Por Um meio ambiente melhor
Por: Lannafialho • 8/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.482 Palavras (6 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1]
Nome da unidade de ensino: Pólo Uniderp
Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares; Fundamentos e Metodologia de Ciências; Fundamentos da Gestão em Educação; Educação Especial; Políticas Educacionais.
Nome completo: Ieda Candida Barraca Amorim de Sá
RA: 1299143666
Título da atividade: Desafio profissional/Elaboração de um projeto educacional
Nome do(a) tutor(a) a distância (EAD): Silvia Guilhen Galieta Tait
Cidade: Campo Grande, 16 de novembro de 2016
Título do Projeto: “Por um meio ambiente melhor”
Introdução
A partir da década de 1990, houve um avanço nas políticas educacionais, e neste inclui-se a voltada para a educação especial. Cabe lembrar que a Educação Especial é, segundo a legislação vigente, uma modalidade de educação que não se limita ao atendimento de alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), pois, perpassa todos os níveis e etapas de ensino.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9394/96) traz em seu texto a função da escola em relação à educação especial. Os alunos com necessidades educacionais especiais passam a ser atendidos na escola regular. Tal assertiva trouxe novas possibilidades para o desenvolvimento destes alunos.
Sendo assim, com a obrigatoriedade de matricular o aluno com necessidade educacional especial na escola regular, faz-se necessário e urgente: propor ambientes que o estimulem, oferecer formação continuada para os professores, adquirir recursos materiais pedagógicos que atendam esse aluno ao longo do processo de aprendizagem, elaborar atividades de acordo com a limitação de cada um, e acima de tudo elaborar um currículo que de fato, permita um ensino de qualidade, como prega a Constituição Federal (CF) de 1988, bem como a LDB nº 9394/96.
Diante do exposto, a Escola Estadual Espaço do Saber, propôs a construção de um projeto educacional, envolvendo a comunidade escolar, a família e a sociedade, no desafio da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em vários setores: educativo, social e profissional.
O Projeto proposto, intitulado “Por um meio ambiente melhor”, no decorrer do seu desenvolvimento, buscará por meio das diferentes metodologias, dos recursos materiais, dos espaços escolares, fazer com que a inclusão ocorra, garantindo aos alunos, especialmente aos surdos e aos com Síndrome de Down, além da oportunidade para a aprendizagem sobre a educação ambiental, também o seu desenvolvimento integral.
Em relação ao aluno surdo, a sua construção de uma consciência ambiental inclusiva se afirma pela livre convivência e pelo conhecimento e reconhecimento da diversidade como pluralidade e respeito às diferenças. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), portanto, assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a interação social e a constituição da própria personalidade. A interação familiar possibilita a aquisição de valores culturais e morais imprescindíveis na formação da pessoa cidadã. (MARCHESI, 1987, p. 45-46)
Objetivo Geral
- Garantir aos alunos com necessidades educacionais especiais oportunidades para se apropriar do conhecimento científico, bem como compreender a importância sobre a inclusão em diferentes espaços sociais.
Objetivos específicos
- Promover a educação ambiental.
- Estimular a consciência ambiental nos alunos.
- Propiciar o envolvimento entre os alunos com e sem deficiência e os demais profissionais da escola.
- Sensibilizar os alunos sobre as dificuldades e potencialidades das pessoas com necessidades educacionais especiais.
Público Alvo: alunos do 8º ano do ensino fundamental
Metodologia
Atividades na escola
As atividades desenvolvidas serão realizadas por todos os alunos da turma, inclusive o aluno surdo e o com Síndrome de Down. Em todas as atividades haverá o intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), pois, faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este intérprete explicará os conteúdos que serão ensinados.
Aulas de Ciências
- Aula expositiva (participação do intérprete): Explicação em sala de aula sobre o projeto: sua relevância, seus objetivos, o conteúdo que será trabalhado.
- Aula expositiva (participação do intérprete) com apresentação de diferentes imagens sobre o meio ambiente: Explicação em sala de aula sobre o que é e qual a importância da educação ambiental nas escolas.
- Palestra com o ambientalista João Medeiros: Palestrar sobre a importância da educação ambiental nas escolas. O palestrante abordará vários temas, entre eles: a interferência do homem no meio ambiente e as consequências a curto e em longo prazo.
- Trilha ecológica: visitar um ambiente natural em que a água seja abundante, para os alunos relacionarem o ciclo da água, a poluição e as consequências de atitudes irresponsáveis para o próprio ser humano. Por meio da trilha ecológica ampliaremos a consciência ambiental dos alunos, bem como a sua compreensão do meio ambiente.
Aulas de Língua Portuguesa
- Produzir um texto de no máximo 20 linhas acerca do que entenderam sobre o conteúdo da palestra.
- Vídeo: Documentário sobre a Poluição das Águas. PLANETA ÁGUA (Série Exibida no Fantástico)
- Produzir o próprio vídeo sobre o tema “Poluição da água”
Aulas de Artes
- Elaboração de um painel com os seguintes itens: poluição e desperdício da água.
- Apresentar em forma de peça teatral uma situação envolvendo o tema “ÁGUA”. – Foco: Evitar o desperdício.
Recursos Materiais
Notebook, caixa de som, internet, papel almaço, rolo de papel manilha, canetas coloridas, caderno.
Atividades que envolverão os alunos, a sua família, a comunidade e empresas no entorno da escola
- Palestra de Sensibilização: Deficiência e Inclusão Social a ser realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio dos técnicos do Núcleo de Educação Especial. Para a palestra serão distribuídos convites para os pais e/ou responsáveis dos alunos de toda a escola, bem como para os moradores e empresas localizadas no seu entorno. O convite para as empresas se dará pelo fato de conscientizar sobre a importância da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho.
- Convidar as empresas no entorno da escola para assistirem ao vídeo “Reportagem - Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho em Lavras”. Após assistirem ao vídeo, abriremos um debate entre os donos das empresas, os alunos, professores e funcionários da escola. O foco do debate será sobre a importância da inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho.
- Convidar uma vez por bimestre três pais de alunos que tenham necessidades educacionais especiais para palestrarem sobre as dificuldades que seus filhos têm no dia a dia, como por exemplo, na acessibilidade, no relacionamento pessoal, ente outras, bem como os avanços que obtiveram com as Políticas educacionais voltada para a inclusão. Para esta palestra, todos os alunos da escola serão convidados. Ao final, deve-se abrir para um debate entre os alunos e os palestrantes.
Resultados esperados
Com a realização do projeto “Por um meio ambiente melhor”, queremos divulgar e debater temas de grande relevância social, isto é, multiplicarmos o conhecimento acerca da educação ambiental, bem como da inclusão das pessoas com necessidades especiais no ambiente escolar, no mercado de trabalho, enfim, na sociedade.
...