Portifólio de Estágio 3º Semestre Pedagogia
Por: Denise Leal • 27/4/2021 • Trabalho acadêmico • 4.031 Palavras (17 Páginas) • 806 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 8
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 10
5 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 12
6 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 14
7 PLANOS DE AULA 16
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
9 REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
A educação está prevista na Constituição Federativa do Brasil no seu artigo 6º, sendo direito de todos e dever do estado e da família, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A educação infantil é de suma importância para o desenvolvimento psicopedagógico de crianças de 0 a 5. As crianças nessa etapa de educação são estimuladas através de brincadeiras e jogos fazendo com que exercitam suas capacidades, sociais, físicas e motoras.
A educação infantil é uma das etapas mais importantes da formação, sendo um direito da criança e dever do estado, ficando obrigado a disponibilizar espaços e profissionais especializados para atendê-los.
Essa etapa da vida escolar que vai da creche aos 05 anos, é decisiva para o bom aprendizado de estudantes e para construção da cidadania, pois é a partir dela que a criança começa existir fora do convívio familiar, tendo que lidar com grandes diferenças, desenvolvendo personalidade, autonomia, laços de amizade e fazendo diversas descobertas muito importante para o seu desenvolvimento.
A Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) expressa que essa fase tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança “em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
A educação infantil é primordial para a aprendizagem. Ela socializa, desenvolve grandes habilidades, promove o lúdico, o ético, a cidadania, capacidades cognitivas, afetivas, relações interpessoais, inserção social e propicia a criança resultados afetivos para toda a vida.
Esse relatório está subdividido da seguinte forma: Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; desenvolvimento que apresenta todo o conteúdo supracitado no decorrer do conteúdo.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
No que tange a leitura do artigo proposto, o texto vislumbra sobre questões pertinentes para o processo de desenvolvimento infantil. Logo, através do artigo é possível identificar a influência da literatura moderna na busca por contribuições para o processo de desenvolvimento infantil.
Logo, mediante a leitura do artigo foi possível identificar alguns aspectos teóricos e conceituais em relação ao processo educacional, em especial o ensino da educação infantil. O artigo de Pasqualini (2010) tem como finalidade viabilizar uma visão analítica e investigativa, sobre as relações de ensino entre a faixa etária de 0 aos 6 anos, considerando o desenvolvimento infantil.
Foi possível entender as questões relacionadas ao desenvolvimento infantil, haja vista que o processo educativo deve compreender as premências da criança, considerando o seu contexto e realidade a qual é inserida, para que assim se possa contribuir com o processo educativo da criança.
Contudo, o professor desempenha um papel primordial no processo de desenvolvimento da criança pequena, devendo assim buscar por considerar nas práticas pedagógicas os aspectos histórico-culturais da criança, para que assim seja possível corroborar com o processo de desenvolvimento da criança.
O artigo de Pasqualini (2010) considera que a psicologia corrobora para o processo de desenvolvimento da criança, considerando ainda os aspectos histórico-culturais como contribuintes para o processo de ensino e aprendizagem conforme as visões de Vigotski, Leontiev e Elkonin.
Por outro lado, o artigo reflete sobre a educação infantil de maneira crítica, vislumbrando sobre o equívoco de muitos sobre a educação infantil, que por vezes era vista como uma mera etapa de preparo para o ensino fundamental, ou seja, o ensino da educação infantil era visto de maneira desassociada, sendo vista inclusivo com pouca relevância.
No entanto, sabe-se que a educação infantil é primordial para o desenvolvimento infantil, é ainda, uma das principais etapas formativas e primordiais para o desenvolvimento do indivíduo, o que remete na necessidade de que essa etapa deve ser bem trabalhada nas escolas.
Contudo, a educação infantil possui valor próprio, logo, o professor deve desempenhar um trabalho relevante para que a criança possa se desenvolver de maneira efetiva suprindo todas as necessidades para o desenvolvimento do potencial da criança.
Diante do que foi dito, Pasqualini (2010) cita Leontiev e Elkonin, compreendendo que os mesmos compreendem que o processo de desenvolvimento infantil deve ser levado em consideração, tendo em vista que a criança pequena e a sociedade a qual está inserida devem estar interligadas para uma prática pedagógica eficiente e eficaz com foco no desenvolvimento. Contudo, as relações da criança com o meio social, e o seu contexto são primordiais para serem considerados em sala de aula.
Nesse sentido as teorias de Vigotski compreendem que para o desenvolvimento da criança é preciso considerar o fator social, bem como o meio social o qual a criança está inserida. Contudo, o professor deve efetivar um planejamento considerando a realidade escolar. Na visão de Leontiev e Elkonin segundo o artigo de Pasqualini (2010) é imprescindível que o professor tenha um olhar investigativo e considere a realidade da criança.
...