Pré-projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Cientificado
Por: 101210 • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.226 Palavras (9 Páginas) • 7.730 Visualizações
FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA
CURSO DE PEDAGOGIA
SCHEILA AZEVEDO
SILVIA RIBEIRO
BOI-DE-MAMÃO
Diversidade Cultural
Palhoça,
2016
SCHEILA AZEVEDO
SILVIA RIBEIRO
BOI-DE-MAMÃO
Diversidade Cultural
Pré-projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Cientificado curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça.
Professor: Dr. Adriano Mafra
Palhoça,
2016
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO..................................................................................................................4
2- OBJETIVOS........................................................................................................................5
3- JUSTIFICATIVA................................................................................................................5
4- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................................................6
5- METODOLOGIA...............................................................................................................8
6- BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................9
7- ANEXOS ..........................................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
As danças folclóricas são, de todas as manifestações culturais tradicionais, aquelas mais conhecidas do público. Tanto mais conhecidas que chegam, com freqüência, ao ponto de serem vistas, apresentadas e assimiladas como a única expressão do que se chama folclore. (Cascaes ,2008 p.13).
Na ilha de Santa Catarina, bem como em quase todo o litoral catarinense, a brincadeira do Boi-de-mamão ocorre nos meses de junho, julho e agosto, em apresentações tradicionais.
A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e, por isso mesmo, a mais apreciada dança folclórica da região. Sendo uma das tradições folclóricas mais antigas de Santa Catarina, principalmente nas regiões litorâneas.
Inicialmente, o Boi-de-mamão era denominado de O Folguedo do Boi Falso ou Boi de Pano da Ilha de Santa Catarina e, somente na década de 1930, recebe o nome atual.Muitos outros surgiram depois, de tal forma que hoje existem vários grupos organizados por todo o município de Florianópolis e Região Continental.
Sobre a origem do Boi-de-mamão, segundo a cultura popular, há quem diga que os moradores do litoral que, há muitos anos, usavam-se mamões verdes para confecção da cabeça do boi, de onde teria surgido o termo local e logo se espalhando pelo litoral catarinense. (Cascudo, 1979).
Hoje em dia a cabeça do boi é feita de pano, papel e outras matérias.
A dança do boi existe também no Nordeste e em algumas regiões do Norte do Brasil, chamado de Bumba-meu-boi e Boi-bumbá, sendo uma apresentação mais dramática.
O Boi-de-mamão tem uma apresentação alegre que encanta adulto e crianças.
O seu tema, épico, é a morte e a ressurreição do boi. A ele se junta música que vem com improviso e cantoria, um número variado de personagens, num figurino multicolorido.
- OBJETIVOS
- Objetivo geral
- Identificar e compreender a diversidade cultural do Estado de Santa Catarina.
- Demonstrar as obras artísticas regionais ampliando o conhecimento da cultura popular local.
- Objetivos específicos
- Despertar e desenvolver a socialização pelo folclore boi-de-mamão.
2 JUSTIFICATIVA
Despertar o interesse pela cultura local dos municípios do estado de Santa Catarina, buscando explorar o aspecto sócio cultural, onde possamos aprender e valorizar suas manifestações populares e culturais.
O boi de mamão, e uma brincadeira mais realizada, nas festas mais tradicionais e algumas de suas músicas são de compositores locais, procurando assim fazer com que possamos compreender melhor essa cultura.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Diferentemente das outras brincadeiras que foram trazidas à Ilha de Santa Catarina pelos açorianos, o Boi de Mamão é uma tradição comum a outros estados brasileiros, apresenta diversas variações, com tipos diferentes de apresentação, mas semelhantes na oralidade de sua história. Muitas semelhanças são vistas entre o Boi-de-Mamão e o Boi-Bumbá, ou o Bumba Meu Boi.
Há muitas controvérsias sobre a filiação do boi-de-mamão catarinense. Alguns dizem que descende dos bois de pano do Norte, outro que veio diretamente de Portugal. Em Parintins, Amazonas, por exemplo, dizem que o boi veio da Ilha do Madeira para o nordeste brasileiro. De qualquer maneira, em Florianópolis o folguedo foi chamado durante muito tempo de boi de pano. (Cascaes,2008 p.14)
A história mostra o desespero de Mateus, um vaqueiro simples do interior da Ilha, dividido entre o amor por sua família e por seus animais de estimação.
Maria mulher de Mateus, grávida, está com desejo de comer o coração do boi, que, ao ver seu boi de estimação morto, busca um médico e um curandeiro para ressuscitá-lo. Ao fim, o boi volta à vida, filho de Mateus nasceu e todos comemoram com cantorias e danças.
- Bernúncia: Um “dragão do mal” com uma boca gigante que corre em direção ao público na tentativa de engoli-lo. De acordo com a tradição, Bernúncia seja uma representação “bicho-papão” comeria as crianças desobedientes ou não-batizadas e a criança passaria, então, a fazer parte de seu corpo.
- A cabra: Outra personagem com origem bastante curiosa é a da cabra. Na Espanha, quando o boi nega o combate é gíria comum entre os profissionais toureiros chamá-lo de cabra. Na encenação do Boi-de-Mamão, a cabra entra logo após o boi e representa o touro que não quer lutar. E é nesse momento que a cantoria grita “É cabra, é cabra!”.
- Maricota: Uma mulher muita alta que rodopia e balança os braços, atingindo intencionalmente o público.
Cada bicho tem melodia e ritmo diferentes dos demais, e, conseqüentemente dança e coreografia diversas. Os personagens são confeccionados com pano, esponja, papel maché, arame, madeira e materiais diversos.
O grupo composto de elementos que formam a cantoria é liderado pelo chamador e acompanhado geralmente por uma sanfona e percussão. Embora isso seja raro, o acompanhamento musical é também realizado por um instrumento característico denominado “orocongo” – feito de um coco da Bahia, seccionado e revestido com couro cru, e uma corda de viola, da qual o som é extraído com um arco de madeira, no qual são fixados fios de crina de cavalo – uma espécie de rabeca ou violino.
...