Plano de aula de ciencias
Por: Yasmin Silva Matos • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 738 Palavras (3 Páginas) • 669 Visualizações
Sequência Didática
Faixa Etária: 3º ano ( 8 -9 anos)
Tempo: 1h30
Objetivos:
- Aprender como atravessar um palito de churrasco em uma bexiga sem que ela estoure
Conteúdos:
- Identificar que nas partes superior e inferior a superfície da bexiga é mais grossa, devido à tensão superficial naquela área ser menor.
- Identificar que no meio da bexiga a tensão é maior, sendo assim sentimos que a superfície da bexiga naquele ponto é mais lisa ou sensível.
- Compreender que ao passar óleo no palito você reduz as rugosidades do espeto deixando-o mais liso.
Procedimento (sequência das atividades):
1-A professora devera iniciar a aula com uma bexiga (cheia) e uma palito de churrasco e questionar os alunos: Se eu espetar essa bexiga com esse palito o que vai acontecer? Será que é possível espetar um palito em uma bexiga sem que ele estoure? Levantar essa discussão com os alunos e deixar que eles levantem suas hipóteses.
2-Em seguida dividir a sala em grupos de 4 a 5 alunos e pedir que discutam entre eles suas hipóteses e escolham uma que queiram aplicar, então a professora deve entregar uma bexiga e um palito de churrasco e deixar que eles mesmos testem suas ideias.
3- A professora então ira demonstrar a experiência, mas sem explica-la , e pela observação deixar que os alunos discutam novamente e levantem outras hipóteses, nessa hora pela demonstração da professora, provavelmente eles iram perceber que tem um ponto certo em que a bexiga deve ser espetada, mas dificilmente chegaram a conclusão de que o palito tem óleo.
4- A professora então entregara uma nova bexiga para os grupos, e pedira para os alunos passarem o dedo sobre a parte do meio da bexiga (onde a superfície da bexiga está mais esticada) e nas partes inferior e superior (onde a bexiga é furada com o espeto), e perguntar se eles sentem alguma diferença nas superfícies destas áreas? Discuta com os alunos está questão e os ajude a concluir que nas partes superior e inferior da bexiga a superfície da bexiga é mais grossa, e isso é devido à tensão superficial naquela área ser menor. Já no meio dela a tensão é, sendo assim sentimos que a superfície da bexiga naquele ponto é mais lisa ou sensível.
5- Em seguida irá entregara uma bexiga novamente para cada grupo e pedir para que espetem a bexiga na parte superior e inferior e observarem o que acontece, as bexigas iram estourar, então a professora deve questionar os alunos será que existe mais algum detalhe a ser observado? O que mais vocês acham que deve ser feito? , pode ser que alguém levante a hipótese de ter algo diferente no palito que a professora usou, a mesma deve questiona-los do que pode ser? Se nenhum aluno chegar à resposta, a professora deve passar o palito que ela utilizou para realizar a experiência de grupo em grupo até que alguém descubra qual é a diferença. Então questionar os alunos o porquê do óleo no palito? Levantar uma discussão e auxiliar até que eles cheguem à conclusão certa, de que o óleo serve para reduzir as rugosidades do espeto e deixa-lo mais liso.
6- Entregar uma bexiga e um palito de churrasco passado óleo para cada aluno e deixar que eles realizem a experiência.
Avaliação:
A avaliação será realizada por meio de registros de observação e participação dos alunos. Serão observados e registrados os seguintes pontos:
O aluno se interessou pela experiência?
( ) sim ( ) não ( ) parcialmente
O aluno participou das discussões propostas ?
( ) com destreza ( ) com dificuldade ( ) parcialmente ( ) não se interessou
O aluno aprendeu como atravessar um palito de churrasco em uma bexiga sem que ela estoure?
...