Ponto de Partida Portfólio Mestrado
Por: Patrícia Nascimento Pinto Santana • 25/10/2023 • Dissertação • 1.633 Palavras (7 Páginas) • 196 Visualizações
FP105 – Portfólio I
Ponto de partida
INDICAçõES GERAiS:
O aluno deve elaborar este documento antes de iniciar as tutorias das disciplinas, e nele deve evidenciar e refletir sobre sua realidade atual em relação ao âmbito da Educação. O aluno não deve ter medo de equivocar-se na exposição de seus conhecimentos, tentando ser o mais sincero possível para que mais tarde possa realizar uma retrospectiva, retomando o ponto de partida, e avaliando/valorando por conta própria seu processo formativo. Deve refletir, especificamente, sobre os seguintes aspectos:
Experiências formativas e profissionais relacionadas à Educação
A reflexão do aluno deve abranger as experiências formativas e profissionais anteriores ao início do mestrado, relacionadas ao âmbito da Educação e consideradas realmente significativas, justificando.
Deve levantar as seguintes questões:
Quais experiências formativas e/ou profissionais foram especialmente relevantes?
Por que são consideradas relevantes?
O que acrescentaram à formação?
MUITO IMPORTANTE: Não se trata de enumerar simplesmente e compilar em uma lista todas as experiências formativas e/ou profissionais como em um currículo; o aluno deve fazer referência às experiências que considera especialmente significativas, elaborando um discurso estruturado e reflexivo, como se explica anteriormente.
Representações e crenças iniciais sobre a educação
O aluno deve refletir sobre as crenças e representações que possui em relação à Educação antes de iniciar o curso. Deve levantar aspectos como:
Como entendo atualmente a Educação?
Como concebo o processo de aprendizagem?
Qual a função acredita que devem desempenhar as TIC no campo educacional?
Quais as funções que acredita que devem desempenhar os professores e os alunos no processo de aprendizagem?
Necessidades de formação
Como o enunciado indica, o aluno deve recapitular suas necessidades de formação ao início do mestrado. Deve levantar as seguintes questões:
Neste momento inicial, que carências são possíveis identificar na formação e/ou na atuação como professor no campo da educação?
O que é possível observar a partir das experiências formativas e/ou profissionais prévias na área da educação?
Quais os desafios que se apresentam?
Expectativas de formação
Como o enunciado propõe, o aluno deve recapitular suas expectativas de formação em relação ao mestrado que será iniciado. Deve levantar as seguintes questões:
O que espero deste curso?
Que metas e objetivos foram estabelecidos para as diferentes etapas que compõem o programa?
Quais são os objetivos profissionais?
MUITO IMPORTANTE: As perguntas não devem aparecer no seu texto, elas são apenas para nortear a reflexão de vocês em cada um dos itens. Vocês podem realizar no formato de texto ou estruturar reflexão de vocês nos quatro tópicos principais.
Esta entrega é uma atividade de auto reflexiva, na qual a entrega não terá revisão e nem qualificação.
Este documento deve atender os seguintes requisitos formais:
- Extensão: 6 páginas, no máximo (sem contar instruções e enunciados).
- Tipo de letra: Arial.
- Tamanho: 11 pontos.
- Entrelinhas: 1,5.
- Alinhamento: Justificado.
O trabalho deve ser realizado neste documento Word e deve-se seguir o procedimento oficial de entrega. Em nenhum caso deve ser enviado através do correio ao professor.
Lembrando que os trabalhos que não atendam as condições de identificação não serão corrigidos.
Nome completo: patricia nascimento pinto santana
Usuário: BRFPMME4719998
Nome completo do(a) professor(a): Kathilça souza
data: 15/10/2023
Em cumprimento a atividade proposta, venho registrar as experiências vivenciadas, durante o período de formação, e, no decorrer de minha carreira profissional.
No Curso de Formação de Professores, extinto 2° grau, nos anos de 1987 a 1989, recordo-me, excepcionalmente, de uma professora, de Língua Portuguesa, que marcou muito o meu processo formativo, pois sempre trazia a tona, temas a serem debatidos, referentes a nossa futura profissão. Incitando-nos a fazermos reflexões sobre a importância de nosso papel em formar cidadãos críticos, que poderiam auxiliar na mudança que transformaria a sociedade, em prol do bem comum. Isso sem deixar de lado, os conteúdos programáticos, aplicando metodologias que ajudavam a nossa compreensão, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Em suas falas, sempre ressaltava, a relevância do uso da didática pedagógica na atuação do professor em sala de aula, mas deixava muito claro, que o domínio de conteúdos também eram importantes, pois sem eles, não haveria condição para concorrer no mercado de trabalho ou conseguir aprovação em concursos públicos.
Algumas experiências foram especialmente relevantes para o crescimento pessoal e profissional, onde cito, o início de minha carreira, como professora, na Educação Infantil, numa escolar particular, no município onde resido, Cachoeiras de Macacu/RJ.
Sem qualquer preparo na área, pois em minha formação, não tive capacitação para atuar em Educação Infantil, me vi entre atividades lúdicas, músicas, muita choradeira por parte das crianças, sem ajudante, tendo que dar colo, carinho, afago, mas com uma vontade imensa em fazer a diferença na vida desses alunos, que estavam dando os primeiros passos na construção do saber.
Algum tempo depois, fui aprovada em Concurso público, como professora do Ensino Fundamental 1, da rede municipal de ensino de meu municipio, assumindo uma turma de 2º ano, com 32 alunos, onde a metade da turma não estava alfabetizada, alguns alunos estavam fora da faixa etária, e havia muita indisciplina.
Foi uma experiência muito desafiadora, pois a indisciplina era um ponto desanimador, e era causada por diversos fatores, como desinteresse, falta de acompanhamento da familia, más companhias, mas principalmente, pela dificuldade de aprendizagem.
...