Pré projeto artigo Leitura no Ensino Superior
Por: Luanda Melo • 31/5/2015 • Artigo • 901 Palavras (4 Páginas) • 1.537 Visualizações
O ATO DE LER NO ENSINO SUPERIOR
O ATO DE LER NO ENSINO SUPERIOR
Projeto de pesquisa solicitado para avaliação parcial na disciplina Metodologia de Pesquisa Científica, no Curso de Docência do Ensino Superior.
PROJETO DE PESQUISA
1 Tema
O ato de ler no ensino superior.
2 Problema
Como a falta de leitura dos alunos no ensino superior prejudica na sua formação?
3 Hipótese
O tempo dedicado à leitura é inferior ao tempo dedicado à TV, com isso, extrapola o tempo necessário para qualquer outra atividade cultural que o jovem deveria ser exposto.
4 Objetivos
4.1 Geral
Proporcionar uma reflexão sobre o impacto da falta de leitura e o excesso de TV e outros meios de comunicação na vida dos jovens do país.
4.2 Específicos
Contextualizar a importância da leitura com o comportamento leitor no Brasil.
Relatar a relação da televisão com a falta de leitura.
Descrever o processo do hábito de leitura no aluno de ensino superior.
5 Justificativa
Se saber não ocupa espaço o que acontece, então, com as pessoas que cada vez resumem-se e contentam-se apenas com o pouco que lhe é oferecido?
O conhecimento, a visão de mundo e aquilo que carregamos são únicos. Cada um carrega o dom e o conhecimento que adquiriu no decorrer de sua vida. A Ciência da Informação, por sua vez, está sendo desafiada a pensar a globalização do mundo. No fim do século XX, quando se anunciava o século XXI, ela já se defrontava com dilemas que se abrem com a globalização das coisas, pessoas e ideias. Existem processos e estruturas sociais, econômicos, político-educacionais, culturais e outros que apenas começam a ser estudados. Além de abordar a questão regional e nacional, colocam-se problemas novos e fundamentais como sendo uma questão comportamental que requer a atenção de pais e educadores para que as novas gerações não sofram ainda mais com a falta de informação e conhecimento acometidos na atualidade.
A questão comportamental é abordada e pode ser exemplificada de uma forma muito simples: os franceses lêem cerca de sete livros por ano, enquanto no Brasil a média é de um e meio. Nem sequer a segunda leitura é concluída. É muito mais fácil ligar a TV do que abrir um livro para ler.
Essas questões, atreladas a tantas outras, geram uma série de problemas. Aqui serão abordadas alguns aspectos da falta de cultura, de leitura e o excesso do mal uso da televisão.
6 Procedimento metodológico
O artigo terá como base metodológica a experiência educacional do autor, uma bibliografia pertinente ao assunto e uma vasta pesquisa de campo na área da Língua Portuguesa e na dificuldade que os alunos têm para ler e escrever.
7 Revisão teórica
7.1 A importância do ato de ler
A aprendizagem da leitura sempre se apresenta intencionalmente como algo mágico, senão enquanto ato, enquanto processo da descoberta de um universo desconhecido e maravilhoso.
"ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém educa a si mesmo; os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo" - Paulo Freire
7.2 A relação entre a TV e os meios de comunicação e o Ato de Ler
Através do hábito da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades, ou seja, nesse momento temos um “auto educar-se”, promovendo a sua transformação e a do mundo. O livro pode ser considerado como precioso recurso de ensino. No entanto, não é tão popular como o giz, o quadro negro, o lápis e o caderno e muitas. É grande o número de livros editados, com inúmeros títulos diferentes que poderiam ser bem utilizados, concorrer para a melhoria da qualidade do ensino. O que acontece é a substituição, muitas vezes do hábito da leitura, seja em escolas, universidades ou mesmo no convívio familiar, do livro pela TV ou outros meios de comunicação.
7.3 Um problema difícil de resolver
O que se pergunta, dentro de uma dimensão pedagógica é "Como desenvolver o hábito da leitura em nossos alunos quando o professor, na sua formação profissional, não aprendeu os procedimentos pedagógicos para este fim, sendo que ele próprio não possui o hábito da leitura?"
“A motivação para leitura envolve curiosidade e abertura a novos conhecimentos e informações. Os alunos lêem normalmente para as provas e estas leituras são sempre escolhidas pelo professor. Lêem e estudam apenas para passar de ano ou tirar nota, não para aprender”. Pierluigi Piazzi (2007).
...