Projeto Multidisciplinar III
Por: Agatha Angel • 7/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.833 Palavras (12 Páginas) • 311 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Adrielly dos Santos Custódio RA:6505290088
- Agatha Angel Moraes Prado RA: 9978018904
- Jessica Cristina dos Santos Silva Cazarino RA: 6908370434
- Maria José Santos Viana RA: 7091576590
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Jacareí/SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Adrielly dos Santos Custódio RA:6505290088
- Agatha Angel Moraes Prado RA: 9978018904
- Jessica Cristina dos Santos Silva Cazarino RA: 6908370434
- Maria José Santos Viana RA: 7091576590
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Projeto Multidisciplinar III do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Especialista Camila Rocha.
Jacareí/SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------- 4
1. Primeiro Relatório – Resenha: Projeto Educativo------------------------------- 5
2. Segundo Relatório – Síntese------------------------------------------------------------8
3. Terceiro Relatório – Projeto-----------------------------------------------------------9
4. Tabela--------------------------------------------------------------------------------------10
5. Recursos utilizados para desenvolvimento do projeto---------------------------10
6. Sistema de Avaliação--------------------------------------------------------------------11
7. Relatório Final ---------------------------------------------------------------------------12
8. Referências Bibliográficas -------------------------------------------------------------13
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como desafio planejar um projeto educativo.
O desenvolvimento do projeto, tem como objetivo proporcionar as integrantes do grupo a capacidade de refletir criticamente a respeito das diferentes linguagens e entender mais sobre a aprendizagem baseada em projetos.
Com a realização de pesquisas, buscar maiores informações para compreender a estrutura de um projeto e os pressupostos teóricos norteadores desta forma de trabalho.
É importante ressaltar que o papel do professor como mediador nesse processo é fundamental, na tarefa de saber explorar pedagogicamente as potencialidades que o desenvolvimento do projeto propicia para que o aluno construa seu conhecimento.
PRIMEIRO RELATÓRIO – RESENHA – PROJETO EDUCATIVO
De acordo com os autores que foram estudados sobre a pedagogia de projetos, Maria Elizabeth Bianconcini Almeida (1999), diz que o desenvolvimento de um projeto é uma forma de realizar uma prática pedagógica que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias num ambiente de aprendizagem que propicia o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber. Deve buscar informações siginificativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema.
A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, são estabelecidas conexões a partir do conhecimento cotidiano dos alunos, considerando suas expectativas, potencialidades e suas necessidades, sem fragmentação disciplinar. O professor deve provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos no projeto, respeitando os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos, tornando-se parceiro, mediador, orientador e facilitador do processo em desenvolvimento. Cabe a ele também criar um ambiente de confiança, que favoreça a imaginação criativa, a espontaneidade, o questionamento, promovendo a vivência do diálogo da cooperação, da partilha e da solidariedade.
Sobre os fundamentos e as implicações da pedagogia de projetos Maria Elisabette Brisola Brito Prado (2005), fala que a questão é como conceber e tratar a articulação entre as instâncias do projeto que circula frequentemente no âmbito do sistema de ensino, integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizagem construcionista. Existem tres apectos fundamentais que o professor precisa considerar para trabalhar com projetos: A possibilidade de desenvolvimento do seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e a possibilidade de sua mediação pedagógica. Uma realidade com a qual o professor se depara é caracterizada pela chegada de novas tecnologias (computador, internet, vídeo, tv) na escola, que apontam novos desafios para a comunidade escolar, o que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica. Projeto não pode ser confundido com um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de uma tema. É fundamental repensar as potencialidades de aprendizagem dos alunos para a investigação de problemáticas que possam ser significativas nesse processo, o aluno pode ressignificar os conceitos e ampliar seu universo de aprendizagem. Mas o trabalho com projetos não pode ser visto pelo professor nem pela direção de uma escola como uma camisa-de-força, isso pode paralisar as ações pedagógicas e seu processo de reconstrução, pois existem momentos em que outras estratégias pedagógicas precisam ser colocadas em ação para aprendizagem de determinados conceitos. A duração de uma projeto deve ser pensado, pois ele deve ter começo, meio e um fim provisório e a partir desse fim possam surgir novos começos.
...