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Plano de curso

Por:   •  20/9/2016  •  Resenha  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

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A Referida pesquisa vem abordar as criticas reprodutivas da educação, cujo o autor citado é Pierre Bordieu onde apontava a educação como reprodução da sociedade capitalista, dando ênfase a educação como crítica reprodutivista na sociedade capitalista, a concepção de Bordieu.

A educação como ferramenta de transformação social, uma das principais questões que Pierre levanta em suas análises desrespeito ao papel de democratização que era atribuído as escolas , no sentido de propor que no momento em que todos as pessoas estivessem presentes nas escolas, a sociedade se democratizaria pelo fato de que para essas teorias isto  seria a garantia de que o indivíduo seria bem sucedido na sociedade, devido a simples presença nas escolas. Os estudos de Bordieu vem a demonstrar que as chances entre alunos são desiguais, alguns estariam numa condição mais favorável do que os outros. Para atenderem as exigências, muitas vezes implícitos na escola .Desta forma, Bordieu vem argumentar que o papel de democratização atribuído aos sistemas de ensino no sentido de diminuir a distância entre as classes e grupos é falso.

O pensamento Bordieu, sobre a construção dos consensos é necessário definir alguns conceitos importantes que condizem a sua teoria.

Para ele hábitos é um sistema subjetivo de estrutura interiorizadas esquemas de percepção de concepção e de ação que são comuns á todos os membros do mesmo grupo ou da mesma classe (Bordieu , 1994, p.19) .Essa noção está associada tanto a interiorização de normas e de valores quanto ao sistema de classificação pré-existente as representações sociais.

As teorias critico-reprodutivas surgem enquanto críticas pautadas pelo maxismo ao modelo de educação nas sociedades capitalistas, porém são aplicadas também ao modelo educacional do socialismo real .

Na sociedade atual esta teoria, perdem força uma vez que desconsideram o acumulo históricos de valores e virtude atemporais adquirindo pela escola que transcendem o modelo econômico e politico portanto não é possível a compreensão do modelo de educação na sua totalidade com base nessas teorias.

 Sistema sociais e educação

Ao abordamos uma postura crítica em relação ao papel da escola em determinada sociedade percebemos que no decorrer da história da sociedade humanas fundada sob os mais diversos modelos econômicos percebemos que o modelo da escola sempre foi reflexo e o instrumento de reprodução desde ou daquele sistema especifico tenha ele sido escravagista feudal, capitalista, socialista democrático, fascista ou ditatorial, as teorias  critica reprodutivas são aplicáveis ao modelo capitalista assim também o que são ao modelo socialista. Real vivenciado no leste europeu. Até no final do século XX. Porém com uma diferença enorme. Se por um lado a educação desses países reproduzia um ideal de sociedade concebido pelos teóricos do partido no poder, jamais posto em prática e distante realidade, por outro lado reproduzia o caráter. Ditatorial de verdade única obediente a um regime de controle inerente a esse sistema da ditadura de um partido impossibilitando dessa forma que as teorias críticas reprodutivas, quaisquer outras críticas, e sistema viesse    à   tona.

 A educação como ferramenta de transformação social

As teorias críticas reproditivistas estão pautadas nas afirmações de que a educação sempre reproduz o sistema social na qual está inserida, reproduzindo consequentemente as desigualdades sociais, decorrendo de certa forma um determinismo de classes. As teorias críticas reprodutivas desempenham papel importante para o entendimento crítico das mais variadas sociedades humanas e seus aspectos modelos de educação. Porém hoje, devido as complexidades das mudanças sociais operados pela revoluções técnicos científicos estas teorias perderam credibilidade primeiro por desconsiderar o acumulo histórico de valores em virtude adquiridos pela sociedade que consideramos ante temporais os quais transcendem a qualquer modulo político econômico.

Neste contexto, acreditamos que podemos transcender a partir desta teoria pois se de lado a escola reproduz a injústiça, por outro ela é possível de provocar mudanças. Portanto se a grosso modo a escola reproduz a sociedade e as injustiças sociais, por outro lado ela reproduz também tendência humanistas. Acumuladas ao longo da história da humanidade que devem ser priorizadas e aprimoradas usando a transformação da realidade no sentido de uma sociedade mais justas que resgate sobre tudo a sentido da vida da solidariedade dos principais éticos e de justiça social. Pois a medida em que o homem aprende o mundo que ele é humanizado desta forma, as teorias críticas produtivistas não são aplicadas para entender o processo de educação na sua totalidade.

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