples e complexas) na discussão do assunto. Avaliar o nível das estruturas utilizadas, a frequência das inadequações na utilização das estruturas e o quanto estas inadequações interferiram na comunicação.
  2. Vocabulário – trata-se do léxico adotado. Avaliação de vocabulário adequado/inadequado para a discussão do tópico;existência ou não de limitações para aprofundar opiniões. Verificar o domínio da norma culta, excessivo uso de linguagem coloquial e gírias.
  3. Expressão/Voz/Pronúncia – trata-se da intensidade do som.  Avaliar se a fala é audível, clara e se o/a apresentador/a consegue expressar-se sem dificuldades, utilizando-se de frases coesas, coerentes e linguagem adequada. Serão avaliados ritmo e entoação, se há inadequações e/ou interferências frequentes que prejudiquem o processo de comunicação.
  4. Adequação acadêmica – trata-se da avaliação do texto escrito, desde correção gramatical até o uso das normas técnicas para apresentação de trabalhos, citações e referências bibliográficas. O texto deverá ainda apresentar os objetivos gerais e específicos do trabalho, bem como, índice, introdução e conclusão.

Quanto às questões técnicas (nas apresentações oral e escrita)

  1. Tema – trata-se da proposta apresentada. Avaliar se o tema desperta curiosidade, se é de interesse geral e adequado à situação formal de aula acadêmica. Verificar se a fonte principal é adequada e se foi explicitada. Não sendo livre a escolha do tema, verifica-se se o tema proposto foi adequadamente abordado.
  2. Compreensão – trata-se do grau de entendimento sobre o tema abordado. Avaliar se o/a apresentador/a “sabe o que está falando”, se está apenas reproduzindo o texto lido, se houve busca em outras fontes.
  3. Argumentação – trata-se da capacidade de discussão dos alunos. O que significa que os alunos serão avaliados não em função de ideias propostas, mas sim em função de como argumentam a favor dessas teses e de como justificam seus pontos de vista.
  4. Bibliografia – averiguação da bibliografia utilizada – se relevante ou não ao tema tratado; ausência ou não de artigos ou livros fundamentais ao tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com