Piaget Pensadores da Educação
Por: PaulaFerreira96 • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 851 Palavras (4 Páginas) • 147 Visualizações
1. SEMINÁRIO DE DISCUSSÃO
Tema: Os pensadores da Psicologia da Educação – Jean Piaget
Sir Jean William Fritz Piaget é um famoso biólogo, filosofo e psicólogo suíço aclamado por seus trabalhos no campo da inteligência infantil, estudando seu processo de raciocínio buscando entender como o conhecimento evolui. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.
Piaget nasceu em 1896 na cidade de Neuchâtel, que se encontra na Suíça, veio falecer em 1980 com seus 84 anos em Genebra. Em sua infância já se mostrava com uma inteligência fenomenal, aos 11 anos de idade publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino. Piaget então ingressou na faculdade de Biologia, mas posteriormente dedicou-se a área da Psicologia,Epistemologia e Educação.Tem em seu histórico mais de 70 livros e vários artigos acadêmicos lançados.
Ao começar a trabalhar com alguns métodos de psicologia experimental, em crianças com a mesma faixa etária, percebeu que seus erros eram semelhantes uns aos outros e então concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente. Sendo assim, Piaget começou seus estudos experimentais sobre a mente humana e passou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas, enxergando o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa. Este estudo passou a ser chamado mais tarde de epistemologia genética, pois investiga a natureza e a gênese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento. O que poucas pessoas sabem, é que sua teoria foi, em grande parte, baseadas em estudos e observações de seus filhos.
A Teoria Cognitiva propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: os estágios sensório-motor (0 – 2 anos), pré-operacional/pré-operatório (2–7 anos), operatório concreto (8–11 anos) e operatório formal (12 – 14 anos). Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio, deste modo podemos dizer que então que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras por meio de estágios. Para ele as crianças só podiam aprender o que estavam preparadas a assimilar, assim cabendo aos professores aperfeiçoar o processo de descoberta dos alunos, revolucionando assim a teoria pedagógica tradicional autoritária daquela época onde afirmava que a mente de uma criança é vazia, esperando ser preenchida por conhecimento.Na visão de Piaget a capacidade cognitiva humana nasce e se desenvolve, não vem pronta. Assim o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biológico,visto que os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico e organizações do meio ambiente.
Segundo Piaget (PULASKI, 1986), a adaptação é a essência do funcionamento intelectual,é uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. A outra tendência é a organização. Que constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes.Esse processo de adaptação é então realizado sob duas operações, a assimilação e a acomodação.Para que ocorra a implementação dessas operações é importante ressaltar o conceito de Esquema, ou seja,uma estrutura cognitiva, ou padrão de comportamento ou pensamento, que organizam a interação com o meio. Desta forma, estes esquemas são utilizados para processar e identificar a entrada de estímulos, diferenciar e também generalizá-los. Os esquemas não são fixos, mas mudam continuamente ou tornam-se mais refinados.
...