TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Um meio ambiente melhor

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Nome da unidade de ensino: Pólo Uniderp

Curso: Pedagogia

Disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares; Fundamentos e Metodologia de Ciências; Fundamentos da Gestão em Educação; Educação Especial; Políticas Educacionais.

Nome completo: Ieda Candida Barraca Amorim de Sá

RA: 1299143666

Título da atividade: Desafio profissional/Elaboração de um projeto educacional

Nome do(a) tutor(a) a distância (EAD): Silvia Guilhen Galieta Tait

Cidade: Campo Grande, 16 de novembro de 2016

Título do Projeto: “Por um meio ambiente melhor”

Introdução

A partir da década de 1990, houve um avanço nas políticas educacionais, e neste inclui-se a voltada para a educação especial. Cabe lembrar que a Educação Especial é, segundo a legislação vigente, uma modalidade de educação que não se limita ao atendimento de alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), pois, perpassa todos os níveis e etapas de ensino.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9394/96) traz em seu texto a função da escola em relação à educação especial. Os alunos com necessidades educacionais especiais passam a ser atendidos na escola regular. Tal assertiva trouxe novas possibilidades para o desenvolvimento destes alunos.

Sendo assim, com a obrigatoriedade de matricular o aluno com necessidade educacional especial na escola regular, faz-se necessário e urgente: propor ambientes que o estimulem, oferecer formação continuada para os professores, adquirir recursos materiais pedagógicos que atendam esse aluno ao longo do processo de aprendizagem, elaborar atividades de acordo com a limitação de cada um, e acima de tudo elaborar um currículo que de fato, permita um ensino de qualidade, como prega a Constituição Federal (CF) de 1988, bem como a LDB nº 9394/96.

Diante do exposto, a Escola Estadual Espaço do Saber, propôs a construção de um projeto educacional, envolvendo a comunidade escolar, a família e a sociedade, no desafio da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em vários setores: educativo, social e profissional.

O Projeto proposto, intitulado “Por um meio ambiente melhor”, no decorrer do seu desenvolvimento, buscará por meio das diferentes metodologias, dos recursos materiais, dos espaços escolares, fazer com que a inclusão ocorra, garantindo aos alunos, especialmente aos surdos e aos com Síndrome de Down, além da oportunidade para a aprendizagem sobre a educação ambiental, também o seu desenvolvimento integral.

Em relação ao aluno surdo, a sua construção de uma consciência ambiental inclusiva se afirma pela livre convivência e pelo conhecimento e reconhecimento da diversidade como pluralidade e respeito às diferenças. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), portanto, assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a interação social e a constituição da própria personalidade. A interação familiar possibilita a aquisição de valores culturais e morais imprescindíveis na formação da pessoa cidadã.  (MARCHESI, 1987, p. 45-46)

Objetivo Geral

  • Garantir aos alunos com necessidades educacionais especiais oportunidades para se apropriar do conhecimento científico, bem como compreender a importância sobre a inclusão em diferentes espaços sociais.

Objetivos específicos

  • Promover a educação ambiental.
  • Estimular a consciência ambiental nos alunos.
  • Propiciar o envolvimento entre os alunos com e sem deficiência e os demais profissionais da escola.
  • Sensibilizar os alunos sobre as dificuldades e potencialidades das pessoas com necessidades educacionais especiais.

Público Alvo: alunos do 8º ano do ensino fundamental

Metodologia

Atividades na escola

As atividades desenvolvidas serão realizadas por todos os alunos da turma, inclusive o aluno surdo e o com Síndrome de Down. Em todas as atividades haverá o intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), pois, faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este intérprete explicará os conteúdos que serão ensinados.

Aulas de Ciências

  • Aula expositiva (participação do intérprete): Explicação em sala de aula sobre o projeto: sua relevância, seus objetivos, o conteúdo que será trabalhado.
  • Aula expositiva (participação do intérprete) com apresentação de diferentes imagens sobre o meio ambiente: Explicação em sala de aula sobre o que é e qual a importância da educação ambiental nas escolas.
  • Palestra com o ambientalista João Medeiros: Palestrar sobre a importância da educação ambiental nas escolas. O palestrante abordará vários temas, entre eles: a interferência do homem no meio ambiente e as consequências a curto e em longo prazo.
  • Trilha ecológica: visitar um ambiente natural em que a água seja abundante, para os alunos relacionarem o ciclo da água, a poluição e as consequências de atitudes irresponsáveis para o próprio ser humano. Por meio da trilha ecológica ampliaremos a consciência ambiental dos alunos, bem como a sua compreensão do meio ambiente.

Aulas de Língua Portuguesa

  • Produzir um texto de no máximo 20 linhas acerca do que entenderam sobre o conteúdo da palestra.
  • Vídeo: Documentário sobre a Poluição das Águas. PLANETA ÁGUA (Série Exibida no Fantástico)
  • Produzir o próprio vídeo sobre o tema “Poluição da água”

Aulas de Artes

  • Elaboração de um painel com os seguintes itens: poluição e desperdício da água.
  • Apresentar em forma de peça teatral uma situação envolvendo o tema “ÁGUA”. – Foco: Evitar o desperdício.

Recursos Materiais

 Notebook, caixa de som, internet, papel almaço, rolo de papel manilha, canetas coloridas, caderno.

Atividades que envolverão os alunos, a sua família, a comunidade e empresas no entorno da escola

  • Palestra de Sensibilização: Deficiência e Inclusão Social a ser realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio dos técnicos do Núcleo de Educação Especial. Para a palestra serão distribuídos convites para os pais e/ou responsáveis dos alunos de toda a escola, bem como para os moradores e empresas localizadas no seu entorno. O convite para as empresas se dará pelo fato de conscientizar sobre a importância da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho.
  • Convidar as empresas no entorno da escola para assistirem ao vídeo “Reportagem - Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho em Lavras”. Após assistirem ao vídeo, abriremos um debate entre os donos das empresas, os alunos, professores e funcionários da escola. O foco do debate será sobre a importância da inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho.
  • Convidar uma vez por bimestre três pais de alunos que tenham necessidades educacionais especiais para palestrarem sobre as dificuldades que seus filhos têm no dia a dia, como por exemplo, na acessibilidade, no relacionamento pessoal, ente outras, bem como os avanços que obtiveram com as Políticas educacionais voltada para a inclusão. Para esta palestra, todos os alunos da escola serão convidados. Ao final, deve-se abrir para um debate entre os alunos e os palestrantes.  

Resultados esperados

Com a realização do projeto “Por um meio ambiente melhor”, queremos divulgar e debater temas de grande relevância social, isto é, multiplicarmos o conhecimento acerca da educação ambiental, bem como da inclusão das pessoas com necessidades especiais no ambiente escolar, no mercado de trabalho, enfim, na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com