TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Educativas Trabalho Sustentabilidade

Por:   •  26/7/2024  •  Resenha  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 7

        

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: trabalho, sociedade e sustentabilidade.  

        

Paola Bianca Batista Signorini¹

Claudia Maria Vicentini²

Instituto Federal – Rio Grande do Sul –Campus Sertão¹

Instituto Federal – Rio Grande do Sul –Campus Sertão ²

Eixo Temático: Eixo 4 - Tecnologias e práticas educativas em EPT: inclui estudos relativos à relação da EPT com as demais instâncias da sociedade, permeada pelo princípio educativo do trabalho. Elementos como sustentabilidade, novas tecnologias, mudanças no mundo do trabalho, dentre outras, são abrangidos por este eixo. Ainda, abrange estudos teóricos sobre discursos expressos em documentos oficiais e em contexto das práticas educativas na EPT em suas diversas formas de oferta, em espaços formais e não formais. 

Palavras-chave: Tecnologias. Práticas Educativas. Trabalho. Sustentabilidade. Modificações Valorativas.

 

INTRODUÇÃO

O objeto deste estudo se perfaz no âmbito da Educação profissional e tecnológica e se traduz na análise de tecnologias e prática educativas em EPT considerando a relação da EPT com os demais âmbitos da sociedade, observando o princípio educativo do trabalho. Merece destaque que, o estudo em desenvolvimento também analisará a EPT e sua relação com a sustentabilidade, enfatizando a análise sobre novas tecnologias de acordo com a mudança no mundo do trabalho, tendo com o objetivo, a verificação da formas de ofertas das práticas educativas da EPT, considerando os espaços formais e não formais em que elas são desenvolvidas.

Ao se realizar uma caminhada dentro da Formação Pedagógica voltada ao EPT, observou-se a importância do conceito de educação, que possibilita o aperfeiçoamento das atividades de transformação da natureza realizada pelo homem, bem como o aperfeiçoamento dos próprios educandos, tendo a educação uma finalidade para a sociedade. Impacta os presentes estudos, o grande potencial da EPT no Brasil em um momento considerado como a Idade da Complexidade com rápidas transformações no modo produtivo agindo inclusive em implicações ambientais.

        

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

        

        Neste estudo foi utilizada como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, pela qual se tem o objetivo de examinar a literatura científica para levantamento e análise de informações sobre o que já foi produzido sobre o tema pesquisado.  

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Observando a educação e o trabalho dentro do enfoque das origens merece destaque o fato de que, inicialmente o homem se constitui em ser da natureza, o qual difererentemente dos animais, se adapta à natureza, produzindo sua própria vida. Esta attitude de agir sobre a natureza adaptando esta natureza as suas necessidades humanas é o que se denomina trabalho. O trabalho dá condições ao homem par que ele possa continuar a existir, isto, é, produzindo sua própria existência por meio deste trabalho. No início, os autores indicam que o modo de produção era, predominantemente o “comuninsmo primitivo”, pelo qual não existiam classes, a educação dos homens era transmitida por meio das gerações anteriores, até que o homem fixou-se em um lugar, dando azo à propriedade privada.

Nesse momento surge a divisão da sociedade em classes e surge a classe que era a detentora dos meios de produção, e que não precisa trabalhar para sobreviver incorrendo no surgimento também de uma educação diferenciada. A palavra “escola” tem origem grega e significa: lugar do ócio, sendo que a classe dominante, dos proprietários, tinha sua educação desenvolvida na escola, enquanto o povo em geral tinha uma educação básica no próprio processo de trabalho.

Posterirormente, com o deslocamento do processo produtivo que, era campesino, indo para as cidades, as quais se chamavam de “Burgos”, incorreu na criação da indústria e com isso, a constituição de um novo modo de produção, o capitalista-burguês.  Na transposição da idade-média para a idade moderna, a sociedade não mais se fundamenta em um direito natural, passa para um direito positivo, constituído formalmente por convenção contratual, e nesse aspecto é que existe uma noção de Liberdade para que cada um possa dispor livremente sobre a propriedade. Dentro dessa noção é que também se considera o trabalhador como proprietário da força de trabalho vendendo ela para o “capitalista”.

Toda essa digressão histórica se revela necessária para que, se entenda que na sociedade contratual, a qual se fundamenta em relações formais, tendo sua concentração na cidade e na indústria, traz à a educação uma imposição de generalização da escola. Nesse sentido é que se diz que a escolaridade básica deve ser estendida a todos, sendo necessário entender que as formas não escolares de educação têm que ser entendidas inicialmente pela escola, já que, ela consiste na forma mais desenvolvida de educação e buscar uma multidisciplinariedade trazendo à atualidade uma noção de associação à sustentabilidade.

Considerando esse contexto e os esforços mundiais para o atingimento das metas do desenvolvimento sustentável e em um momento acelerado de transformações motivadas pela pandemia da Covid-19, foi possível constatar a necessidade de uma adequação dos projetos das EPT para que as mesmas sejam utilizadas como uma via segura para a efetivação de um desenvolvimento em todos os níveis da sociedade.

 É indiscutível a importância dos cursos técnicos e tecnológicos para a formação profissional e pessoal do indivíduo e para o progresso da nação com a exigência de um acervo mínimo de conhecimentos sistemáticos, sem o que não se pode ser cidadão, isto é, não se pode participar ativamente da vida da sociedade.

A educação profissional e tecnológica deve passar “do reino da necessidade para o reino da liberdade”, fazendo-se urgente a aplicação de novas metodologias e um novo currículo para o desenvolvimento holístico de capacidades e habilidades, não somente se restringindo ao conteúdo disciplinar mas também buscando alcançar e alterar a percepção, a cognição em todos os contextos.

De outro canto, mas, com fulcro em tudo o que já foi indicado antes, necessário observar que uma das práticas educativas e, que engloba tanto o princípio educativo do trabalho como o da sustentabilidade, reside na realização de um planejamento. Observe o ensinamento constante conforme o autor destaca:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (737.1 Kb)   docx (720 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com