Projeto Multidisciplinar III
Por: Edln123auia • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.049 Palavras (13 Páginas) • 313 Visualizações
[pic 1]
Pólo: Nova Iguaçu
Curso: Pedagogia
Disciplina: Projeto Multidisciplinar III
Edilene Aguiar Fagundes RA: 8348782231
Joseli Francisco Luis Siqueira RA: 8348782223
Kátia Peixoto Pereira RA: 422889
Sônia Lage Oliveira Alves da Silva
O Trabalhando com Projetos na Educação
Tutora EAD: Gilse T. Lazzari Perosa
Nova Iguaçu, 27/05/2015
INTRODUÇÃO
A realização desta atividade nos permitirá compreender um pouco mais a prática do trabalho de projetos, que é um processo educativo que se contrapõe ao tradicionalismo e visa à construção do aprendizado por meio da integração da comunidade escolar, dos conteúdos curriculares e dos recursos disponíveis, partindo sempre de temas que sejam de interesse e necessidade dos alunos.
Apresentaremos a resenha dos textos informativos sobre a pedagogia de projetos e a relevância do uso das mídias na educação; como também um projeto elaborado a partir de um tema constituído dos vídeos propostos, onde pudemos observar a exploração do trabalho infantil e o prazer e a alegria demonstrada pelas crianças no momento das brincadeiras ou das atividades culturais.
O projeto idealizado para este trabalho tem como proposta evidenciar a importância de se repensar em educação, valorizando e respeitando cada fase da infância. Adequando as propostas pedagógicas ao mundo de interesse e compreensão das crianças, de forma a despertar: sua curiosidade, criatividade, imaginação e prazer pela atividade proposta, possibilitando experimentações, as relações interpessoais e a construção de seu próprio conhecimento. Compreendendo que criança precisa ser vista, tratada e respeitada como criança, independente de sua classe social e que ela não vê, não pensa, não sente e não entende o mundo como o adulto.
RESENHA CRÍTICA
Esta resenha é baseada nas fontes de pesquisa propostas para o desenvolvimento desta ATPS, tendo como tema a Pedagogia de Projetos e as Mídias na Educação.
Promover o aprendizado por meio de projetos possibilita o desenvolvimento integral dos alunos levando-os a sair de sua área de conforto onde são apenas agentes passivos de seus conhecimentos, meros ouvintes e reprodutores dos ensinamentos transmitidos por seus professores.
No projeto pedagógico o aluno, antes passivo, assume o papel de pesquisador, investigador e questionador e o professor o de mediador desse processo, onde não é mais o dono do saber e precisa assumir uma nova postura em relação as suas práticas, trabalhando juntamente com os alunos para o alcance do aprendizado. Levando-os a saírem do pequeno reduto da sala de aula em busca de suas respostas, favorecendo novas experiências, o contato com o “mundo” fora da escola e o prazer de aprender fazendo. Oportunizando o desenvolvimento da autonomia, das relações interpessoais, da criatividade e da cidadania.
No desenvolvimento do projeto os alunos precisam ser vistos e reconhecidos como os autores e perceberem a presença do professor por meio dos questionamentos, das orientações, das observações, dos direcionamentos que os auxiliem na realização do desafio proposto.
O trabalho com projeto permite aos alunos o acesso a variadas fontes de pesquisas e informações, inclusive tecnológicas, que embora não sejam uma linguagem de domínio do professor são muito conhecidas e utilizadas pelos seus alunos. A internet, a televisão, o rádio, os jornais, a mídia em geral, são recursos facilitadores do aprendizado, pois possuem uma linguagem direta e de fácil compreensão, mas precisam estar interligados as ações pedagógicas, sendo utilizados para enriquecer e aprimorar o conhecimento dos conteúdos abordados. A escola tem por desafio integrar as diversas mídias aos conteúdos curriculares, trabalhando com projetos que favoreçam a construção da aprendizagem por meio de experiências e temas significativos aos seus alunos.
O projeto deve favorecer diversas áreas do conhecimento estabelecendo uma relação intrínseca entre elas, de forma a se completarem. Entretanto, nem todas as disciplinas e nem todos os conteúdos curriculares poderão ser contemplados pelo projeto idealizado, portanto a escola não pode ter uma postura rígida e intransigente com relação à prática pedagógica, visto que em tais momentos os professores precisarão desenvolver outras estratégias para promover o aprendizado.
A grande problematização do uso de projetos nas unidades escolares tem sido adequá-los a organização do sistema escolar, em termos de: duração do projeto, o ambiente de pesquisas e o tempo das aulas de cada professor envolvido, como também o engajamento de toda unidade: direção, equipe pedagógica, funcionários, responsáveis e da comunidade a qual a escola pertence. É uma nova concepção de ensino aprendizagem e para ser realizado de forma significativa e com sucesso é preciso haver o desprendimento do tradicionismo e a participação de todos.
...