Pedagogo nas empresas
Por: Claudia Frangiotti • 12/3/2017 • Projeto de pesquisa • 378 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
Por fim, produza um texto de 30 linhas, falando sobre a necessidade de ampliação das funções e habilidades do pedagogo.
As cinco diferenças, citadas por Senge, para diferenciar as organizações que querem das que não têm interesse em aprender são:
1 – Domínio pessoal: enxergar a realidade de forma objetiva: ser capaz de ver o que realmente é. Não há medos ou inseguranças quando essa disciplina é colocada em prática.
2 – Modelos mentais: a pessoa reflita sobre atos e decisões, se molde à realidade, melhorando suas potencialidades.
3 – Visão compartilhada: construir uma equipe onde todos podem opinar, onde há líderes e não chefes, dando a oportunidade de todos participarem, darem suas opiniões.
4 – Aprendizado em equipe: a equipe de funcionários aprende junto, trocam ideias, dialogam, discutem assuntos relacionados à empresa, trocam experiências de práticas e teorias vivenciadas no trabalho.
5 – Pensamento sistêmico: integrar todas as disciplinas para que todos tenham o mesmo pensamento, entender as coisas da mesma forma, uns se socializarem com os outros e ser capaz de aprender uns com os outros.
A necessidade de ampliação das funções e habilidades do pedagogo é por conta das novas possibilidades que se abrem em outros campos de trabalho, como o hospitalar e o empresarial.
No campo empresarial, o pedagogo pode melhorar a área de Recursos Humanos ajudando com treinamentos, melhorando a qualidade de trabalho dos funcionários e o desempenho de cada um.
O trabalho do Pedagogo nas empresas também vai além, quando a empresa está disposta a investir no processo de formação do profissional e o pedagogo auxilia nesses casos, ensinando formas diferentes de trabalhar em equipe, a conviver bem com os demais, etc.
No Empreendedorismo corporativo, o funcionário pode estudar dentro da empresa e o pedagogo valoriza o que ele já sabe, reconhecendo seu desempenho anterior à aprendizagem e melhorando ainda mais seu trabalho.
Isso faz com que a produtividade dê grandes saltos em direção do positivo, com o trabalho de estudar, aconselhar, promover, etc.
O Pedagogo educa de forma construtiva o que o funcionário faz, colocando a teoria na prática no ambiente de trabalho desse e consequentemente o empregado se sente motivado, estimulado a ir a busca de melhora tanto dentro como fora do ambiente do trabalho, melhorando ainda a autoestima, o encontro com si mesmo e o valor a si e ao outro.
...