Port. Individual 8º semestre Unopar Pedagogia
Por: 07111989 • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 733 Palavras (3 Páginas) • 873 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado através da análise do diagnóstico da Escola “Paulo Freire”, a qual apresentava diversos problemas relacionados, inclusão de alunos com deficiência, a elaboração e participação de toda comunidade escolar no Projeto Politico Pedagógico da escola , ao processo de ensino e aprendizagem e evasão de alunos da EJA e o formação continuada de professores.
Assim a partir de tal análise, buscou-se elencar algumas medidas que poderiam auxiliar na solução de tais problemas.
DESSENVOLVIMENTO
Vejamos algumas medidas que poderiam ser adotadas visando a solução de tais problemas.
1- Não se pode conceber a questão da Educação Inclusiva na escola sem pensar antes formação do professor e em práticas educativas diferenciadas como a utilização de salas de recursos multifuncionais para organização de materiais que eliminem barreiras e que faça a mediação do ensino. A escola precisa preparar-se e organizar-se, professores, diretores e funcionários precisam agir coletivamente para que a inclusão nesta escola de fato aconteça. Pois ainda que se pense o crescente reconhecimento da necessidade de atendimento prioritário a estes alunos, esta prática ainda não é muito difundida em nossas escolas, o que costuma acontecer é esses alunos ficarem isolados. Com a colaboração de todos e a mudança no ambiente escolar, a interação, enriquecera a capacidade intelectual do aluno, sua autoestima e autonomia.
2- Ensinar adultos exige do professor o domínio de novos saberes docentes ou saberes profissionais, apoiados por saberes práticos adquiridos pela experiência. A resolução 01/2000 do Conselho Nacional de Educação, fala em necessidade de formação específica para atuação na área, mas, só recentemente isto foi reconhecido. O professor que irá assumir uma turma de EJA em concordância dos prescritos legais deve proporcionar situações diversificadas de aprendizagem que contribuam para o exercício pleno da cidadania. Precisa lembrar que o aluno da EJA é fruto de um processo social excludente, construído ao longo da história. Assim, precisa ajudá-lo a perceber os conhecimentos que já fazem parte da sua vida e auxiliá-lo no processo de apropriação, construção e transformação do conhecimento. Quanto à metodologia, deve buscar situações de aprendizagem pertinentes e adequadas ao ensino na EJA, tendo um olhar interdisciplinar que conduza a uma maior interação entre professor-aluno, trabalhando de forma a qualificar o ensino, visando com isto a autonomia do aprendizado.
3- O PPP pode auxiliar na superação das dificuldades escolares a fim de organizar e planejar o trabalho administrativo-pedagógico, buscando soluções para os problemas diagnosticados. Deve traduzir a visão, a missão, os objetivos, as metas e as ações que determinam o caminho do sucesso e da autonomia a ser trilhado pela instituição escolar e caminhos para superação das dificuldades constatadas durante o ano escolar. É importante também que a comunidade escolar tenha conhecimento das diferentes possibilidades de se gerir uma escola e tenha clareza, compreensão, de tudo que está envolvido para se empreender uma gestão participativa. Assim, todos se sentirão comprometido com o sucesso escolar.
...