Pinóquio as Avessas Reflexão
Por: RAFAGIGI • 4/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 650 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
UNIP- Universidade Paulista
Instituto de ciências humanas
Curso: Pedagogia
TEMA: _________________
TITULO: ___________________
Nome: Claudia Dionisio / C86GCJ0
Nome:
Nome:
Claudia Dionisio
Rafaella Rocha
Aline Cristina
Titulo:
Professor Orientador: Cristina Rocha
Explicação:
SUMARIO
Introdução:
Desenvolvimento:
Considerações Finais:
Referências bibliográficas:
Este trabalho analisa abordagens caracterizadas pelo livro “Pinóquio as avessas” retrata a reflexão crítica das teorias psicológicas como: abordagem tradicional, comportamental e humanista. As três teorias abordam modelos pedagógicos cada uma com sua metodologia diferente.
Abordagem Tradicional:
Na obra de “Pinóquio as avessas” de Rubens Alves destaca ao longo do texto a pedagogia tradicional que é espalhada na sociedade até os dias de hoje, muitas pessoas ainda acreditam que somente por meio da escola que a criança pode se tornar “alguém na vida”.
Rubens Alves conta a história de Felipe uma criança bastante curiosa que questiona várias coisas, ele é fascinado por pássaros em especial um pássaro azul que comia mamão no qual o nome era desconhecido, por ser uma criança que fazia muitas perguntas desperta uma certa preocupação das pessoas a sua volta, até que a psicóloga de sua escola deu a ele o diagnóstico de distúrbio de atenção por não conseguir presta atenção nos pensamentos que deveriam ser pensados.
Neste livro é destacado pontos importantes referente a educação e aprendizado das crianças na escola, o fato da criança ir à escola não é o suficiente para sua formação como pessoa e profissional, temos de ter experiências sendo por ver os erros dos outros e tomar algum proveito disso, ou até mesmo passando por algumas situações que nos possibilita questionar e acrescentar as nossas experiências vividas no cotidiano, sendo elas boas ou ruins.
A pedagogia tradicional é bem ressaltada nesta obra, os alunos que vão à escola somente para absorver o que lhe é passado pelo professor, como uma tabula rasa, papel em branco, podemos aplicar a expressão educação “bancaria” que foi o proposto por Paulo Freire uma educação que se caracteriza por “depositador” no aluno. As crianças não têm a opção de questionar ou até mesmo interagir com o professor, forma uma ideologia de que o professor é o centro, formando uma população alienada pelo governo.
...