RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE ATIVIDADES
Por: Carla Medeiros • 21/7/2021 • Relatório de pesquisa • 2.958 Palavras (12 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1]
Estagiária: Carla Medeiros da Costa
Turma: Maternal 2B
Turno: Manhã
Professora: Elaine
Coordenadora Pedagógica: Patrícia Brito
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE ATIVIDADES
OUTUBRO
2018
[pic 2]
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO
2. PROPOSTA DA CONCEPÇÃO SÓCIO-CONSTRUTIVISTA
3. CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS EM SALA DE AULA
4. CRIANÇAS
5. RELAÇÃO COM O GRUPO DE TRABALHO
6. ROTINA ESCOLAR
7. REFERÊNCIAS
1 APRESENTAÇÃO
Este relatório tem por finalidade apresentar, na prática, o modelo construtivista utilizado pela escola e compreender o trabalho feito na educação infantil. O estágio foi realizado na Escola Encontro, a escola é privada, atende desde o berçário, a pré-escola e o ensino fundamental. Através do estágio será possível fazer observações no ambiente escolar das crianças, acompanhar as atividades escolares e fazer contribuições para melhor prática pedagógica na escola, como também tornar a aprendizagem da prática docente mais significativa para a profissão de professora. O referente estágio foi realizado no último mês nas datas 01/10/2018 a 01/11/2018.
2. PROPOSTA DA CONCEPÇÃO SÓCIO-CONSTRUTIVISTA
Inspirado nas ideias do psicólogo Jean Piaget, a abordagem construtivista defende que a construção e o desenvolvimento do conhecimento do indivíduo estão ligados por meio do pensamento e da prática. Neste contexto, o indivíduo passa a refletir sobre sua realidade e assim tem o poder de transformá-la. A educação tem um papel fundamental nesse processo não ficando limitada apenas a escola, como também, tem por finalidade o crescimento mútuo dos professores e alunos.
A Escola Encontro aborda essa concepção construtivista, onde o indivíduo é resultado de uma construção dos seus aspectos cognitivos quanto sociais. Portanto, o conhecimento é construído pelo próprio aluno. A escola é um ambiente de ensino onde o aluno tem uma integração com sua realidade, de forma que possa estimulá-lo e desafiá-lo constantemente. A abordagem construtivista se difere de uma escola tradicional a partir do momento que os conteúdos não devem estar centrados apenas no professor, mas que este seja o mediador onde o próprio aluno “constrói” seu conhecimento. Uma das características do modelo construtivista é a elaboração de projetos, onde a Escola Encontro prioriza o estímulo de talentos pessoais, as artes, a música, o contato com a natureza, o lado emocional dos alunos, a participação direta da família e a responsabilidade social.
A Escola Encontro é privada e foi criada há 35 anos. Apresenta diferentes formas de ensino desde o berçário ao ensino fundamental. A escola é integral e bilíngue que traz uma metodologia que o aluno aprende cercado de um mundo em outras línguas. Conceição, chamada de “tia Com” é a diretora responsável pela Escola Encontro. Presente em todos os momentos da escola, Conceição é bem presente e interage com todas as crianças, pais e funcionários, sabendo da importância do cuidado e respeito com o próximo.
3. CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS EM SALA DE AULA
Durante o período de estágio foi possível conhecer o cotidiano de um professor dentro de uma sala de aula na educação infantil. A sala de aula (turma do maternal 2B) possui estrutura adequada para o ensino infantil com 20 crianças de 2 a 3 anos de idade. As mesas e as cadeiras são adaptadas para as crianças, além de apresentar instrumentos de aprendizagem como brinquedos, tintas, cadernos para desenhos, tudo, voltado para que a criança se desenvolva em sua estrutura motora e cognitiva de forma livre e sob a mediação do professor.
Por meio da observação, criou-se em mim diferentes percepções da prática pedagógica. Auxiliar a professora Elaine é de grande importância, pois aprendo na prática, como atuar na intervenção em alguma situação com o aluno que não vai bem ao aprendizado ou quando está passando por alguma dificuldade familiar.
Com as crianças em sala de aula é notado suas expressões, as falas, o modo como chamam atenção, enfim, suas assimilações mesmo que de forma lúdica da realidade em que vivem. Por meio do plano de aula semanal elaborado pela professora Elaine, pude auxilia-la nas atividades diárias com as crianças como na contação de histórias, nas atividades dos projetos realizados em sala, na hora do lanche, no momento do parque entre outros momentos.
Participar desse estágio na educação infantil, com uma turma do maternal, se torna primordial na percepção da importância da atuação do professor em sala de aula, a partir disso, pude refletir e me aprofundar nas vivencias da prática pedagógica. Assim quando houver alguma intervenção em sala de aula, saberei ter o domínio sobre a turma e como orientar meus futuros alunos. Aliar a teoria com a prática na formação acadêmica da profissão, me trouxe experiência e torna meu conhecimento mais profundo sobre a pedagogia.
Estou sempre disposta a contribuir no que for necessário, sobre a mediação da professora Elaine junto com a coordenação para uma melhor atuação em sala na aprendizagem das crianças. Me proponho a entender a expectativa da família sobre a educação das crianças da minha sala e intermediar sempre que necessário, sob a orientação da professora, no processo de evolução da aprendizagem particular de cada aluno, com suas dificuldades.
4. CRIANÇAS
Nesta fase do desenvolvimento infantil da criança que tem entre 2 a 6 anos, segundo Jean Piaget (1967), o desenvolvimento cognitivo apresenta o pensamento chamado de pré-operatório, pois as crianças já apresentam a capacidade de reconhecer símbolos e objetos, mesmo não estando na presença deles. Nas atividades de equilíbrio já conseguem segurar um objeto enquanto caminham sobre uma corda, contudo, não se torna algo tão simples, deve haver um olhar cuidadoso dos professores, pois uma característica dessa fase é o egocentrismo, a divisão de brinquedos e objetos de aula se tornam exclusivo para a criança. A socialização é importante já que por meio da observação das crianças se torna modelo para elas.
...