Pedagofia
Por: camilasilmara • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.774 Palavras (12 Páginas) • 173 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA
- Ana Paula Pinto da Silva RA 6751363189
- Fabiana Pires dos Santos Bezerra RA 6748355072
- Lucineide da Conceição Barbosa Silva RA 7980714494
- Renata Cavalcante de O. Campos RA 6748341799
- Silmara Camila Pagani Toreta RA 6791415022
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática” sob orientação da professora-tutor Elizangela da Cruz Siqueira dos Santos.
Osasco
2013
Didática – Plano de Aula
Introdução
Organizar as atividades das aulas não é tarefa fácil, por causa da diversidade de métodos, estratégias de ensino e abordagens de conteúdos existentes atualmente.
Se por um lado, dar uma aula sem planejamento é missão quase impossível, um bom planejamento pode oferecer ao professor a segurança necessária para que sua atuação seja eficiente, justamente por delimitar o que será desenvolvido em sala de aula. É aí que entra em ação, o plano de aula.
O plano de aula é a previsão dos conteúdos e atividades de uma aula. Um bom plano de aula abrange além da descrição das atividades e a relação dos materiais necessários para a sua realização, objetivos claros (o que se pretende com as atividades), orientações didáticas e as possíveis intervenções durante o decorrer da aula. Esse processo possibilita ao professor o acompanhamento e no final a avaliação da aprendizagem do aluno.
O plano de aula se articula com o planejamento, que é a definição do que será ensinado num determinado período, de que maneira ocorrerá e de como será a avaliação. O planejamento se baseia na proposta pedagógica de cada escola, que por sua vez, é determinado pela sua linha de atuação e pela realidade na qual está inserida. Portanto, é a partir do planejamento que o plano de aula se estrutura, dando coerência ao trabalho do professor, garantindo assim, uma prática bem fundamentada. Verificaremos a seguir planos de aula voltados para educação infantil com tema dos “Cinco Sentidos”;
Público Alvo
Compõe-se de uma turma de 12 alunos, com a idade de três anos, do maternal da E.E.I. Sabor de Mel.
Suas principais características são: ativos, agitados, realizam atividades diárias de apostilas, três vezes por semana levam lição de casa, a cada uma vez por semana, tem-se aula de culinária e inglês.
Todos já têm autonomia para alimentar-se e ir ao banheiro, aproximadamente por duas horas no dia, têm sono tranquilo.
Esta sala de aula tem a sua disposição caixa de brinquedos, como bonecas, carrinhos entre outros, blocos de monta-monta, rodas de pneus recicláveis, tintas guaches, revistas pra recorte e folhear, livros de contos, vogais ilustradas na parede na altura das crianças, massinhas de modelar, atividades para pintura de giz de cera, canetinha e lápis de cor, produtos pra higienização bucal, televisão, rádio e placas de desenho com regras e combinados.
Dependendo da atividade a ser realizada, esta turma é dividida em dois grupos, a critério de mesclar alunos mais agitados e alunos mais calmos.
Periodicamente, acessam a internet e fazem de sua sala, um cinema com direito a pipoca, onde ficam com a claridade somente da LCD e ao som do filme. Contam com aulas extracurriculares uma vez por semana, de artes marciais, musicalização infantil e culinária.
Tema da Aula
O tema da aula a ser abordado parte dos cinco sentidos, considerando que o ser humano desde o ventre materno, se desenvolve e aprende também por meio de sensações.
Os conteúdos programáticos serão previstos a partir das áreas de conhecimento como:
1- Matemática; contagem numérica com os dedinhos da mão (tato).
2- Movimento; danças através de músicas folclores (audição).
3- Artes visuais; releitura de contos, ilustrado com tinta guache e exposição (visão).
4-Identidade e autonomia; confeccionar com liberdade uma receita de culinária, após orientação do educador e degustar (paladar).
5- Natureza e sociedade; oferecer diversidades de saches de ervas e aromas e com os olhos vendados, identificá-los. (Olfato)
Salientamos que os cincos sentidos, possibilitam capacidades para interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, cheiros...).
Metodologia
Nas últimas décadas, tem se questionado muito o ensino, sobretudo de nossas escolas públicas. Novas técnicas foram introduzidas nas escolas pensando que com elas todos os problemas pedagógicos pudessem ser resolvidos. Fala-se também da necessidade de mudar o comportamento do professor: Mas por quê? Para quê? A educação e o ensino fazem parte do contexto social e, como esse contexto é dinâmica a educação e o ensino também o são. Por isso, o professor precisa estar sempre se atualizando. Sendo assim querem saber sempre mais, conhecer o que é de novo em sua área, para refletir sobre as novas práticas educativas. O planejamento de ensino é a previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização do atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Os procedimentos de ensino devem, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamentos e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando e participando. Por isso, ao escolher os procedimentos de ensino, o professor deve considerar, como critério de seleção, os seguintes aspectos básicos: adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem (o que se pretende atingir com a instrução); a natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se (o que se pretende que os alunos assimilem); as características dos alunos, como por exemplo, sua faixa etária, o nível de desenvolvimentos mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem. E é a partir desses aspectos que se estabelece a forma de ensinar, isto é, se definem formas de intervenção na sala de aula para ajudar o aluno no processo de construção do conhecimento.
...