RELATÓRIO DE DOCÊNCIA
Por: Samaratalita • 9/6/2021 • Trabalho acadêmico • 3.654 Palavras (15 Páginas) • 180 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SAMARA TALITA ROCHA DE OLIVEIRA - 180108070
CURITIBA
2019
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
SEGUNDA LICENCIATURA PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof.ª Silvana Mildemberg Nunes.
SAMARA TALITA ROCHA DE OLIVEIRA - 180108070
CURITIBA
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 DESENVOLVIMENTO 8
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 10
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 11
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 12
2.4 PARTICIPAÇÃO EM CONSELHO DE CLASSE E/OU REUNIÃO DE PROFESSORES 14
2.5 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 14
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 18
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao Relatório de estágio Supervisionado Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizado na Escola Municipal Professora Thereza Corrêa Machado no município de Pinhais nos meses de março, abril, maio e junho de 2019.
O objetivo principal da prática de estágio é passar da teoria ao exercício, proporcionar a contextualização de todo o conhecimento recebido através dos materiais didáticos e vídeo aulas para o campo de trabalho. Observar a atuação de vários docentes e permitir se descobrir como educador e criar por meio da síntese de tudo que foi apreendido o método próprio de docência.
De acordo com a Lei de Diretrizes da Educação Nacional nº 9.394, de 20/12/1996 a seção II, da Educação Infantil artigo 29º afirma que “A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.” Sendo o quesito idade modificado através da Lei nº13.306/2016 para até 5 (cinco) anos de idade. Para abranger todos esses aspectos da educação os alunos dessa faixa etária tem acesso a vários instrumentos de aprendizagem como jogos, ambiente lúdico e participativo, atividades que permitam familiarizarem-se com o próprio corpo e ambiente que vivem e desenvolvimento de habilidades linguísticas, é o primeiro contato com a Instituição Educativa, ali aprendem disciplina e a conviver com o diferente, exercem suas cidadanias e se percebem como indivíduos inseridos na sociedade. No que diz respeito aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Lei de Diretrizes da Educação Nacional nº 9.394, de 20/12/1996 na seção III, do Ensino Fundamental cita no artigo 32º como objetivos do Ensino Fundamental “o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, ” a Lei nº13.306/2016 também retifica o período do Ensino Fundamental, alterando de 8 para 9 anos. É perceptível que essa etapa será marcada pela inserção da razão às práticas educativas, fazendo que o conhecimento se torne mais pragmáticos e as habilidades intelectuais sejam desenvolvidas fortalecendo em paralelo a fortificação dos valores a o convívio social.
Durante os trabalhos de observação, participação e docência várias turmas foram visitadas do pré ao quarto ano e foi possível a apreensão de vários conteúdo, houveram momentos na sala de artes, laboratório de informática e na quadra esportiva com aula de educação física, bem como nas salas habituais nas atividades de rotina. Também foram aplicados 5 planos de aula que contemplaram habilidades matemáticas e linguísticas, ritmo, musicalidade e reconhecimento da cultura.
Esse relatório está subdividido em Introdução que tem como objetivo elucidar a as definições da educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como esclarecer o que as LDBs instituem ; o Desenvolvimento que relata a estrutura física estrutural, funcionários e gestão da instituição e ainda os processos de inclusão observados e vivenciados e como são realizadas as reuniões de Conselho de classe no estabelecimento estagiado. O Relato das experiências em sala de aula, aplicação do plano de aula e como os alunos responderam aos comando exercidos.
Por fim estão as considerações finais, onde constam o enriquecimento profissional e humano recebido após as experiências em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO
A seguir serão elencados os itens referente às etapas realizadas no Estágio Supervisionado, junto com a metodologia aplicada e observada no cotidiano de sala de aula bem como os referenciais teóricos para cada situação.
Também será mapeada a instituição escolar: salas, funcionários, turmas, organização interna com o intuito de aumentar a compreensão da “escola” sobre os aspectos físicos, administrativos, social e pedagógico.
...