TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ÊNFASE B – PSICOLOGIA E ATENÇÃO À SAÚDE

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ÊNFASE B – PSICOLOGIA E ATENÇÃO À SAÚDE

Aluno (a): Janice Luiza Silva dos Santos; Vantoilces Aparecida Machado da Silveira

Semestre: 10°

Local de estágio: Escola Estadual Padre Ernesto Barreto

Monitor (a) de estágio: Amanda Rondon

Data de entrega do Relatório: 19/03/2019

Nº:  1

Relato Descritivo

Nos apresentamos na instituição para discutir pontos e estabelecer a data que se realizará os encontros, que ficou determinado todas sextas feiras no período da tarde. Foi pautado, que hoje a Escola está apresentando diversas problemáticas, uma delas é o tema ao qual estipulamos no projeto, que são o bullying, alguns dos alunos apresentando bastante inibição, e teme de acabar ocorrendo algum problema de personalidade, acarretando algum tipo de distúrbio social, alguns alunos já apresentam algum tipo de agressividade. Nesse encontro também foi apresentado as formas, e quais salas poderão ser aplicados o projeto.

Percepção Janice

O Bullying hoje é um problema social, apresentado fortemente em forma de violências na escola seja de forma física ou verbal, essas violência atinge essas crianças e adolescentes, hoje em dia é noticiado muitos as transgressões ocorridas referente ao bullying. Para Toro et all (2010) Apud Spozito (2002) O processo de escolarização desempenha papel fundamental no processo de constituição do indivíduo. A escola parece portar funções variadas, entre elas: função social, ao compartilhar com a família a educação de crianças e jovens, função política, quando contribui na formação do cidadão, e função pedagógica, na medida em que é local privilegiado para transmissão e construção de conhecimento. A violência no âmbito escolar pode ser dividida em duas modalidades. A primeira se refere aos atos de vandalismo contra a escola, danificando o patrimônio escolar e os bens de funcionários. A segunda focaliza as agressões físicas e verbais entre os estudantes ou é direcionada aos professores e funcionários.

Percepção Vantoilces

Pode-se perceber que o bullying tem sido uma das grandes questões que vem trazendo grandes temores aos pais, professores, funcionários da Escola, e aos próprios alunos, como também atingir a estrutura física da instituição

Segundo Santos et all (2015) A violência escolar manifesta-se de diversas formas e afeta diretamente professores, funcionários, alunos e a comunidade ao redor da escola. É um tipo de violência que não se apresenta de forma independente ou isolada de outros contextos, sendo apenas uma das várias formas às quais uma pessoa pode ser exposta ao longo do se desenvolvimento. Há diversas variações dessas manifestações no contexto escolar: pode ocorrer como depredação do patrimônio, agressão por parte dos professores aos alunos e vice-versa, práticas institucionalizadas de violação de direitos (violência simbólica) e agressão entre pares (ou bullying). O bullying é definido como a violência que ocorre entre crianças e adolescentes, de forma intencional, repetitiva e sem motivação aparente, demarcada pelo desequilíbrio de poder entre agressor e vítima em alguma instância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com