RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Por: Pricilla Zambon Pratti • 22/8/2017 • Relatório de pesquisa • 7.546 Palavras (31 Páginas) • 245 Visualizações
[pic 1]
UNIUBE
UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
PRICILLA ZAMBON PRATTI
RA:1094314
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL –PARTE II
GESTÃO EDUCACIONAL
ETAPA V
NOVA VENÉCIA - ES
2016
UNIVERSIDADE DE UBERABA
PRICILLA ZAMBON PRATTI
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL –PARTE II
GESTÃO EDUCACIONAL
ETAPA V
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil – 2ª parte e gestão apresentado à Universidade de Uberaba, do curso à distância de Pedagogia, turma 7, Etapa V.
Tutor: Valéria Rodrigues de Souza Rossini.
NOVA VENÉCIA – ES
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 DESENVOLVIMENTO 05
2.1 O ESPAÇO DA SALA DE AULA 06
2.2 A VIVÊNCIA DA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E PROFESSORA (S) 07
2.3PLANEJANDO O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA 08
2.4 PENSANDO E AVALIANDO O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA 09
2.5 INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DAS DIVERSAS MODALIDADES DE GESTÃO ...... |
2.6 IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO GESTOR E SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES ...................................................................... |
2.7 OBSERVAÇÃO E ANÁLISE INSTITUCIONAIS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CAMPO ........................................................... |
2.8 ESTUDO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS ...................... |
2.9 ANÁLISE E APLICABILIDADE DO TRABALHO DO GESTOR SEGUNDO O ENFOQUE DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS Nº 1/2006 ........................................................................................................ |
3.0 PARTICIPAÇÃO DO ESTAGIÁRIO EM EVENTOS PEDAGÓGICOS, CIENTÍFICOS E CULTURAIS ....................................................................... |
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIAS 11
- ANEXOS.................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho com o tema “Educação Infantil” e “Gestão Educacional” relata o aprendizado obtido de acordo com as observações e estudos feitos no Centro Municipal de Educação Infantil “Vera Lúcia Galvão”, realizado durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório exigido pelo curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, etapa V.”, tendo por objetivo a observação e relatos das experiências alcançadas no contexto da educação infantil e da gestão escolar. Os conhecimentos adquiridos durante todo o período de estágio e a prática transformam a competência , mostrando e orientando como é o cotidiano de uma escola, suas vivências, seus problemas, o funcionamento dia a dia, os trabalhos desenvolvidos pelos professores, trazendo na prática uma visão ampla de forma concreta. Para um bom detalhamento ele está dividido em tópicos contendo: sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.
Na entidade, foram realizadas observações, anotações, conversas e estudo do Projeto Político Pedagógico com o intuito de obter conhecimento sobre os temas aqui expostos e, futuramente, tornar-me uma profissional com excelência na educação, com o objetivo de transformar vidas e construir cidadãos dignos de respeito e admiração.
Durante os dias de estudo realizados nesta escola, tive a oportunidade de participar da vivencia dos professores, conhecer melhor a vida estudantil das crianças e observar a gestão. Mas destes o que mais me chamou atenção foram as crianças, com seu jeito calmo e ao mesmo tempo agitado, independente e totalmente dependente, simples e sofisticado, um verdadeiro encanto com seu jeito mutante de ser.
Portanto vemos tambéma importância do estudo da gestão escolar. É preciso compreender que o papel de gestor não é apenas administrar, vai além, onde a liderança é primordial para que faça valer os princípios da democracia e da participação que alcançara com êxito o poder de decisão sobre as formas de organização promovendo a qualidade do ensino e um ambiente de trabalho democrático, enriquecedor e prazeroso .
Tendo elas como o futuro do mundo, sinto-me ainda mais responsável pela humanidade, pois a base é o professor que constrói, o que ela se tornará, dependerá de seu aprendizado de hoje. Sendo assim, sinto-me responsável pelo futuro e o que eu pude observar nesta instituição (tanto o certo quanto o errado), foi apenas um passo inicial para eu moldar a profissional que almejo ser.
O ESPAÇO DA SALA DE AULA
A disposição das salas de aula do CMEI “Vera Lúcia Galvão” induz as crianças a se sentarem em grupos de quatro alunos em mesas apropriadas ao seu tamanho, elas são distribuídas em duas fileiras onde facilita o convívio das crianças entre si.
A sala de aula é decorada com personagens de desenhos animados que conservam a inocência e a alegria de ser criança. Todas confeccionadas pela professora. Além destas figuras, este ambiente de aprendizagem possui ainda os trabalhos realizados pelas crianças onde é possível observar a individualidade e, principalmente, o desenvolvimento de cada uma.
Os brinquedos pedagógicos das salas de aula estão dispostos em prateleiras ao alcance das crianças e num grande balde plástico no chão e ao lado destas prateleiras, configurando um doce convite para exercer a atividade lúdica. Eles são industrializados e confeccionados pelos professores a partir da reciclagem, tanto os brinquedos quanto os jogos .
Independente da idade, o corpo fala! A professora revela expressões pela sua postura, como expressões faciais, formas de gesticular, de sentar e se dirigir ao aluno. Estas expressões revelam conseqüências de sua experiência com o conhecimento e com o exercício da docência. As expressões são: olhar que indica repreensão ou afirmação, movimentos com a cabeça, gesticulação com as mãos, por exemplo.
...