Processo pedagógico
Tese: Processo pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: catex • 7/10/2014 • Tese • 439 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
“O processo pedagógico e o trabalho devem basear-se nos estudos realizados pelas ciências do comportamento, aplicando na prática as contribuições da Biologia, da Sociologia e, principalmente, da Psicologia”
. CONCEITO DE NATUREZA HUMANA - O ser humano é um ser originalmente corrompido (pecado original). O homem deve submeter-se aos valores e aos dogmas universais e eternos. As regras de vida para o homem já forma estabelecidas definitivamente(num mundo "superior", externo ao homem).
3. IDEAL DE SER HUMANO - É o homem sábio (= instruído, que detém o saber, o conhecimento geral, apresenta correção no falar e escrever, e fluência na oratória) e o homem virtuoso (= disciplinado). A Educação Tradicionalista supervaloriza a formação intelectual, a organização lógica do pensamento e a formação moral.
4. EDUCAÇÃO - Tem como função: corrigir a natureza corrompida do homem, exigindo dele o esforço, disciplina rigorosa, através de vigilância constante. A Educação deve ligar o homem ao "mundo superior"que é o seu destino final, e destruir o que prende o homem à sua existência terrestre.
5. DISCIPLINA - Significa domínio de si mesmo, controle emocional e corporal. Predominam os incentivos extrínsecos: prêmios e castigos. A Escola é um meio fechado que prepara o educando.
6. EDUCADOR - É aquele que já se disciplinou, conseguiu corrigir sua natureza corrompida e já detém o saber. Tem seu saber reconhecido e sua autoridade garantida. Ele é o centro da decisão do processo educativo.
7. RELACIONAMENTO INTER-PESSOAL. - A disposição na sala de aula, um atrás do outro, reduz ao mínimo as possibilidades de comunicação direta entre as pessoas. É cada um só com o mestre. A relação professor-aluno é de obediência ao mestre. Incentiva a competição. É preciso ser o melhor. O outro é um concorrente.
8. O CONTEUDO - Ênfase no passado, ao já feito, aos conteúdos prontos, ao saber já instituido. O futuro é reprodução do passado. O saber é enciclopédico e é preciso conhecer e praticar as leis morais.
9. PROCEDIMENTOS PEDAGOGICOS - O conteúdo é apresentado de forma acabada, há ênfase na quantidade de informação dada e memorizada. O aluno ouve informações gerais nas situações particulares.
Ênfase, portanto, no método dedutvo.
10. AVALIAÇÃO: apenas o professor é capaz de avaliar. Avalia-se o desenvolvimento cognitivo,a retidão moral, sendo preterida a dimensão subjetiva efetivo-emocional. O produto final é avaliado, minimizando-se o processo de conhecer. As provas são individuais, rigorosas, sob a fiscalização do mestre, com exames escritos e orais do mestre, sobre a totalidade do estudo acumulado. As questões são do tipo perguntas que exigem uma única resposta possível, aprendida das anotações da aulas e dos livros, com valorização do pensamento convergente. A avaliação é classificatória.
...