RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Por: AryanneII • 5/3/2016 • Monografia • 924 Palavras (4 Páginas) • 715 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO
RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Juscilene Neves de Novaes Vieira
Sertãozinho/SP-2015
Juscilene Neves de Novaes Vieira
RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade Anhanguera de Sertãozinho como requisito básico para a conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof. Ms. Sidnei Roberto Fernandes.
SERTÃOZINHO/SP
2015
SUMÁRIO
S
1. INTRODUÇÃO
RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE.
2. Justificativa 10
3. Objetivos _ 11
3.1 geral 1
3.2 específico 1
4.METODOLOGIA DE PESQUISA 2
5. cronograma _ 3
6.referências _ 4
INTRODUÇÃO
A escola, em sua função social, caracteriza-se como um espaço democrático que deve oportunizar a discussão de questões sociais e possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico. Para isso, faz-se necessário que o (a) professor (a) traga informações e contextualize-as, além de contribuir, oferecendo caminhos para que o (a) discente adquira mais conhecimentos. É também um ambiente de sociabilidade entre as crianças, o que acarreta na difusão sociocultural, incluindo as relações de gênero.
Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental na desmistificação destas diferenças, além de ser um importante instrumento na construção de valores e atitudes, que permitam um olhar mais crítico e reflexivo sobre as identidades de gênero, ao invés de ser um lugar de práticas de desigualdades e de produção de preconceitos e discriminações como destaca Louro (1997, p. 57):
Nesta perspectiva, temos a pretensão de que este trabalho colabore de alguma forma com a prática pedagógica nas escolas, oferecendo subsídios para a superação de possíveis entraves na prática docente do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA
A escola tem um papel fundamental na desmistificação destas diferenças, além de ser um importante instrumento na construção de valores e atitudes, que permitam um olhar mais crítico e reflexivo sobre as identidades de gênero, ao invés de ser um lugar de práticas de desigualdades e de produção de preconceitos e discriminações como destaca Louro (1997, p. 57):
Diferenças, distinções, desigualdades... A escola entende disso. Na verdade, a escola produz isso. Desde seus inícios, a instituição escolar exerceu uma ação distintiva. Ela se incumbiu de separar os sujeitos — tornando aqueles que nela entravam distintos dos outros, os que a ela não tinham acesso. Ela dividiu também, internamente, os que lá estavam, através de múltiplos mecanismos de classificação, ordenamento, hierarquização
Por isso, é necessário perceber como são formadas e legitimadas as diferenças de gênero, fazendo com que alunos (as) se identifiquem ou diferenciem-se de acordo com as características socialmente valorizadas e/ou determinadas, ressaltando o papel e o compromisso da escola para a desmistificação das diferenças e preconceitos em relação ao sexo.
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAL
Verificar se acontece de fato a prática docente para a desmistificação de diferenças e preconceitos em relação ao sexo (sexíssimo) em sala de aula.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.2.1. Conhecer o processo histórico destacando-se as definições para os termos gênero, feminismo e sexualidade, ressaltando-se as diferenças entre gênero e sexo, identidade de gênero e estereótipo, bem como sobre as regras de comportamento decorrentes desses valores.
3.2.2. Analisar a Legislação Vigente Brasileira sobre Sexo, Sexualidade e os PCNs.
3.2.3 Analisar informações sobre Relações de Gênero e a postura do (a) docente na vivência escolar
METODOLOGIA DE PESQUISA
No trabalho será realizada uma análise de conteúdo e estudo já publicados sobre as relações de gênero e as contribuições da prática docente em sala de aula.
Também será feito um estudo de ambiente em sala de aula em uma escola no interior do estado de São Paulo, com objetivo de observar as seguintes questões:
- Identificar alguns pressupostos e conceitos associados a relações de gênero e seu tratamento na prática educativa escolar;
- Perceber a postura do(a) professor(a) diante de questões relacionadas às relações de gênero entre os alunos e alunas;
- Verificar questões relacionadas à discriminação e preconceito, igualdade de gênero e padrões de comportamento na escola.
5. CRONOGRAMA
PESQUISA DO TEMA | NOVEMBRO/2015 |
PESQUISA BIBLIOGRAFICA | DEZEMBRO/2015 |
COLETA DE DADOS | JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO 2016 |
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS | ABRIL/MAIO 2016 |
ELABORAÇÃO DO TRABALHO | JUNHO/JULHO 2016 |
ENTREGA DO TRABALHO | JULHO 2016 |
...