Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Por: novafisio2012 • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 5.466 Palavras (22 Páginas) • 6.879 Visualizações
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Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia
Orientador: Prof. Talissa Elaine Nunes Irizawa
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LETÍCIA DIVINA ESTEVAM CUNHA[pic 9]
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BRINCANDO DE MATEMÁTICA
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Pedagogia
Orientador: Prof. Talissa Elaine Nunes Irizawa
CUNHA, Letícia Divina Estevam. Brincando de Matemática. 2014. 21f. Projeto de Ensino de Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Morrinhos, 2014.
RESUMO[pic 11]
O tema deste projeto escolar é “Brincando de Matemática” e a linha de pesquisa é docência nas séries iniciais do ensino fundamental. Tendo em vista a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas para o 5º ano do ensino fundamental, buscamos trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, despertando no educando a curiosidade, levando-o aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Nesta perspectiva, este projeto visa contribuir para a melhoria das aulas de matemática, bem como a inovação da pratica educacional docente em busca do êxito na vida educacional do educando proporcionando uma aprendizagem mais significativa, prática e prazerosa. Como tornar o ensino da Matemática mais prazerosa através do jogo? O objetivo deste projeto é dinamizar as aulas de matemática de modo que os alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma lúdica e prazerosa. Para atingir tal objetivo o projeto será trabalhado através algumas atividades que serão desenvolvidas 1uinzamente durante seis meses. A avaliação do referido projeto, será feita através das observações da professora durante a realização das oficinas quinzenais com os jogos, onde serão analisadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos, a aprendizagem dos conteúdos trabalhados, o trabalho em equipe, bem como a apresentação dos alunos na realização da oficina final que será o fechamento do Projeto, onde os alunos trabalharão os jogos compartilhando o que aprenderam no decorrer do projeto com os pais e a comunidade escolar.
Palavras-chave: Matemática. Lúdico. Jogos. Aprendizagem. Habilidades.
SUMÁRIO[pic 12]
1 Introdução.......................................................................................................4
2 Revisão Bibliográfica .....................................................................................6
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................16
3.1 Tema e linha de pesquisa..........................................................................16
3.2 Justificativa.................................................................................................16
3.3 Problematização.........................................................................................17
3.4 Objetivos.....................................................................................................17
3.5 Conteúdos..................................................................................................18
3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................18
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................19
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................19
3.9 Avaliação....................................................................................................19
4 Considerações Finais....................................................................................20
5 Referências...................................................................................................21
- INTRODUÇÃO
O tema deste projeto escolar é “Brincando de Matemática” e a linha de pesquisa é docência nas séries iniciais do ensino fundamental.
Tendo em vista a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas para o 5º ano do ensino fundamental, buscamos trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, despertando no educando a curiosidade, levando-o aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Desta forma, o referido projeto visa levar o aluno a vivenciar tais experiências através de jogos de forma lúdica, estimulando também o processo de interação, uma vez que as atividades serão desenvolvidas em grupo onde os alunos poderão compartilhar o conhecimento e trocar ideias e estratégias tendo o professor como mediador destas atividades.
Nesta perspectiva, este projeto visa contribuir para a melhoria das aulas de matemática, bem como a inovação da pratica educacional docente em busca do êxito na vida educacional do educando proporcionando uma aprendizagem mais significativa, prática e prazerosa.
Como tornar o ensino da Matemática mais prazerosa através do jogo?
O objetivo deste projeto é dinamizar as aulas de matemática de modo que os alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma lúdica e prazerosa.
Para atingir tal objetivo o projeto será trabalhado através do lLevantamento prévio dos conhecimentos matemáticos dos alunos com avaliação diagnóstica e observações diárias; aulas expositivas com uso de cartazes construídos com a participação dos alunos; aulas práticas com uso de materiais concretos tais como: bloco lógico, tangam, ábacos, material dourado, régua, fita métrica, balança, garrafas pet, palitos de picolé, embalagens de produtos e outros materiais reciclados; confecção de jogos com sucata; oficina de jogos com atividades em equipe realizadas quinzenalmente; aula na sala de mídias com uso dos computadores trabalhando o jogo das frações; atividades em grupo; atividades com desafios matemáticos e dinâmicas com jogos.:
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