Produção textual interdisciplinar individual
Por: Elaine Cristina Santos Mattos • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.797 Palavras (8 Páginas) • 188 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
A CRIATIVIDADE
Taguatinga
30 de Abril de 2015
INTRODUÇÃO
Devido à importância da criatividade para o desenvolvimento pessoal, essa característica vem-se constituindo como tema de interesse de pesquisadores em diferentes áreas, podendo- -se citar, dentre elas, a psicologia, a educação, a filosofia e as artes.
A criatividade nada mais é que o resultado do ser humano com o meio, o homem já nasce criativo só é necessário desenvolver as habilidades que o torne melhor nessa ou naquela área, pois o mesmo se encontra em constante evolução, adaptação. A criatividade é o que desenvolve um potencial do autoconhecimento, levando a um conhecimento qualitativo através do bem estar, da curiosidade, das necessidades pessoais e sociais.
Torna-se importante, assim, destacar o papel que os professores exercem no desenvolvimento criativo, reforçando-se a necessidade de que eles tenham conhecimento da maneira pela qual essa capacidade desenvolve-se, a fim de estarem preparados para identificar esses comportamentos e estimular os alunos em direção às suas possibilidades máximas e aprendendo muito mais com esse aluno.
O trabalho era relatar sobre a diferença e os objetivos de cada fonte de estudo, propor uma ideia sobre criatividade com embasamento teórico e mostra a criatividade no espaço escolar e por fim trazer muitas citações e referências.
DESENVOLVIMENTO
COMPARAÇÃO ENTRE OS DOIS TEXTOS:
O s dois textos pesquisados trás a informação sobre a criatividade e ambos concordam que a criatividade faz parte da potencialidade humana.
Um dos textos é de um livro “Criatividade e processos de criação” escrito no ano de 1977 e se destina a um público de diversas áreas, mas sendo mais eleito para a área de artes. E tem o objetivo de tratar da criatividade como o criar e esse criar não se destina apenas a arte, mas a todos onde o criar e viver se interligam, pois não é um ser isolado e sim elemento de um vasto contexto situado com a problemática social, econômica, política e cultural,melhor dizer, que é considerar os processos criativos na interligação dos dois níveis da existência humana: o nível individual e o nível cultural.
O outro texto é um artigo teórico “O professor e a formação docente: A criatividade e as crenças educativas onde estão?”, escrito no ano de 2012 e se destina ao público dos docentes. E tem o objetivo de refletir sobre a criatividade e as crenças como elementos da formação docente de atuação profissional do professor, pois compreende a criatividade como potencialidade humana. Conforme Torre (2008) descreve como “Século da criatividade”.
Conclui que as necessidades de se investir em formações profissionais, como a do professor, que contemplem as próprias crenças relacionando com a criatividade, para haver uma educação básica mais criativa. Alencar (2007) enfatiza que:
Consideramos de relevância maior, neste final de milênio, que o professor universitário esteja mais atento ao desenvolvimento da capacidade do futuro profissional de pensar de forma criativa e inovadora, algo indispensável neste momento da história marcado pela mudança, pela incerteza,por um progresso sem precedente, e por uma necessidade permanente do exercício da própria capacidade de pensar. Esta nova postura certamente resultará em menor desperdício de talento e potencial humano, como vem ocorrendo em conseqüência das possibilidades limitadas oferecidas ao desenvolvimento e expressões da criatividade no ambiente universitário.
CONCEITO DE CRIATIVIDADE
O conceito de criatividade para Ostrower é o criar como forma, é o poder de formar sempre algo novo e com isso relacionar, ordenar, configurar, significar, sendo assim a capacidade de compreender e esse é um ato criador onde o ser humano se torna capaz de estabelecer então relacionamentos, relacionando e formando. As formas é a percepção, configuração das coisas, das pessoas, dos cheiros, dos sons e entre tantas outras. Sem se dar conta o ser humano se orienta de acordo com as expectativas, desejos, medos e com as atitudes do seu ser mais intimo utilizando a sensibilidade, a consciência, a memória, símbolos, associações e o meio cultural e até mesmo a fala,as tenções e o seu potencial criador, onde o exercer e o compreender vai transparecer em busca de significados.
A busca por ordenações e significados esta a motivação humana de criar, pois o homem cria por necessidade, porque precisa, ele só crescerá com ordenando, dando forma e criando e essa criação é a tradução dos talentos para uma realidade nova e útil, sendo ela para se individualmente ou para a sociedade ou simplesmente cultural.
Para Nunez e Santos a criatividade é o novo, é a produção que gera uma novidade e está vinculada a fatores externos e também a cultura, a história de vida, a personalidade, crenças e experiências sociais/individuais, sendo assim onde a criatividade se traduz em idéias e práticas que conduz a sociedade a refletir sobre as enumeras possibilidades de compreender e realizar gerando então a evolução social. A criatividade é responsável pela motivação e pela mudança do homem na sociedade, por tanto é uma habilidade para gerar novidade, idéias e soluções úteis para resolver os problemas e desafios do dia a dia.
Sanchez (2003) referiu em seus apontamentos à criatividade é uma sublime dimensão da condição humana. É, entretanto na capacidade criativa, que existe a chave da capacidade de evolução da humanidade. O mérito da expressão criativa é fruto da "complexidade", ou seja, é fruto do contexto social no seu desenvolvimento natural e humano. É muito interessante contemplar os efeitos provenientes deste constructo a considerar a capacidade de um indivíduo criativo construir e reconstruir, transformando a nossa realidade. É consensual e gratificante, perceber que todos têm a capacidade criativa, deve ser mais bem desenvolvida.
A CRIATIVIDADE À PRÁTICA DOCENTE NO
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