Positivismo e a educação
Por: Teodoro Filho Leão • 22/9/2016 • Artigo • 299 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
“A concepção profissionalista dos cursos universitários é o principal entrave a existência de uma verdadeira formação universitária, que tem a função de desenvolver a versatilidade intelectual da pessoa, de criar homens de mentalidade e sensíveis as necessidades dos outros homens de seu tempo”. (Pavianni, 1991)
“No período da ditadura militar no Brasil (1964-1985), no 1°grau, o ensino de história foi substituído pela disciplina de Estudos Sociais e foi introduzida a disciplina Educação Moral e Cívica.
Esse processo leva ‘há uma desvalorização da historiografia e das reflexões sobre a realidade própria do ensino de história, surge uma História factual voltada a ideais nacionalistas e a figura de heróis.” (Baraglio, 2011).
Faça uma reflexão analisando a influência do positivismo na educação a partir das afirmações acima.
Disserte no mínimo 10 linhas e no máximo 20.
Além das mudanças econômicas e sociais a forma em que se encontrava a filosofia e a ciência também influenciaram diretamente o pensamento no século XIX. Dente as diversas linhas filosóficas que refletiam o pensamento Kantiano tínhamos o Positivismo.
Comprova-se através da história que mesmo antes de Conte ser considerado o precursor da corrente positivista, seus ideais já estavam enraizados na sociedade.
Entretanto o positivismo na educação vem para gerar profissionais acríticos de forma a não entender o mundo a sua volta. Assim acreditam e aceitam o que lhes for imposto de acordo com os interesses de terceiros.
Um exemplo claro deste fato foi a extinção da disciplina de história na época da ditadura militar, que foi excluída justamente por estudar a realidade como ela realmente é, com todas suas características positivas e negativas, visando o entendimento coeso dos fatos. Enquanto o Estudo Social traz como base os pensamentos que conduzem a sociedade com profissionais não pensantes, aceitando toda e qualquer alteração dos fatos historicamente reais, ou seja, novamente de acordo com interesses de terceiros.
...