Pavilhao da Criatividade
Por: MariaOlivia • 8/4/2015 • Relatório de pesquisa • 385 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro
Sobre o local
No complexo Memorial da América Latina encontramos o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro fica próximo a rampa de acesso, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade – Barra Funda, São Paulo.
O Pavilhão da Criatividade tem 1.600m² e utiliza largamente a luz natural. O seu formato arrendado imprime leveza e movimento ao conjunto arquitetônico do Memorial.
Existe um acervo permanente de aproximadamente quatro mil peças de arte popular de nove países latino americanos: México, Equador, Guatemala, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia e Brasil.
A variedade das obras vem desde trajes típicos, máscaras, estandartes, instrumentos musicais, objetos de adorno e de uso cotidiano, brinquedos, adereços religiosos e profanos, obras em argila, madeira, esculturas em ferro, fibras, entre muitas outras.
As peças de arte do acervo foram compiladas em agosto de setembro de 1988. A aquisição da coleção foi conduzida por Maureen Brasilliat, seu marido Jacques Brasilliat e o arquiteto Antonio Marcos Silva, profissionais experientes no conhecimento em arte popular, que viajaram para o México, Guatemala, Equador e Peru, países escolhidos por Darcy Ribeiro para compor um acervo inicial, baseado na linha-mestra das grandes civilizações pré-hispânicas e pré-portuguesas.
Sociologia e História
O acervo conta, através de obras dos artistas populares desconhecidos, os costumes e crenças das grandes civilizações latino americanas.
Importante ferramenta de conhecimento que exemplifica as colonizações e seu impacto nas populações.
Nessas disciplinas podemos explorar a história do povo latino americano, incluindo o brasileiro e discorrer sobre a época das navegações, da colonização e pesquisar os povos originais da América.
Despertar nos alunos os fundamentos e consequências das colonizações.
Língua Portuguesa
Pode-se aumentar a curiosidade dos alunos quanto a língua latina, sua proximidade e diferenças através da percepção da colonização portuguesa no Brasil e espanhola no continente sul americano.
Propor trabalho em grupo para “descobrir” palavras e seus significados.
Arte
Com a variedade de materiais utilizadas nas obras pode-se levar os alunos a descobrir suas preferências e possíveis habilidades, lançando um desafio para os alunos retratarem através da arte seu cotidiano, assim como se pode perceber nas peças propostas em seu tempo e espaço.
Matemática e Geometria
Propor a grupos o estudo das linhas do projeto arquitetônico de Oscar Niemayer e discutir o porque o arquiteto utilizou aquelas linhas e proporções e formar grupos propondo a crítica e redesenhar o traçado como forma de pensar incluindo cálculos matemáticos e noções de geometria.
...